078. WG aprendizagem

wg logoEste é um rascunho para uma WG sobre Aprendizagem, pensada como atividade em didática, para alunos de cursos de formação de professores em EPT.

Justificativa

Para este exercício, convém apresentar uma justificativa a fim de que os demais parceiros, neste experimento de desenvolvimento de WG no ensino remoto, tenham uma ideia da proposta.

Em educação profissional, a Aprendizagem (o sistema de formação que associa vinculação a um posto de trabalho com educação formal naquilo que os alemães chamam de sistema dual) é o primo pobre da educação profissional. Mas, a modalidade concretiza um princípio muito caro aos educadores depois da Escola Nova: aprender fazendo (cabe reparar que a ideia do aprender fazendo em Dewey foi influenciada por informações que o o grande educador americano tinha sobre a aprendizagem de ofícios).

Parece que é preciso recuperar a importância pedagógica do aprender fazendo nas corporações de ofício para dinamizar o sistema de Aprendizagem em instituições de educação profissional. Esta WebGincana procura dar um ponta pé inicial em tal direção e poderia integrar conteúdos de didática na formação de professores em EPT.

Observação

No texto, vou apresentar diversas notas entre colchetes ( [ ] ). Elas serão eliminadas da versão final, pois vou utiliza-las apenas para registrar algumas decisões que foram tomadas no processo de elaborar esta WG. É preciso lembrar que faço aqui um ensaio. Se realmente eu estivesse coordenando um programa de didática em curso de formação de professores de EPT, provavelmente o material não fosse exatamente este.

 

EDUCAÇÃO PELO TRABALHO: UMA WEBGINCANA SOBRE APRENDIZAGEM

 

prendiz

Mestre e aprendiz num programa de formação de aprendizes em marcenaria.

 

INTRODUÇÃO

Provavelmente vocês já devem ter ouvido falar em jovens aprendizes. E o que ouviram estava associado a programas sociais que têm por objetivo apoiar jovens trabalhadores mais pobres a ingressar no mercado de trabalho. Essa é uma função da Aprendizagem, sobretudo no Brasil. Mas, há outro aspecto da Aprendizagem que vale a pena conhecer, o de alternativa de educação profissional que associa trabalho com educação formal e escolas ou centros de formação profissional. É essa alternativa que vamos examinar em nosso curso. E para começar o assunto, vamos levantar, nesta WebGincana, algumas informações sobre aprendizagem no Brasil e em outros países.

 

DESAFIO

Primeira questão. Descubram quantos aprendizes havia no Brasil em 2019, e na Alemanha em 2017. Com os números encontrados, mostrem o percetual de aprendizes na força de trabalho de ambos os países. (20 pontos).

[Na maior parte das questões, em vez de relacionar recursos no formato de url’s para que os alunos os acessassem, resolvi utilizar links que direcional o leitor para fontes de informação que deverão merecer leitura rápida para obter resposta solicitada]

[Nesta primeira questão, dados sobre força no trabalho podem ser obtidos facilmente via Google. Por isso não sugeri link, supondo que os alunos utilizarão o famoso buscador para obterem a informação]

XXX

Atenção: Nas duas próximas questões, utilizem o Catálogo de Cursos do Sheffield College para encontrar as informações solicitadas.

sheffield

Campus City do Sheffield College

Segunda questão. Informem quantos dias por semana o estudante do curso de Aprendizagem em Educação Infantil (Child Care Apprendiceship level 2), do Sheffield College, estará no posto de trabalho e no college. (5 pontos)

Missão. Depois que vocês encontrarem resposta para a questão, façam entrevista, de três minutos, sobre formação docente, com professor ou professora de alguma faculdade de educação de universidade federal. Na conversa, obtenham opinião do docente que vocês escolheram sobre possibilidade de introduzir no Brasil formação de professores em cursos de aprendizagem; e se tal possibilidade for aceita, verifiquem com o entrevistado em que nível de ensino ela ocorreria. Perguntem também qual seria, por semana, a relação ideal de tempo entre aprendizagem no campo de trabalho/ e aulas na instituição de ensino. A entrevista deverá ser gravada num podcast e publicado em local acessível para seus colegas e professores. (50 pontos)

Terceira questão. Citem pelo menos três cursos superiores para os quais um estudante do Sheffield College poderá se encaminhar após concluir Aprendizagem como Técnico em Enfermagem Veterinária (Veterinary Nursing Apprenticeship Level 3). (10 pontos).

XXX

Quarta questão.  Que nível de Aprendizagem abrange curso de bacharelado e de pós-graduação no Reino Unido? (10 pontos).

Utilize o Manual de Aprendizagem do Sheffield College para buscar a resposta aqui solicitada.

Quinta questão. Em Las Propiedades Mágicas del Taller, Liv Mjelde aborda vários aspectos da Aprendizagem em seu país, a Noruega. Relacionem, a partir de leitura do parágrafo “El sistema de aprendices” dessa obra, página 95, condições que as empresas devem respeitar para contratar aprendizes. (20 pontos)

Atividade. Liv Mjelde valoriza muito o aprender em oficinas. E esses são locais muito diferentes das salas de aula. Para mostrar isso, organizem, no powerpoint, uma sequência de cinco imagens, mostrando aprendizes em oficinas. Publiquem na internet, devidamente identificado, o trabalho de vocês. (40 pontos)

Sexta questão. Qual o nível de ensino em programa de Aprendizagem na África do Sul? (10 pontos)

Sétima questão. O número de aprendizes numa empresa é calculado a partir de uma referência. Descubram que referência é essa (percentual sobre X) no artigo que segue: http://www.editorajc.com.br/contratos-de-aprendizagem-e-a-polemica-cbo/ . (10 pontos)

Oitava questão. A Aprendizagem era um sistema formativo das corporações de ofício. Há um belo livro sobre corporações de ofício, formação de artesãos, aprendizagem, escrito por um autor italiano e publicado em tradução no Brasil. Descubram nome do livro e do autor. (15 pontos).

Missão. O livro cujo título vocês descobriam é apresentado por Dermeval Saviani. Foi ele que sugeriu tradução à editora. Gravem um depoimento  (de dois minutos) do Saviani dizendo porque ele sugeriu que o livro fosse publicado no Brasil. (50 pontos).

XXXX

Atenção. Respostas para a próximas questão podem ser encontradas no vídeo que segue

 

Nona Questão. Encontrem no vídeo as seguintes informações:

  • percentual de tempo empresa/centro de formação profissional no sistema dual alemão.
  • número de profissões podem ser aprendidas sistema dual alemão.
  • percentual de aprendizes que permanecem na empresa em que se formaram.
  • número de empresas que participam da educação dual na Alemanha.

(60 pontos)

Missão (extra). Obtenham junto a um consulado alemão as seguintes informações sobre o sistema dual alemão:

  • estrangeiros podem-se candidatar a formação na Alemanha pelo sistema dual?
  • quantos anos dura a formações no sistema dual?
  • adultos também podem participar do sistema dual ou ele aceita apenas jovens?
  • a Alemanha coopera com alguma organização no Brasil para implantar aqui o sistema dual?

Décima questão. Quem é o pai do autor de música que exalta “beleza de ser um eterno aprendiz” que vocês podem ver no vídeo a seguir? (05 pontos)

 

Atividade. Aprendam e ensaiem a música do Gonzaguinha para cantá-la  (em grupo) no show final dessa WebGincana. Sejam criativos. (55 pontos)

XXXXXXX

Recursos para análise no desenvolvimento desta WG

Sistema dual alemão:

 

Aprendizagem na África do Sul:

https://www.careersportal.co.za/apprenticeships-2020/apprenticeships-101-what-is-an-apprenticeship

Livro apresentado pelo Saviani:

saviani

https://www.shopfacil.com.br/livro—nostalgia-do-mestre-artesao—antonio-s–rugiu-2255630/p

 

 

Aprendizagem no Brasil:

https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/aprendizagem-e-subutilizada-no-brasil-afirmam-especialistas

Aspectos legais

Contratos de aprendizagem e a polêmica CBO

 

Aprendizagem na Alemanha:

https://www.apprenticeship-toolbox.eu/germany/apprenticeship-system-in-germany/143-apprenticeship-system-in-germany

Aprendizagem em Enfermagem veterinária:

https://www.sheffcol.ac.uk/course/search/?main_framework=Animal+Care&m_products_s=Apprenticeships&main_product=Apprenticeships

 

Eterno aprendiz do Gonzaguinha

 

Vídeo sobre o Sheffield College:

 

O que ainda falta: explicações sobre como proceder no Desafio, explicação sobre pontuação (não necessariamente avaliação), texto da Conclusão, organização da seção Recursos (se necessário).

Nota final: o que escrevi até agora é apenas um rascunho. Talvez, na finalização desta WG, eu faça algumas mudanças

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


%d blogueiros gostam disto: