005. Dicas sobre usos educacionais de blogs

No começo de 2005 traduzi um ótimo material da edublogueira Anne Davis. Trata-se de uma indicação sobre possibilidades educacionais de uso dos blogs. Ou, dito de outra forma, trata-se de um elenco de respostas para educadores que fazem a pergunta “blogar pra que?”. Como as idéias de Anne Davis continuam muito atuais, resolvi reproduzir o citado texto aqui. Segundo a autora, estas são as possiblidades de uso de blogs no campo da educação:

 

Você pode criar um diário eletrônico reflexivo para …
Refletir sobre suas próprias experiências docentes.
Ter um registro sobre experiências de capacitação docente.
Escrever a descrição de uma unidade específica de ensino.
Descrever o que funcionou para você na sala de aula, assim como o que não funcionou.
Fornecer alguma dica de ensino para outros docentes.
Escrever o que você aprendeu com outro professor.
Explicar os insights que você tem a partir do que acontece na sala de aula.
Compartilhar idéias de atividades de ensino ou jogos de linguagem para uso em sala de aula.
Fornecer dicas de “como fazer” no uso específico de tecnologias em sala de aula, descrevendo como você usou determinadas tecnologias em sua classe.
Explorar assuntos importantes sobre ensino e aprendizagem.
Você pode iniciar um blog da classe para …
Postar mensagens sobre informações úteis tais como calendário, agenda de eventos, tarefas de casa e etc.Postar tarefas baseadas na leitura de referências recomendadas, e solicitar aos alunos que respondam em seus próprios blogs, criando um tipo de portfólio de seus trabalhos.
Comunicar-se com pais se você está ensinando numa escola elementar.
Postar desafios para a escrita.
Fornecer exemplos de trabalho em sala de aula, de atividades de vocabulário, ou de jogos gramaticais.
Fornecer exercícios de leitura on line para que seus alunos leiam e “reajam”.
Reunir e organizar recursos da Internet para cursos específicos, fornecendo links para sites apropriados assim como informações sobre sua relevância.
Postar fotos e comentários sobre atividades em classe.
Convidar os alunos a comentarem ou postarem mensagens sobre determinados assuntos com o objetivo de lhes dar “voz” por meio da escrita.
Publicar bons exemplos de redações dos alunos.
Expor produtos de arte, poesia e histórias criativas dos alunos.
Criar um site de ensino dinâmico, postando não somente assuntos relacionados com atividades da classe, mas também atividades, tópicos de discussão, links com informação adicional, informação sobre tópicos que os alunos estão estudando, leituras para inspirar a aprendizagem.
Criar círculos de literatura.
Criar clubes do livro on line.
Fazer uso do comentário para que os alunos publiquem mensagens sobre tópicos utilizados no desenvolvimento de habilidades lingüísticas.
Solicitar aos alunos para eles criarem seus próprios blogs individuais do curso, onde postarão suas próprias idéias, reações e trabalhos escritos.
Postar tarefas para levar em frente aprendizagens baseadas em projetos.
Editar jornais de classe, usando artigos escritos por alunos, assim como fotos que eles possam ter produzido.
Linkar sua classe com outra classe em qualquer lugar do mundo.
Você pode encorajar seus alunos (seja em seu blog, seja por encorajamento via comentários nos blogs individuais deles) a publicarem…
Suas reações a questões intelectualmente instigantes.
Suas reações a fotos que você tenha postado.
Diários pessoais.
Resultados de investigações que eles tenham realizado sobre um tópico do programa.
Suas idéias e opiniões sobre tópicos discutidos em classe.

Você pode incentivar seus alunos a criarem blogs para…

Aprender sobre blogs.
Completar tarefas de redação.
Criar um portfólio sobre sua produção escrita.
Expressar suas opiniões a respeito de tópicos que estão estudando.
Escrever comentários, opiniões, ou questões sobre o noticiário dos jornais ou assuntos de interesse pessoal.
Discutir atividades e dizer o que pensam sobre elas (Você, professor, pode aprender muito com isso!).
Escrever sobre tópicos do programa de estudos, utilizando o novo vocabulário aprendido assim como novas expressões idiomáticas.
Mostrar suas melhores redações.
Você também pode solicitar à classe para criar um blog comunitário para…
Completar trabalho de projeto em pequenos grupos, designando para cada grupo uma tarefa diferente.
Expor produtos de aprendizagens baseadas em projeto.
Completar uma WebQuest.

Original: “Ways to use weblogs in education”, encontrado originariamente em http://anvil.gsu.edu/EduBlogInsights/2004/10/04. , site hoje desativado. Tradução e adaptação: Jarbas Novelino Barato, São Paulo, 2005)

Anúncios

134 Respostas to “005. Dicas sobre usos educacionais de blogs”

  1. Elisa Kerr Says:

    Jarbas,

    Estou tentando transformar o meu blog num ambiente de consulta técnica sobre encadernação( ainda não postei nada nesse sentido) dos projetos e da prática em sala de aula. Quanto a prática em aula encontro problemas, pois elas são postadas como material de consulta. O que tenho dificuldade é criar essa interação do ambiente físico do projeto de encadernação e o online, percebo uma resistência por parte desses alunos. Sei que eles lêem e buscam informação lá, mais não colocam suas dúvidas e curiosidades online. Deixam para fazer tudo em aula. Acho que ainda não encontrei o ponto de convergência entre eles e ambiente virtual.

  2. Sandra Says:

    Muito boa sua idéia de criar um blog com dicas de uso educacional.

  3. Katia Says:

    É muito instrutivo refletir sobre nossas experiências e capacitações. Compartilhar idéias e atividades que tivemos com sucesso, nos ajudam no crescimento profissional

  4. Maristela Aparecida Petters Says:

    Gostei de ler e entender melhor o que é blog, claro que não estou ex-pert no assunto, mas prometo inteiragir cada vez mais sobre blog, tenho grandes ansiedades de estar aprendendo cada vez mais sobre internet. Achei interessante, pois no blog podemos publicar vários trabalhos feitos pelos alunos e elestambém poderão participar colocando suas opiniões e discussões sobre os assuntos abordados.

  5. Eliane Corsete Says:

    É muito interessante a idéia de se criar um blog.
    Ao ler o texto algumas idéias, surgem em minha mente. Penso que é uma ótima ferramenta de trabalho.

  6. Sidnei de Moura Says:

    Acho interessante a criação de um blog, mas para o professor produzir um material de qualidade exige tempo .O aluno de uma escola pública não pode acessar a internet o tempo todo quando tem computador

  7. Dorotéia Says:

    Ter um blog é muito interessante. Visitar blogs é ainda melhor, pois nos enriquece. Com certeza, levarei para as aulas de informática de minha escola mais esta opção para enriquecer o trabalho.

  8. Magali Says:

    São maravilhosas suas dicas. Sempre que possível irei praticá-las, por enquanto, só através de visitas.

  9. Claudinete Says:

    Gostei muito de suas dicas e lendo tive algumas idéias. Acredito que o blog é uma boa opção para divulgar o trabalho pedagógico e enriquecer a prática.

  10. marlene Says:

    É mais um recurso tecnologico voltado ao ensino-aprendizagem e muito interessante.

  11. Rosimar Says:

    Bom dia!! Gostaria de parabenizá-los pelo belíssimo trabalho; referente aos blogs. Realmente a maioria fez uma coletânia de dados super importantes, até mesmo para contextualizar no cotidiano escolar. Gostei!! Abraço Rosimar

  12. Anabel Says:

    Parabéns, pelas suas idéias criativas de como criar um blog, pois neles podemos publicar todos os trabalhos feitos com os alunos e os mesmos poderão participar colocando suas idéias, opiniões e assuntos abordados em aula.

    • regis Says:

      Com a evoluçao da tecnologia podemos ver o desempenho de uma forma muito mais abrangente,de forma a contribuimos para a evoluçao do país como num todo.

  13. Virginia Says:

    A idéia de criar um blog é muito boa. é mais um recurso onde professor e alunos podem interagir e abordar assuntos de maior interesse a todos.

  14. Ferreira Says:

    Gostei, o blog é mais uma ferrameta tecnologica utilizada pelo educador para fins de troca de ideias e interatividade e um excelente espaço para compatilhar o nosso conhecimento no campo do ensino aprendizagem.

  15. Sueli Says:

    Muito interessante, sempre que for possível estarei consultando e levarei em conta as suas dicas que me pareceram muito legais.

  16. Moysés Marchi Says:

    Achei uma ótima forma de trocar experiências vivenciadas no cotidiano escolar, sendo que o professor aprende novas técnicas que possam auxiliar no seu êxito com os alunos, usando uma ferramenta prática e que pode ser muito eficiente.

  17. Márcia Says:

    Para quem é iniciante são dicas essenciais. É sempre bom ter materiais assim com vocabulário de fácil acesso para poder aprender como manusear esta ferramenta tão importante na atualidade.

  18. Raquel Says:

    Devo confessar que adoro internet de um modo geral, porém a possibilidade que os BLOG’s proporcionam é muito interessante! Gera troca, temos como saber a reação dos visitantes, colaboradores em geral, todos que visitam um blog e deixam comentários acabam por se tornarem autores dele também.
    Por isso que, sempre que posso colaborar com alguém… me faço presente!

  19. Tatiana S.Scopel Says:

    Olá, realmente o Blog, é uma ferramenta maravilhosa, que possibilita um “desabafo”, um diálogo, uma prosa…enfim, maravilhoso recurso didático…Tatiana

  20. Rosiméri Says:

    É maravilhoso ver que alguns professores já utilizam os blogs para publicar, informar, comentar… trabalhos realizados em sala de aulas, nos mais variados temas.
    Rosiméri

  21. Kamille Says:

    Achei a idéia de um blog muito interessante tanto para o professor como para o alunos, podendo interagir com um grande publico.

  22. Angela Says:

    É impressionante como amplia o campo de atuação c/ essas ferramentas, são inúmeras as atividades q podemos desenvolver através dos blogs além das novidades q podemos consultar a todo momento.

  23. Lucia Says:

    O blog proporciona uma grande interação no processo de ensino aprendizagem além de ser algo futurista e que agrada muito ao público, principalmente o aluno.

  24. Ana Paula Bauer Domingos Says:

    Realmente as possibilidades do uso de blogs para nós professores é imensa…cada vez mais acredito que a internet e seus recursos auxiliam o professor no processo ensino aprendizagem e o mais importante que o blog permite a interação com as pessoas.

  25. Cleonice Says:

    Jarbas

    Adorei ler as suas dicas sobre blogs. Penso que todas as ferramentas para incrementar as nossas aulas são válidas. Mas no caso do blog acontece uma troca professor aluno ou professor com outros profissionais. O que é muito interessante.
    Cleonice

  26. Patrícia Says:

    Uma ótima idéia trabalhar com os blogs, podemos aplicar vários assuntos!!!
    abraços…
    Patrícia Corrêa

  27. Roseli da Silva Says:

    Adorei a riqueza de possibilidades de se trabalhar com os blogs na educacão. Claro!!!, vou precisar trabalhar muito para conseguir um otimo ambiente como o que esta sendo proposto. Mas… vamos la.. e mão na massa, ops! ao teclado…rs
    Abracos….
    Roseli

  28. Mauricio Says:

    Acho que através dessa ferramenta a troca de experiências torna-se mais ascessivel e estimulante falar sobre algum assunto de forma mais expontânea e sem formalidades.

  29. Viviane Says:

    Olá. Muito legal seu Blog, vai me ajudar muito no curso sobre Internet Pedagógica que estamos fazendo aqui em Joinville/SC. Obrigada pela dicas.

  30. Andreia Hoepers Ponick Says:

    Realmente o blog é uma ferramenta que facilitará a interação de professor x aluno, escola x comunidade. Será dinâmico, interativo, atual e prazeroso. Bom que tenho a oportunidade, agora, de conhecer melhor este ambiente!

  31. Andréia Cruz Says:

    Trabalhar através do Blog é poder expandir a criatividade e poder verificar que as ferramentas se tornam ricas e eficazes e que tudo pode contribuir para adquirir o conhecimento.

  32. Ana Cláudia Says:

    Adorei sua dica de interagir em sala de aula com mais esta ferramenta da web.

  33. Sandra Says:

    É muito bom quando várias pessoas tem idéias diferentes de como ajudar, partilhar o que sabe com os outros.
    Parabéns a todos(as) que tem essa iniciativa.

  34. Eva Says:

    Acho que é uma ferramenta interessante, que promove uma interação entre os participantes.

  35. Bernadete Says:

    Boa noite Prof. Jarbas!
    Adorei as cinco dicas sobre uso educacionais de blogs.
    Li e gostei, pois consegui entender melhor o que é blog.
    Pretendo me aprofundar mais no assunto.

  36. silvana says: Says:

    olá,muito bom o assunto blog, pois esta relacionado ao dia-a-dia de sala de aula. Um abraço silvana.

  37. Mari Cirpiano Says:

    Quando iniciei a leitura do seu blog, já me imaginei criando e publicando muitas ideias, compartilhando meus projetos e ainda interagindo com meus alunos. Parabens

  38. Sandra M. B. Oliveira Says:

    Eu também tenho um blog,fiz quando participei de um curso da sociesc.Desde então , publico alguns assuntos pedagógicos. Mas a idéia de usar o blog, para enriquecer os trabalhos desenvolvidos em sala é um recurso maravilhoso.
    Ainda tenho dificuldades para trabalhar com os recursos da internet, mas com ajuda desses cursos, estou evoluindo.
    PARABÉNS PROF. JARBAS!

  39. Maria Cristina Says:

    Eu pensava que um blog era somente uma forma de pessoas escreverem sobre as suas vidas diariamente. Sabe revista de fofoca? Porém percebi quantas possibilidades educacionais de uso de um blog podemos encontrar de forma criativa, divertida e transparente. Gostei.
    Abraços
    Cris

  40. Luci Aparecida Says:

    Foi muito interessante explorar o blog, ele tem uma capacidade incrivel de interação, com muitos temas e ideias, incriveis, parabens pelo blog.

  41. Ellen Dutra Says:

    Gostei muito destas dicas e estou até motivada a criar um blog na minha área: música.
    Abraço,
    Ellen

  42. Daiane Conink Says:

    As dicas são muito interessante, principalmente para quem não conhece muito sobre o assunto como eu. Consegui entender a função do blog e como transformar em um instrumento na area educacional. Vou procurar entender ainda mais sobbre o assunto e quem sabe criar meu blog.
    Abraços.

  43. Maria Terezinha Says:

    Oi, pessoal, achei muito interessante usar o blog como ferramenta na escola. Não sei se em escolas públicas onde poucos alunos têm internet em casa, dará certo. Mas seria legal postar as melhores redações para os colegas lerem.

  44. Edinéia Says:

    Nunca procurei esclarecer detalhes sobre o funcionamento de um blog, com as dicas sugeridas, é uma excelente ferramenta de trabalho para os professores, uma forma de obter à atenção dos alunos sobre o que se programa.
    Abraços.
    Edinéia

  45. Patricia Müller Sousa Says:

    Nossa, estou admirada com as possibilidades de aprendizagem que o funcionamento de um blog pode fornecer!!!As dicas apresentadas neste blog são ótimas sem falar no esclarecimento sobre por que blogar?Um abração!Patricia

  46. Sandra B. de Oliveira Says:

    Estou gostando muito das informações que estou recebendo sobre blogs,no começo achei que era muito difícil,mas agora estou muito entusiasmada para elaborar um blog e trocar idéias com outras professoras.

  47. Geisa Says:

    Sempre achei muito interessante a idéia de se construir um blog com os alunos, desde que com objetivos claros e uma boa fundamentacào. Suas dicas me fizeram refletir e encontrar caminhos para melhorar o trabalho que já venho realizando com meus alunos.

  48. Elaiar Fernandes Says:

    Estou conhecendo agora o fascinante mundo dos blogs. Estou achando a idéia de se ter esse canal aberto com alunos e outros colegas extremamente interessante.

  49. Eugenia Says:

    OI Jarbas,

    gostei das dicas, pois para mim essa coisa de blog é nova e eu não tinha a menor idéia de como funcionava, agora estou começando a entender e a gostar.

  50. Verginia Mendes Says:

    Adorei sua idéia, mas no meu ver ainda acho inviável para muitos professores que não estão adaptados e informatizados…
    O que muitas vezes ainda são submetidos aos 45 minutos de salas.
    mas com certeza visitarei alguns e me manterei informada.

  51. Clea Eleide Corrêa de Souza Says:

    Legal as dicas profº Jarbas, principalmente para mim, que sou leiga em assuntos relacionados a internet, dessa forma fica mais fácil compreender a importância do blog.

  52. jarbas Says:

    Alô pessoal que anda lendo dicas sobre uso educacionais de blogs numa tradução que fiz de trabalho da excelente Anne Davis,

    Gostaria de dar uma resposta pessoal para cada uma das mensagens que vocês enviaram. Mas não posso fazer isso agora. Deixo apenas um registro de agradecimento pelas visitas ao Boteco Escola. E aproveito a oportunidade para uma pergunta. Parece que vocês são professores em Joiville, SC. É sso mesmo? Se possível, gostaria de saber mais detalhes sobre o curso que vocês andam fazendo. Abração para todos vocês,
    Jarbas

  53. Mirian da Rocha Silveira Says:

    Embora não tenha muito dominio sobre o assunto, acho que a criação de blogs na área da educação é uma nova tendência para troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos. Achei super legal as dicas sobre a criação de blogs. Abraço
    Mirian!

  54. Magalí Says:

    Estou adorando a experiência de publicarmos atividades num blog. Tudo isso é muito novo e meus aluninhos tem poucas oportunidades de acesso a internet, mas já estamos avançando.
    Neste curso da Sociesc, em Joinville, estamos aprendendo sobre sites de busca, blogs, e-mail, netiqueta, listas de discussão, … e interagindo em blogs educacionais.

    Parabéns pelo blog. Aqui muitas idéias surgiram, e vou colocá-las em prática.

  55. ieda Says:

    Foi muito interessante ter acesso ao seu blog.Suas dicas são maravilhosas. Estou com muita vontade de criar um blog. Parabéns!

  56. Eliane Candido Says:

    Estou adorando conhecer esse mundo dos Blogs e para que podem ser úteis. Sempre ouvia minha filha falando sobre isso e pensava que era “coisa de adolescente”. Agora vejo que posso atingir meus alunos com algo que eles mais adoram, que é estar na internet, mas aprendendo tb.

  57. Irce Sacardo Says:

    As dicas são muito boas. Com certeza a criação de um blog pode aumentar a interação entre alunos e professores, mas como ainda me considero uma iniciante em assuntos da Internet pode ser complicado manter um blog. Volto a repetir que são uma ferramenta muito útil para enriquecer as relações professor- alunos e melhorar a participação e aprendizagem em sala de aula.

  58. Dilmar Says:

    A busca pelo conhecimento é uma coisa fantástica!Quanto mais achamos que sabemos alguma coisa nos deparamos com novos ensinamentos e percebemos que realmente ” O que sei é que nada sei!”. Obrigado pelas dicas!Abraço!

  59. Maica Says:

    Gostei muito das dicas sobre o uso de blogs educacionais.
    Já passei por uma esperiência com Blog em um curso que fiz a distância. Nele publicávamos as tarefas do mesmo. Mas quando o curso acabou fiquei um pouco frustrada porque ninguém mais o visitava. Assim, ele foi abadonado. Nunca mais publiquei nada.
    Agora comecei a refletir sobre como ele é interessante para registrar minhas experiências, trocar idéias e de repente incentivar outros colegas de trabalho a fazer o mesmo. Assim trocaríamos muitas experiências a
    aprenderíamos uns com os outros.

  60. Roseli Says:

    Conheci várias informações acerca do assunto no blog. O interessante do blog é que podemos publicar nosso comentário acerca do assunto e isso ajuda muito no desenvolvimento da produção textual dos alunos.

  61. Juliane Says:

    Este blog com dicas é muito interessante. Estou gostando de ver os blogs…

  62. Caroline L. Guedes Says:

    Olá Prof. Jarbas, esta “chuva” de comentários são mesmo de professores da rede municipal de Joinville-SC. Sou uma das tutoras do curso, que acontece a distância. Os professores estão estudando sobre O uso pedagógico da Internet, aprendendo a navegar pelos sites de busca, salvar/abrir arquivos, enviar e-mail, participar de uma lista de discussão e também estão visitando e analisando blogs para construir e utilizar seu próprio blog com os alunos. Uma das tarefas é ler este texto da Anne Davis que o senhor traduziu e deixar um comentário, para que aprendam a publicar comentários nos blogs que visitam. As idéias deste texto estão ajudando os professores a pensarem sobre a criação de seu próprio blog. Há várias sugestões, o que está possibilitando a cada professor linkar com sua área de atuação e organizar o blog pensando na participação dos alunos.
    Abraços,
    Caroline

  63. Adriana Says:

    Adorei conhecer as dicas sobre blogs. Tudo o que pode aproximar mais as crianças da tecnologia, principalmente da informática pode e deve ser usado em sala de aula como uma ferramenta de aprendizagem.

  64. jarbas Says:

    Alô, Caroline,

    É um prazer ser de alguma ajuda para projetos de uso de TIC’s em educação, particularmente blogs, aí na rede de Joinville. Sinto-me um parceiro dos educadores do sistema público de ensino dessa importante cidade catarinenese desde um curso ( à distância) que coordenei na Escola do Futuro da USP e do qual participaram três educadoras aí da terra – a Mônica Meslin foi uma delas. Com o tempo, vou comentar alguns dos comentários que me foram enviados e/ou enviar sugestões para educadores ou educadoras que entraram no Boteco Escola.
    Seria legal que numa outra ocasião a gente pudesse trabalhar cooperativamente num evento sobre WebGincanas – a Carla da Secretaria de Educação de Campinas também poderia entrar na dança. Considerem a sugestão. Fico às ordens. Abraço grande,

    Jarbas

  65. claudia P.P.Guimarães Says:

    Gostei muito dica dos blogs. pois nos permite a aprender mais sobre esse universo virtual que é uma ferramenta ótima para a educação.Abraços

  66. Alice Sitta Pereira Says:

    Gostei muito das dicas, pois estou interessada em trabalhar com os alunos utilizando essa ferramenta.Acredito que vou poder utilizar com maior segurança agora.
    Abraços Alice

  67. Francine Says:

    Olá Prof. Jarbas
    Achei muito legal e interessante as informações a respeito do blog.
    É muito interessante para o processo ensino-aprendizagem…

  68. Elenir Says:

    Olá Jarbas,

    Parabéns pelo seu blog. Gostei muito das dicas, são claras, objetivas e nos fazem ter vontade de tb utilizar esta ferramenta.

  69. dilma Says:

    Amei a idéia de se criar um blog para os alunos ou para qualquer outra pessoa. Através dele podemos nos comunicar melhor e interagir para uma melhor aprendizagem.

  70. Morgana Schifter Franke Says:

    Gostei muito da idéia, é interessante como os meios podem ser utilizados de maneiras diferentes do que de costume. Isto ajudará a aprendizagem e interatividade dentro da informática.

  71. Valéria Flora Diniz Pereira Says:

    O Blog é uma ferramenta tecnológica tremendamente possibilitadora de novos olhares e competencias, parabéns por sua matéria.
    Valéria

  72. carolina Says:

    Obrigado pelas dicas! É incrível, as inúmeras possibilidades que um blog trás para a melhora da educação; com a ligação: educação e internet. Estou encorajada a construir um blog ou mais blogs para minhas futuras turmas, e iniciar esse processo de interação.

  73. Regina L. da Maia Says:

    Interessante, porém como ainda me sinto insegura em relação a blog’s acho um pouco complicado pretendo me aprofundar mais para num futuro proximo poder utilizá-lo com mais segurança. Acredito que desperta o interesse e assim sendo melhora o ensino-apredizagem.

  74. Luciana Cabral Says:

    O trabalho com blogs pode enriquecer muito a prática pedagógica. Tendo acesso a blogs como esse, que tratam da utilização educacional dos blogs aumentamos nosso conhecimento acerca do tema, o que nos permite melhorar nossas idéias e fazer bom uso da ferramenta em nossa prática diária.

  75. Nina Says:

    É sempre bom e produtivo ter acesso à assuntos interessantes, como a educação na internet, ao acesso fácil e rápido de todos!

  76. Deisemara Says:

    Achei muito legal essa idéia do blog para trabalhar e discutir alguns assuntos com os alunos…muito interessante, mais uma maneira de se trabalhar na sala informatizada com os alunos…

  77. Mara Rosana Ristow Says:

    Durante a leitura percebi a riqueza deste meio de comunicação entre professores x professores – professores x alunos e alunos x alunos. Interagir com os trabalhos de outros e avaliar as experiências torna – se muito bom para que acessa ao blog.

  78. Jamile Says:

    Achei muito interessante este blog do Jarbas bem como a utilidade que se pode fazer de um blog. Faz com que uma discussão de algum artigo em que as pessoas se encontram fisicamente longe uma das outras parecer que estão num ambiente único, pois pode se criar, publicar artigos com muita facilidade e rapidez. Com certeza na educação os blogs podem ajudar muito.

  79. Sirlene Prestini Says:

    No início não vi como um blog poderia me ajudar ensinar matemática, minha área de atuação, mas após ler “dicas sobre usos educacionais de blogs” e outros textos sobre o assunto muitas possibilidades surgiram em minha mente.E sempre muito bom encontrar pessoas que nos apresentem novas perspectivas.

  80. Mirian Voss Says:

    Lendo este texto, o que mais me chamou a atenção, foi saber que posso usar o blog como uma forma de registro das atividades que deram certo e daquelas que não deram certo, o que funcionou e o que não funcionou. Também como um lugar onde posso dar dicas para outros docentes, assim como posso trocar experiências.

  81. Roseli Bohn Andriolli Says:

    Suas dicas possibilitam clareza na utilidade do uso de blogs no processo ensino aprendizagem.Com certeza trata-se de uma ótima fesrramenta de trabalho na área educacional. Gostei!

  82. Eliel Nereu Says:

    Achei “legal” suas idéias de criar um blog, pois nele podemos publicar nossos trabalhos e dos alunos e assuntos de intersses de todos.

  83. Sandra Helena Camilo Bado da Cruz Says:

    Saudações Professor Jarbas!

    O Blog é uma ferramenta eficaz e produtiva. Além de permitir a interação com os leitores divulga nosso trabalho permitindo assim crescimento profissional e pessoal tanto ao autor como ao leitor. Incrivel! Abraço!
    Sandra Helena

  84. Sidnei Says:

    Achei muito interessante a idéia de se construir um blog com os alunos, quando temos objetivos e estamos preocupados com a construção do conhecimento e nosso crescimento pessoal torna-se de grande importância todos os recursos que nos são apresentados.
    Parabéns seu blog é muito interessante

  85. Gládis Says:

    Olá Prof. Jarbas,

    Sou uma das tutoras do curso EAD Internet Pedagógica I e estou bastante feliz ao ler os comentários dos professores após a leitura do texto. Foi muito esclarecedor para eles e agora, ao terminarmos o curso, todos já estão com seus primeiros blogs criados e cheios de idéias para colocar em prática.Sou uma apaixonada pelos blogs e venho descobrindo suas inúmeras possibilidades desde 2005, quando criei o primeiro blog de nossa escola. Participei do Concurso EducaRede – Internet e inovação pedagógica e tive a felicidade de ter meu blog premiado com o primeiro lugar na categoria Uso da Internet no Ensino Fundamental. Agora, na fase internacional, estamos desenvolvendo um blog colaborativo com uma escola colombiana. Será um prazer receber sua visita lá no Palavra Aberta.

    Grande abraço
    Prof. Gládis

  86. jarbas Says:

    Cara Gladis,
    Bom saber que as muitas visitas e comentários neste post são em grande parte frutos de uma iniciativa sua. Gostaria de conhecer alguns dos blogs que o pessoal elaborou e vem tocando pra frente.
    Acompanho seu trabalho há bastante tempo e admiro suas muitas inicativas evangelizadoras no campo de usos do blog para fins educacionais. Vou certamente visitar o seu mais refente espaço e entrar em alguma conversa que por lá esteja rolando. Aguarde…
    Faz mês e pouco que me encontrei com um “menino” que coordena um grupo de teatro aí de Joinville (o grupo se apresentou na abertura e encerramento da Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional). Ele teceu rasgados elogios a seu trabalho. Apoiei e disse que já conhecia parte de suas façanhas. E a conversa me deu uma grande vontade de aparecer um dia pelos lados de Joinville e poder encontrá-la ao vivo. Quem sabe um dia desses desembarco por aí. Abraço grande, Jarbas.

  87. Gládis Leal dos Santos Says:

    Olá Prof.

    Cá estou novamente, li emocionada seu comentário acima. Será um prazer receber sua visita lá no blog, o assunto da vez é Tribos Urbanas. Publiquei um vídeo sobre o tema, os alunos opinam no sistema de comentários e depois produzem textos que são pubicados no blog para leitura e comentários de outros alunos.
    O post mais recente fala sobre o blog colaborativo com a Colômbia que trata das TICs na educação. Todo o processo está registrado num outro blog Diário de Bordo. Gostaria de uma avaliação sua, se possível.

    Grande abraço
    Gládis

  88. Ana Cristina Says:

    Achei muito legal e oportuno utilizar blog como recurso para enriquecer as aulas. Ele abre um leque de ampliação e construção de conhecimentos. Entretanto ainda me sinto insegura sobre como fazer para a concretização deste instrumento

  89. Antonia Says:

    Achei Interesante essas dicas e oportuno, pois, sou multiplicadora do PROINFO NTE-MA, ler sobre BLOGs me auxilia muito no meu trabalho. Suas referências sobre está nova ferramente é apropriada para os educadores.

  90. Helena Maria Pereira Says:

    O uso pedagógico do blog precisa tornar-se uma realidade pois é uma ferramenta que se adapta a qualquer disciplina, nível educacional e metodologia docente. Estas são características que favorecem seu aproveitamento em processos de ensino-aprendizagem e vão ao encontro das necessidades educativas, da sociedade e da informação.

  91. Doralice Araújo Says:

    Oi, Jarbas: ótimo texto para puxar conversa com novos leitores, aspirantes ao ofício de blogar por prazer; um abraço.

  92. Wilson Pimenta Says:

    Muito boa as dicas.
    Muito obrigado!
    Parabéns!

  93. Rita de Cassia Says:

    Sou aluna do Curso de Pós-Graduação sobre Midias na Educação com a Universidade Federal do Rio Grande-RS e o assunto Blog tem estado presente nos nossos debates e estudos. Percebemos o grande número de blogs criados com o intuito de fazer nosso dia-a-dia em sala de aula mais produtivo. Já constatei que é um grande canal de comunicação entre educadores e alunos.

  94. zete Says:

    O blog é um grande espaço de comunicação tecnológico, nele se pode manifestar nossas opniões, deixar mensagens e interagir nas opniões dos demais seguidores.
    Acredito que o blog é uma ferramenta indicada para se trabalhar com os alunos, em planejamento , indicado para qualquer disciplina. Além de ser uma espaço fantastico de manifestações e troca de saberes.

  95. Cláudia Says:

    Oi, Jarbas!!

    Sou professora universitária e gostei muito deste trecho, escolhido por vc, para ilustrar o uso de blogs. Trabalho com o AVEA Moodle (em uma das instituições), e gosto muito dos seus recursos, ele é muito parecido com um blog, mas ainda tenho problemas para conseguir participação mais efetiva dos jovens-adultos. Um colega meu tentou uma experiência com grupos, mas os alunos só entram se for obrigação. Como mudar essa realidade??

    Um abração,

    • jarbas Says:

      Oi, Claudia,

      Não tenho uma resposta clara e defintiva para sua pergunta. Ensaio aqui dois palpites.

      Palpite 1.

      Uso de recursos depende de necessidade. Simples disponibilidade não gera uso. Essa observação vale, por exemplo, para bibliotecas. Estudei numa universidade gringa com excelente biblioteca. Esta, muitas vezes, ficava às moscas. Apesar da riqueza de recursos, o local só tinha alta frequencia quando surgiam necessidades efetivas de uso de referências para trabalhos de pesquisa.

      Em outras palavras, a biblioteca só era procurada quando professores propunham desafios que exigiam usos de recursos bibliográficos. Essa minha arenga sobre bibliotecas vale para quaisquer outros recursos: portais na internet, ferramentas tipo Black Board, revistas eletrônicas, etc.

      2. Atração da fonte

      Blogs ou quaisquer outros recursos informativo são procurados se atrairem leitores. A atração de leitores tem a ver com assuntos, mas tem muito a ver com linguagem. Se o blog não “conversar” com seus leitores logo será esquecido.

      Sei que meus palpites não ajudam muito. Espero, porém, que eles ajudem num começo de conversa em busca de solução para o problema apresentado.

      Abraço,

      Jarbas

  96. ROSA COSTA Says:

    Interessante as idéias

  97. Ricardo André Says:

    Muito bacana criar um blog para interação professor/acadêmicos.

  98. Jairo e José Zaguini Says:

    É um avanço considerável o apoio mediado pela tecnologia da informação.
    Não é uma onda mas uma tendência que está se consolidando como rede de relacionamento no apoio ao trabalho em sala de aula.
    Muitos alunos de hoje são “digitais” e a sua assimilação via web é uma ferramenta imprescindível.

  99. Ana Cristina Bornhausen Cardoso Says:

    Muito interessante a construção de blogs como ferramenta motivadora no sistema de ensino. Essa ferramenta permite uma interação maior com os alunos.

  100. Lúcia e Patrícia Says:

    O texto é muito interessante e certamente o blog é uma ferramenta facilitadora para o trabalho docente. Além de nos tornar mais atentos ao mundo virtual nos aproxima dos alunos de forma dinâmica.

    Abraços,
    Lúcia e Patrícia

  101. Marlon Wiezbicki Says:

    Tudo tem que ser feito com muito cuidado, é um espaço muito bom mas temos que instruir aos alunos usarem como uma ferramenta para aprimorar seus conhecimento e disseminá-los

  102. Marisa Says:

    Muito interessante o seu blog. Realmente faz a gente pensar em várias formas de interagir com os alunos através dessa ferramenta.

  103. Alcides Cabral Says:

    Dicas muito pertinentes no auxilio para criar um Blog, no caso de professor criar um para refletir sobre suas experiências docentes, postar mensagens sobre informações úteis, postar vídeos, fotos e infográficos, facilitando assim para o aluno acompanhar as aulas mesmo que tenham faltado a aula

  104. Ilário Rossi Says:

    O uso do blog, poderá se tornar uma nova ferramenta de contato com os alunos, durante às 24 h do dia. Com ele poder-se-á postar Conteúdos relevantes da Disciplina, complementares às aulas. Poder-se-á, tb. indicar sites para pesquisas, relacionados com as próximas aulas a serem ministradas. O blog, poderá levar o aluno a ser mais reflexivo, haja vista, à possibilidade de se manifestar abertamente sobre determinado Tema, se tiver dificuldade de falar em sala de aula. Nessa perspectiva, será levado a exercitar tb. a redação, além de trocar idéias sobre o tema com os demais colegas. O blog poderá levar o aluno a interagir em tempo real com o professor, tirar dúvidas de aulas passadas, tarefas a serem entregues, em fim, acompanhar e cumprir a agenda escolar solicitada pelo professor.

  105. Blogs: estudos e análises « Boteco Escola Says:

    […] Dicas sobre usos educacionais de blogs […]

  106. Marcos Says:

    Gostaria de saber como realizar um equilíbrio entre o blog de uma disciplina de uma instituição de ensino superior cujos alunos pagam mensalidade para adquirir conhecimento e o fator de conhecimento público que o blog representa.

    • jarbas Says:

      Marcos,

      Não tenho nenhuma fórmula para resolver a questão que você coloca. Se entendi bem, você vê contradição entre blogs publicados por professores universitários e o ensino pago. Não consegui entender bem tal contradição. Se você puder explicar mais o problema, talvez eu possa opinar com mais clareza e segurança. Abraço, Jarbas.

  107. Celina de Assis Says:

    Tenho dito que toda e qualquer metodologia que possa aproximar o ser da aprendizagem desde fica de bom tamanho

  108. Celina de Assis Says:

    Tenho dito que toda e qualquer metodologia que possa aproximar o individuo da aprendizagem e se for de uma forma interativa como ocorre nos blogs, há de se considerar.

  109. Poker Gratis Says:

    hello intrigante página , gostei mesmo muito, acho que poderiamos fcar blog palls 🙂 lol!
    Tirando as piadas sou o Nuno, e à semelhança de ti publico webpages se bem que o tema principal da minha página é bastante diferente do teu….
    Eu estudo sites de poker que falam de poker gratis sem arriscares o teu cash……
    Apreciei bastante aquilo vi escrito nesta 2a visita
    Virei aqui mais vezes
    Ps:Peço desculpa pelo meu portugues ruim

  110. Aula 1 – Possibilidades Pedagógicas dos Blogues | Blogue para Professores Says:

    […] Dicas sobre o uso educacional de blogues. […]

  111. Referências e Outras Leituras | Blogue para Professores Says:

    […] Dicas sobre o uso educacional de Blogues – Mais um excelente texto (tradução) que dá dicas e sugestões de uso dos […]

  112. Andrea Barreto Says:

    Muito legal ! Não conhecia mas acabei chegando aqui via o Blog da Fernanda ” Usando Mídias ..”. Tenho um Blog de Ciências desde 2006 e tenho tanto a falar: Blogs são uma ponte entre a gente e o aluno. Blogs tornam as nossas salas de aula maiores, transportam pelas paredes. Blogs aproximam pessoas, trocamos ideias e nos fortalecemos. Blogs tornam nosso dia a dia mais coloridos e mais fácies ! Blogs são tudo de bom.

    O Dica de Ciências me mostrou que eu posso dividir o que sei, as pessoas gostam do que eu falo e somam muito. Sempre achei que o que fazia podia ficar dentro de sala de aula, o Blog mudou isso !

    Parabéns e espero que a gente troque figurinhas.

  113. Maria Aparecida de Almeida Says:

    Estou aprendendo fazer blog e tenho certeza que a sua experiência irá me ajudar muito.

  114. Professores blogueiros; conheça-os! | Na Mira do Leitor Says:

    […] >BOTECO ESCOLA ” Dicas sobre usos educacionais de blogs- No começo de 2005 traduzi um ótimo material da edublogueira Anne Davis. Trata-se de uma indicação sobre possibilidades educacionais de uso dos blogs. Ou, dito de outra forma, trata-se de um elenco de respostas para educadores que fazem a pergunta “blogar pra que?”. Como as idéias de Anne Davis continuam muito atuais, resolvi reproduzir o citado texto aqui. Segundo a autora, estas são as possiblidades de uso de blogs no campo da educação:” […]

  115. Internet colaborativa; interaja e participe! | Na Mira do Leitor Says:

    […] >Dicas sobre usos educacionais em blogs, sob o comando do professor Jarbas Novelino. […]

  116. Professores blogueiros; conheça-os! - Na Mira do Leitor Says:

    […] >BOTECO ESCOLA ” Dicas sobre usos educacionais de blogs- No começo de 2005 traduzi um ótimo material da edublogueira Anne Davis. Trata-se de uma indicação sobre possibilidades educacionais de uso dos blogs. Ou, dito de outra forma, trata-se de um elenco de respostas para educadores que fazem a pergunta “blogar pra que?”. Como as idéias de Anne Davis continuam muito atuais, resolvi reproduzir o citado texto aqui. Segundo a autora, estas são as possiblidades de uso de blogs no campo da educação:” […]

  117. Internet colaborativa; interaja e participe! - Na Mira do Leitor Says:

    […] >Dicas sobre usos educacionais em blogs, sob o comando do professor Jarbas Novelino. […]

  118. João Águila Says:

    muito bom seu blog parabens

  119. Dicas sobre usos educacionais de blogs : Blog Onhas Says:

    […] Originalmente publicado no Blog Boteco Escola […]

  120. Rosangela Mota Says:

    A utilização do Blog como ferramenta de aprendizagem faz-se necessário no processo de ensino-aprendizagem. Os alunos curtem muito a utilização de toda a estrutura técnológica. Cabe a nós professores nos adaptarmos às novas tecnologias como nova metodologia de aprendizagem.

  121. Alunas Uniesp Says:

    […] https://jarbas.wordpress.com/5-dicas-sobre-usos-educacionais-de-blogs/ […]

  122. Como usar um blog na educação | Alunas Uniesp Says:

    […] https://jarbas.wordpress.com/5-dicas-sobre-usos-educacionais-de-blogs/ […]

  123. dayane Says:

    gostei

  124. Jeannie Fontes Says:

    Obrigada por compartilhar material tão útil e diverso. Creio que com a flexibilização das redes sociais, tais práticas possam ser desenvolvidas também em grupos dentro delas, como o facebook. Eu já desenvolvo algumas das atividades propostas com meus alunos em grupos por essa rede. 🙂

  125. Dicas sobre usos educacionais de blogs | NLfematematics Says:

    […] FONTE : “https://jarbas.wordpress.com/5-dicas-sobre-usos-educacionais-de-blogs/” […]

  126. oneida Says:

    Minha dúvida é a seguinte:mesmo no blog posso criar grupos distintos onde o conteúdo seja visto somente pelos elementos do grupo ?

  127. Dilma Resende Says:

    Super curti sua ideia. Precisamos urgentemente difundir essas ideias boas pois as pessoas querem ler entretenimento e nao bons conteúdos.
    Bom dia.
    Tenho um Blog que fala sobre Recursos Tecnológicos para Educação à Distância e como a Educação está interligada em nossas vidas.
    Gostaria de trocar banner no Blog com que estiver interessado ok?
    Blog: http://www.blogead.com.br
    Face: https://www.facebook.com/eadconteudo
    Contato: dilmaresende@blogead.com.br

    Bjinhos

  128. Ivana Raliene Says:

    Estou inciando uma Turma de IED e tenho certeza que as dicas postadas aqui serão significativas para o sucesso do curso.

  129. Uso de blogs em sala de aula – Blog de metodô Says:

    […]  Nesse link são apresentadas cinco dicas para o uso do blog: https://jarbas.wordpress.com/5-dicas-sobre-usos-educacionais-de-blogs/ […]

  130. tic's pedagógicos Says:

    muito bom. acredito que a internet vai dar um “Boom” na educação!
    http://ticsdapedagogia.blogspot.com/p/ideias-para-aulas-diferenciada.html

  131. Telma Gleide Says:

    Olá
    Sou educadora, vivo lendo e pesquisando outras formas de motivar docentes e discentes (trabalho com formação de professores (.
    Passei aqui, gostei, parabéns! !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: