Memorial técnico sobre WebGincana

Roteiro para elaboração de  memorial técnico sobre WebGincanas

Tecnologia Educacional

Jarbas Novelino Barato

USJT cursos de Pedagogia e Licenciatura

WebGincana é um produto de tecnologia educacional. É uma estrutura de organização da informação que tem por finalidade propor usos sistemáticos da Internet em contextos educacionais. Cada WebGincana, implícita ou explicitamente, supõe diversas decisões em termos de planejamento pedagógico. Quem vê um produto pronto não consegue perceber todos os aspectos que subsidiaram o planejamento. Por essa razão, bons produtos de tecnologia educacional costumam vir acompanhados por uma “documentação”. E o principal item de uma boa documentação em TE é um memorial técnico do produto. Neste subsídio proponho as linhas gerais de como documentar a produção de uma WebGincana por meio de um memorial técnico.

Os itens que deverão integrar o memorial são os seguintes:

  1. Identificação
  1. Introdução
  2. Internet e Educação
  3. Educação e Sociedade da Informação
  4. Tipos de Conhecimento e Metodologia de Ensino
  5. O Modelo WebGincana
  6. Descrição do produto criado pelo grupo
  7. Informação sobre o processo de produção da WG
  8. Relatório de aplicação
  9. Sugestão de plano de uso
  10. Conclusão
  11. Referências
  12. Anexos

Examinemos, caso a caso, cada um dos componentes do memorial.

Identificação

Trata-se aqui da folha de rosto (capa do trabalho) que deverá trazer o título do trabalho: Memorial de Produção e Aplicação da WebGincana x (x = nome da WebGincana). Após o título, indicação dos autores, cujos nomes completos deverão estar acompanhados dos respectivos RA’s, (Em caso de grupos mistos – licencitura/pedagogia – indicar após cada nome o curso de origem).  Ao pé da página, identificação da turma, curso, nome da universidade e data.

Introdução

Esta parte do trabalho deverá indicar a finalidade educacional da WebGincana criada pelo grupo. Para tanto espera-se um texto explicativo curto de mais ou menos meia página.

Internet e educação

Nesta seção, os autores deverão apresentar um apanhado geral da relação entre a Internet e Educação em nosso tempo, destacando, por exemplo, a importância de se usar a nova tecnologia nas escolas, comentando o papel da internet como mídia de comunicação, mostrando os impactos do novo meio como veículo informativo, etc. É bom basear as afirmações desta parte com o apoio de alguma bibliografia. Espera-se aqui a produção de um comentário de pelo menos uma ou duas páginas de texto.

Educação e sociedade da informação

A Internet é uma conseqüência de uma Sociedade que produz cada vez mais informações. Há muitas mudanças por causa disso. Nesta seção, espera-se que os autores do relatório mostrem tal problema e sinalizem possíveis caminhos a serem seguidos pelas escolas. Sugere-se leitura do texto Internet e Educação nas Sociedades da Informação e da Imagem . Espera-se aqui a produção de um comentário de pelo menos de duas ou três páginas.

Tipos de conhecimento e metodologia de ensino

Organizar informações para favorecer a aprendizagem supõe decisões metodológicas vinculadas ao conhecimento. Ou seja, a escolha de métodos é uma função do tipo de saber que o educador pretende que os educandos construam. Por essa razão, cabem aqui considerações sobre o tipo (ou tipos) de conhecimento que se casa bem com o modelo WebGincana. Isso, entre outras coisas, deve deixar claros os limites e possibilidades pedagógicas do modelo e, mais particularmente, do produto apresentado,

O modelo WebGincana

Nesta parte do trabalho, os autores deverão apresentar uma descrição resumida (uma página) do que é uma WebGincana.

Justificativa do projeto

Em mais ou menos uma página de texto, o grupo deverá descrever  o tema escolhido e explicar porque o escolheu como objeto de uma WebGincana. É bom também comentar nesta parte se a WebGincana produzida é uni ou multidisciplinar.

Descrição do produto criado pelo grupo

Apresentem nesta parte uma descrição resumida da WebGincna criada por vocês.

Informação sobre o processo de criação

Descrevam em uma página como foi que o grupo produziu a WG, mostrando como se deu o processo e quais foram as responsabilidades de cada membro da equipe.

Relatório de aplicação

Nesta seção, vocês deverão narrar os principais aspectos da aplicação do trabalho. É bom lembrar que a WebGincana deverá ser aplicada para um grupo de pelo menos cinco alunos. As condições de aplicação dependerão de possibilidades: 1. numa escola, em articulação com professor ou orientador que aceite ceder espaço para a experimentação; 2.  em laboratório da USJT, com alunos voluntários que aceitem participar de uma experiência; 3. num telecentro, com alunos voluntários; 4. numa lan house, também com alunos voluntários.

A narrativa da aplicação deverá incluir pelo menos os seguintes itens:

  • Local da experimentação, tipo de computadores e de conexão.
  • Alunos participantes, com detalhes sobre escolaridade,  idade, origem sócio-econômica, gênero, tipo de escola que freqüentam (pública ou particular).
  • Dinâmica da aplicação. Como vocês apresentaram a WebGincana. Que providências vocês tomaram para que os alunos ficassem à vontade e entrassem no “espírito” da WG etc.
  • Duração da experiência.
  • Resultados da aplicação. Até onde os alunos chegaram. Clima da aplicação.
  • Avaliação dos alunos. O que acharam? Gostaram? Não gostaram? Alguma dificuldade. Etc. É conveniente preparar um instrumento de avaliação no qual os alunos possam dar sua opinião sobre a experiência e a WebGincana.  Se possível, alguns alunos deverão ser entrevistados.
  • Avaliação dos experimentadores.  O que deu certo. O que deu errado.  Qualidade dos resultados alcançados. Etc.

Sugestão de uso

Nesta parte o grupo deverá dialogar com educadores que poderão utilizar o produto, mostrando quais os cuidados que um professor deve tomar para aplicar a WebGincana em análise. Pensem em oferecer dicas para os educadores quanto a: preparação prévia dos alunos para a atividade, organização do tempo, avaliação, integração com outras disciplinas quando for o caso, etc.

Conclusões

Apresentem aqui suas considerações sobre o que se aprendeu quanto a usos da Internet em educação, como utilizar computadores para fins de ensino, estruturação de informações por parte do professor para que os alunos possam melhor aproveitar os recursos existentes no ciberespaço, produção e uso de WebGincanas. Comentem também como se saiu a WebGincna que vocês produziram: Motivadora? Fácil? Difícil?  Dinâmica? Profunda? Superficial? Antenada? Chata? Agradável? Etc. Finalizem o tópico avaliando a utilidade do trabalho em termos de aprendizagem sobre tecnologia educacional na prática.

Referências

Listem aqui, no formato recomendado pela ABNT, bibliografia e fontes da Web utilizadas por vocês na preparação do trabalho e na elaboração do relatório

Anexos

Listem e adicionem ao trabalho anexos relevantes para a compreensão do memorial. Necessariamente, vocês deverão anexar uma cópia em papel da WebGincana utilizada. Se vocês criaram material de avaliação da aplicação, coloquem cópia do mesmo como anexo. Vocês podem anexar também as produções dos alunos (desenhos, textos, poemas etc.)

Observações finais. Apresentem trabalho bem digitado e limpo, com boa correção de português. Não copiem nada de livros, de artigos ou da Internet; quando for o caso citem de acordo com as normas da ABNT. Cópia comprovada resultará em devolução do trabalho para a devida mudança.

Anúncios

5 Respostas to “Memorial técnico sobre WebGincana”

  1. fernandabaratabigatan Says:

    Só tenho a agradecer pelo belo e educativo texto. É a primeira vez que tenho oportunidade de entrar neste blog. Estou em busca de mais conhecimento. Hoje tive a oportunidade de ter atenção especial do meu professor de Tenologias e Politicas. Acabo de ganhar uma novo momento em minha vida. Obrigado. Vivendo e aprendendo.

    Diva Barbosa Nunes
    e-mail- nunes.diva@terra.com.br

  2. Fêêêh Says:

    Muito explicativo..ajudou muito Professor!!!

    Valeu!!!

    BeijO

  3. Maria Cristina Says:

    Olá estava passeando pelos sites e lembrei do Boteco Escola, sou sua ex-aluna, recorda-se? Bom fico muito contente pela bela explicação e já salvei para uso pessoal.
    Tenho saudades das aulas no laboratório de informática da USJT(2005 a 2008 curso de pedagogia).
    Valeu professor.
    Beijos.

  4. Gledison Rocha Says:

    Oi Professor Jarbas!
    Bastante interessante a Web Gincana; acabei de ler o Saberes em Jogo, mas porque no item Promova uma Web Gincana o quarto e quinto passo são “construindo a WebGincana?”.
    Vlw,
    Gledison

  5. Rosa Franca Leone Simoni Says:

    Professor!
    Estava pesquisando material relacionado a Memorial Educativo como instrumento de reflexão e avaliação da formação em Pedagogia. Encontrei seu blog e salvei para poder utilizá-lo como mais um recurso facilitador de sua implantação.
    Agradeço a contribuição
    Rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: