Adeus, blogs!

Por volta de 2002, blogs eram um febre. Milhares de diários eletrônicos eram criados diariamente. E na maior parte dos blogs havia fartura de comentários dos leitores. Na blogolândia havia intensa troca de ideias. Isso durou alguns anos. Depois os blogs foram perdendo empuxo. Por volta de 2010 tiveram um momento de estabilidade. Depois, foram descendo a ladeira. Hoje (2022), são quase que um relíquia na internet. Alguns sobrevivem valentemente. A maioria ficou pelo caminho. Já ali por 2015 falava-se em cemitério de blogs. Será que já é hora de dizer adeus a eles?

Muitos blogs morrem e desaparecem completamente do espaço web. Outros ainda estão no ar, mas pararam no tempo. É possível lê-los, mas nada neles tem atualidade. São apenas registros históricos de uma era. Como disse, alguns resistem valentemente e ainda publicam posts com relativa frequência. Mas, a maioria dos navegantes da internet já deram a eles um adeus definitivo. Raros são os blogs de hoje em dia que registram comentários de leitores. Deixaram de ser lidos.

Faz tempo que planejo eliminar os blogs defuntos da relação de links aqui no Boteco Escola. Mas, por motivos diversos, vou deixando isso para depois. Provavelmente nunca vou eliminar os blogs com os quais mantive bastante intercâmbio no passado. Na minha relação de links, classifiquei as indicações em diversas categorias. Uma delas é a dos DESTAQUES. Ontem conferi todos eles, ainda com a intenção de apagar os que não mais publicam nos anos recentes. Eles são vinte e sete. Conferi como estão hoje. Vejam os resultados:

  • Apenas sete continuam a publicar posts em 2022.
  • Dois deles estão fora do ar.
  • A grande maioria cessou atividade por volta de 2015
  • Quatro deles, infelizmente, eram publicados por amigos que não estão mais conosco.

Depois de conferir como estão os blogs na minha galeria de DESTAQUES, resolvi nada apagar. Blogs de amigos que faleceram são um lembrança que quero guardar. Blogs que foram apagados ainda merecem a referência de autoria. E a maioria que ficou pelo caminho tem registros que ainda vale ler eventualmente.

Vou, oportunamente, conferir outras relações de links do Boteco. Eu ainda não disse adeus aos blogs.

Uma resposta to “Adeus, blogs!”

  1. Sérgio Lima Says:

    Para o bem ou para o mal o texto está sendo trocado por vídeos curtos 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: