074. Ética em Mini WG

etica na escola

 

INTRODUÇÃO

Este é um exercício para que a gente possa, com a ajuda da internet, explorar alguns assuntos relacionados com ética e moral. E a ideia é mesmo de exploração, não de aprofundamento. O que se quer é um começo de conversa que possa criar interesses sobre ética na vida e na escola.

O que vamos fazer chama-se webgincana e é um jogo que associa a ideia de gincana com a de buscas de informação na internet. O ideal seria editar a webgincana em site próprio, mas ela fica bem aqui nessa página.

Antes de começarem o trabalho, leiam este material até o fim. Não é preciso seguir a ordem das questões propostas; o grupo pode começar por onde quiser.

DESAFIO

Instruções

  • Formem uma equipe de cinco pessoas.
  • Escolham um nome de guerra para o time e comuniquem tal nome para o coordenador da atividade.
  • Escolham um líder. Atenção: apenas o líder pode comunicar respostas para o coordenador .
  • O grupo que chegar primeiro a uma resposta, ganha bônus de 10 pontos.
  • As respostas deverão ser escritas numa folha de post-it, acompanhadas pelo número da questão, número de pontos e nome do site onde foi encontrada.
  • As respostas obtidas deverão ser afixadas sob o nome de guerra da equipe.

aula-2

 

PERGUNTAS, ATIVIDADES, MISSÕES

  1. Completem o que segue, de acordo com o que diz Kierkegaard em poema sobre o outro:

“…porque devo compreender que ajudar …”  (10 pontos)

Missão: para o final de nosso encontro, prepararem uma apresentação pública e criativa do poema de Kierkegaard, na forma de um jogral ou de qualquer outro meio que envolva todos os componentes do grupo. (40 pontos)

  1. O psicólogo Lawrence Kholberg sugere que o desenvolvimento moral acontece em seis fases sucessivas. Que valores são importantes no estágio mais avançado (o sexto) da escala sugerida por ele? (10 pontos)
  2. A ideia universal da ética é conhecida como regra de ouro. Um dos autores que selecionamos comenta essa regra e exemplifica como ela aparece em várias épocas e partes do mundo. Escolham e copiem num papel as três versões que acharem mais interessantes. (15 pontos)

Atividade: tragam até a sala pessoa que conhece a regra de ouro da ética e peçam para ela enunciar tal regra para conhecimento do coordenador dessa oficina. (20 pontos)

  1. Quem é o autor de Ética a Nicômaco? (2 pontos)
  2. Encontrem uma charge que retrate ética e avaliação da aprendizagem. Copiem à mão livre e fixem na parede a charge escolhida pelo grupo. (20 pontos)
  3. Encontrem o artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos que trata da educação. (8 pontos)

Atividade: desenvolvam um Powerpoint com pelo menos três imagens que ilustrem           o artigo da Declaração dos Direitos Humanos sobre Educação. (20 pontos)

  1. Que nome tem o animal (um cetáceo) que é personagem importante de um dos romances do maior escritor alagoano. (5 pontos)

Atividade: encontrem pessoa (pode ser por celular) que seja capaz de fornecer pelo     menos três informações sobre o escritor alagoano que aparece nesta questão. (10 pontos)

  1. Manuel Bandeira, o grande poeta pernambucano, escreveu poema curto sobre o animal homem numa situação degradante. Descubram o poema e escolham um de vocês para dizê-lo publicamente. (10 pontos)
  2. Descubram a máxima que decorre do imperativo categórico segundo um grande filósofo alemão e escrevam-na num papel que será fixado na parede. (10 pontos)
  3. Em que unidade da federação querem fazer voltar o ensino de educação moral e cívica?  (5 pontos)
  4. Bônus : descubram no blog Boteco Escola mais três textos além dos que foram indicados para respostas a esta webgincana. (20 pontos). Providência como essa fará com que os alunos desenvolvam senso ético ou moral?

Apprenticeship

RECURSOS

Seguem links para fontes onde vocês poderão encontrar respostas para todasa as perguntas do Desafio.

Nem todas as informações estão nos sites acima indicados. Para obtê-las vocês podem também pesquisar no Google.

CONCLUSÃO

Nessa atividade apenas exploramos algumas informações relacionadas com ética. Foi um bom começo. O próximo passo é aprofundar o estudo para ter mais elementos para conversas sobre ética e docência.

vidas secas

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: