013. Processo em WebQuest

Segue aqui uma sugestão de como organizar o Processo numa WebQuest. Eu disse sugestão… Críticas e colaborações para a melhoria do material serão muito bem vindas.

Como elaborar o Processo numa WebQuest

O Processo é definição de um “modo de fazer”. É uma receita. Educadores mais exigentes gostariam de uma explicação menos curta e grossa. Não decepcionemos tais educadores. O Processo é definição de um caminho que proporcione a um grupo de trabalho indicações úteis para que este construa o conhecimento necessário para a boa execução da Tarefa. Ou seja, o Processo é uma sugestão de método de estudo.

Roteiros de estudo não são muito comuns em educação. Por isso, elaborar o Processo numa WebQuest não costuma ser atividade confortável. Para muitos de nós, a redação desse componente da WQ é primeira experiência no campo da metodologia de estudo.

Já faz algum tempo que o componente Recurso foi integrado ao Processo. Isso faz sentido. Em qualquer trabalho a indicação de uso de uma ferramenta (recurso) deve acontecer no momento em que esta (a ferramenta) for necessária.

Esta introdução já foi longe demais. O que queremos aqui é saber ”como” desenvolver o Processo. Também queremos uma receita.

Antes de começar a organizar o Processo de sua WebQuest, chequem as seguintes coisas:

· Definição das áreas de saber necessárias ao desenvolvimento da tarefa. Isso pode ser feito por meio das seguintes questões: Já temos uma boa idéia do que nossos alunos deverão estudar para dar conta do recado? Sabemos, de modo geral, quais os conteúdos que precisam ser dominados para que a Tarefa seja feita de modo satisfatório?

· Levantamento de fontes on line e off line que serão utilizadas por nossos alunos como recursos. É bom seleciona pelo menos umas trinta fontes. Numa WebQuest são utilizadas pelo menos umas doze fontes com recursos de estudo para os alunos.

  1. Se vocês tiverem clareza suficiente quanto a áreas de estudo reunido número representativo de recursos, sigam em frente.
  2. Comecem a redação do primeiro passo do Processo. No geral o primeiro passo é uma instrução para que os alunos organizem um grupo de trabalho de acordo com a proposta do autor da WebQuest.
  3. No segundo passo do Processo, indiquem quais são as áreas de saber que os alunos deverão estudar. É prática comum mostrar áreas de saber por meio de papéis que os alunos poderão exercer. Mas atenção: os papéis em WebQuests não são uma sugestão de dramatização, eles são indicação de uma profissão construída a partir do domínio de determinados saberes.
  4. Sugiram aos alunos uma rápida conversa para que eles escolham áreas de saber ou papéis que comporão as obrigações individuais de estudo de cada membro do grupo.
  5. Indiquem, se for o caso, um ou mais recursos que deverão ser estudados por todos os componentes do grupo para que a equipe parta de um conhecimento comum sobre o assunto.
  6. Se necessário, instruam o grupo sobre como estudar o material indicado. [instrução sobre como estudar deve ser fornecida sempre que o autor prevê alguma dificuldade de interpretação ou de entendimento do material]
  7. Elaborem instruções específicas para cada área de saber ou papel. As instruções específicas para cada área de saber ou papel deverão incluir tantos passos quanto forem necessários para que cada aluno tenha uma idéia bem clara do que fazer. Importante: é nas instruções, para cada área de saber ou papel, que as fontes (recursos) de individual deverão se indicadas.
  8. Elaborem instruções sobre como compartilhar os resultados dos estudos individuais.
  9. Indiquem como o grupo deverá elaborar a Tarefa integrando os saberes estudados.

A receita aqui apresentada é genérica. Se necessários, mais passos poderão ser acrescentados ao Processo. Lembrem-se de que as instruções precisam ser escritas em linguagem clara e direta. Lembrem-se também de que é preciso ter sempre em mente quem é o aluno com o qual estamos conversando. Isso nos ajudará a pensar em:

    • Linguagem a ser utilizada.
    • Dificuldades de entendimento que precisam ser superadas.

Uma dica: usem sempre o imperativo nas instruções. Esse modo verbal sugere sempre o que fazer, e o Processo tem tudo a ver com isso. Nesse componente da WQ indicamos as ações que os alunos deverão desencadear para aprenderem o conteúdo necessário e transformarem tal conteúdo numa obra da qual se sentirão orgulhosos.

Sugestão: para ver um Processo bem estruturado, examinem a WebQuest Tuskeege Tragedy, de Tom March. Uma tradução dessa ótima WQ pode ser vista se vocês clicaram aqui.

Jarbas Novelino Barato, 02/09/2008

4 Respostas to “013. Processo em WebQuest”

  1. Processo em WebQuest « Boteco Escola Says:

    […] No momento estou revendo a questão do Processo. E, numa tentativa de fornecer para meus alunos um roteiro de ajuda, elaborei um pequeno texto: Como elaborar o Processo em WebQuests. Talvez ele não tenha ainda a clareza necessária. Espero, porém, que o dito cujo dê alguma luz para quem está criando sua primeira WQ. Para conhecimento de meus alunos e para matarcuriosidade de prováveis leitores deste blog, publiquei o texto em questão aqui na seção páginas deste Boteco. Para ver o tal, basta clicar aqui. […]

  2. iraci bueno claro Says:

    agora está mais claro, de como começcar a elaborar o processo da webquest. Vamos em frente.

    Obrigada

    Iraci

  3. Mayara Santos 1APGN Says:

    Com a leitura desse texto ficou muito mais claro para nós como funciona uma webquest. Agora Mãos a obra, pois afinal não temos muito tempo para entregar nosso relatório.

  4. Rosilangela 1apgn Says:

    lendo o artigo pude observar que
    WebQuest ela exige do aluno uma pesquisa mais aprofundada do tema abordado,ela tem mais informacoes e fontes de pesquisa .
    Ela ajudar desenvolver o lado pesquisador, reflexivo do aluno.por isso sua introduçao deve ser escrita de forma simples e clara. com o objetivo de fazer com que o leitor fique curioso se interese pelo tema proposto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: