029. Roteiro WebQuest – Educadores

Segue aqui roteiro para elaboração de relatório sobre o projeto WebQuest. Esta versão está voltada para os grupos que escolheram apresentar o trabalho para avaliação de educadores.

Roteiro para relatório sobre projeto WebQuest

Versão Avaliação de Educadores – 2009/USJT

  1. Comuniquem o endereço (URL) da WebQuest de vocês na Internet para jarbas@sdsualumni.org até o dia 10 de novembro.
  1. A WebQuest elaborada pela equipe deverá ser  avaliada por três educadores com experiência em didática, tecnologia educacional e/ou  conteúdo apresentado. A escolha dos três educadores poderá ser bastante flexível. Vocês podem escolher, entre outros, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores orientadores de informática educacional (POIE’s), professores universitários de didática ou tecnologia educacional, professores da matéria ou matérias da WebQuest a ser analisada, professores que utilizam internet em seu trabalho (mesmo que não sejam da área de conteúdo da WQ) etc. Não podem, porém, escolher professores da Universidade São Judas.
  1. A duração mínima de entrevistas (total das três entrevistas) com os educadores escolhidos deverá perfazer pelo menos umas três hora de contato pessoal. Se possível, a entrevista deverá ser gravada em áudio.
  1. Junto com o relatório final, cada equipe deverá entregar-me uma auto-avaliação (escala de zero a 10), apontando consensualmente a nota de cada um, considerada dedicação individual, contribuição para o trabalho e participação em todo o processo.
  1. Data de entrega: o relatório de avaliação de educadores deverá ser-me entregue até o final da segunda semana de novembro de 2009.

Indicações sobre itens do relatório

A capa d relatório deverá identificar título do trabalho (título da WebQuest, acompanhado pelo subtítulo “avaliação de proposta de uso da internet em educação”); nomes e RA’s dos autores; nome da disciplina; nome do professor; nome do  curso; nome da universidade e ano de realização.

  1. INTRODUÇÃO

Nesta parte do trabalho convém oferecer uma visão geral do uso das novas tecnologias da informação e comunicação em educação .  O grupo deverá mostrar que o uso da Internet em educação, apesar de todo entusiasmo que aparece em reportagens das grandes revistas e jornalões, não é coisa tranqüila. Há muita dispersão. Há muitos naufrágios. Por isso os educadores precisam oferecer para seus alunos ferramentas que permitam maior eficiência no uso dos novos meios de informação e comunicação. No final da introdução, o grupo deverá indicar algumas ferramentas e soluções educacionais para usos da internet em educação, incluindo entre elas as WebQuests.

Se possível, deve-se citar algum artigo ou outra referência que aborda o problema. Todas essas considerações podem ser feitas numa página de texto. E, por favor, sejam autores de seu texto. Não copiem coisas feitas por outros.

  1. 2. A SOLUÇÂO WEBQUEST

Nesta parte do trabalho, vocês devem apresentar para os leitores o conceito de WebQuest. Para tanto:

  • Ofereçam uma pequena visão histórica do modelo (como surgiu, em que data, quem é o seu criador etc).
  • Situem o modelo dentro dos movimentos educacionais da atualidade e mostrem como a proposta de Bernie Dodge se situa dentro do movimento construtivista.
  • Expliquem os princípios fundamentais do modelo: aprendizagem cooperativa e transformação de informação.
  • Caracterizem as partes componentes de uma WebQuest.
  • Expliquem importância característica da Tarefa.
  • Expliquem a ênfase em produto na avaliação de WebQuests. Expliquem um pouco o que é avaliação com uso de rubricas.
  • Mostrem, se possível com alguns exemplos, como o modelo ganhou destaque em diversas partes do mundo.

Não se esqueçam de que esta parte do trabalho necessariamente deverá citar as seguintes fontes bibliográficas:

  1. WebQuests: uma técnica de aprendizagem na rede internet.
  2. Educação na rede – uma entrevista com Bernie Dodge no Brasil.
  3. Um jeito novo, simples e moderno de educar.
  4. A alma das WebQuests.
  5. Artigos que aparecem na apostila

Os três primeiros textos podem ser encontrados em http://web.archive.org/web/20070617040349/http://www.webquest.futuro.usp.br/

na seção Textos e Artigos [Em Português].

O quarto texto pode ser encontrado em http://jarbasquest.wordpress.com , na seção Páginas [WebQuests com Alma].

Além da bibliografia obrigatória, vocês podem utilizar outras fontes. Lembrem-se de que os sites mais acessíveis sobre WebQuests são:

  1. 3. Nossa WebQuest

Nesta parte do trabalho, o grupo deverá apresentar, em linhas gerais a WebQuest que produziram, esclarecendo qual é o objetivo educacional de proposta, como a abordagem poderá ser inovadora em termos de ensino aprendizagem, qual a importância do tema escolhido, qual a expectativa em termos de dinâmica de aprendizagem etc.

Outra coisa. Convém que o grupo explique aqui como foi feita a escolha do tema, como foi realizada a pesquisa e seleção de sites, como se chegou à tarefa. E mais: como o grupo foi desenvolvendo o projeto no tempo, que dúvidas apareceram, que aprendizagens emergiram, que dificuldades aconteceram e talvez ainda existam etc.

  1. PLANO DE TRABALHO.

Apresentação resumida de como a equipe organizou previamente o contato com os educadores. Se possível, mostrem os critérios de escolha, quais expectativas o grupo tinha com relação a contato com os educadores.

  1. INSTRUMENTAÇÃO

Nesta parte do relatório, a equipe deverá descrever o roteiro de entrevista que preparou. Atenção: é importante preparar um roteiro de entrevista para garantir que o tema será trabalhado de uma mesma forma com todos os educadores escolhidos pelo grupo.

Para elaborar o roteiro de entrevista, considerem questões tais como:

    • Usos da internet em educação, vantagens, dificuldades, limitações, ganhos etc.
    • Diferenças entre ambiente com internet e sala de aula convencional.
    • Proposta WebQuest: É inovadora? Funcionaria em sua escola?  Conquistaria os alunos que você conhece? Organiza usos da internet para fins educacionais? É de fácil uso? Você gostaria de ser autor de uma WQ? Já tinha ouvido falar em tal proposta?
    • Que achou do nosso trabalho? Está bem planejado? Ajudaria os alunos a aprenderem de modo colaborativo? Está bem escrito? Tem alguma falha que precisa ser corrigida? Poderia ser aplicado nas escolas que você conhece?
    • Observações sobre a Tarefa. Você a achou interessante? É um conceito novo paras você? Ela ajuda os alunos a elaborarem o saber em níveis mais elevados? Ela exigirá aprofundamento do conteúdo?
    • Observações sobre a avaliação. Tem caráter orientativo? É um bom instrumento para verificar domínio do conteúdo pelos alunos? Você está acostumado com o conceito de avaliação com rubrica ou o conceito é novo para você?
    • Sugestões. O que devemos acrescentar ao nosso trabalho? O que devemos retirar de nosso trabalho?
    • Mais sugestões. Que outros usos da internet podem funcionar bem nas escolas? O que nossas escolas estão precisando no momento em termos de tecnologia educacional? Nossos professores estão preparados para usar internet em seu trabalho?
  1. 6. Entrevistados

Nesta parte, a equipe deve caracterizar cada um dos entrevistados, registrando por escrito:

  • Nome completo, gênero, cargo e função.
  • Formação acadêmica (graduação; e pós-graduação, se for o caso)
  • Experiência profissional (há quantos anos trabalha com educação e atividades de destaque)
  • Familiaridade com a internet para usos educacionais, assim como familiaridade em usos profissionais (Usa computador no trabalho Em casa? Em atividades de entretenimento? Tem site ou blog na internet?)
  • Familiaridade com o modelo WebQuest (Já conhecia? Já tinha ouvido falar? Foi o primeiro contato com o modelo?)
  • Conhece algum outro modelo de uso da internet em educação.
  • Conhece algum software educacional. Qual?
  • Se conveniente e informativo, acrescentar outros dados.

  1. DESENVOLVIMENTO.

Narrativa de como transcorreu cada entrevista, incluindo coisas como: tempo, local, quem entrevistou o educador, participação de algum observador etc. Favor informar também que membros ou membros do grupo entrevistou pessoalmente cada educador.

Atenção: antes da entrevista, o educador deverá examinar a WebQuest de vocês, considerando sua validade e pertinência em termos da área que ele mais domina (didática, tecnologia, ou conteúdo específico)

  1. SÍNTESE DAS OBSERVAÇÕES DOS EDUCADORES

Nesta parte do relatório vocês deverão elaborar um texto que mostre de modo organizado e sintético o que foi que os educadores falaram sobre a idéia de WebQuest, usos da internet e educação e como avaliaram o trabalho de vocês

  1. AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Nesta parte do relatório façam uma breve avaliação da experiência WebQuest, considerando trabalho e estudo de vocês, assim como as considerações feitas pelos educadores que foram entrevistados pelo grupo.

  1. RECOMENDAÇÕES.

Nesta parte do relatório, apresentem observações sobre o uso de WebQuests em educação de acordo com as indicações da experiência; apresentem também observações sobre possíveis limitações da WebQuest que vocês elaboraram; sugiram possíveis melhorias; apresentem sugestões para outros educadores que queiram ou possam utilizar o material que vocês elaboraram.

  1. CONCLUSÃO.

Escrevam, a partir da experiência realizada, como e quando é adequado utilizar WebQuests em educação. Apresentem uma reflexão pessoal sobre a proposta de Bernie Dodge. Se adequado, façam um balanço do modelo, apresentando pontos positivos e negativos. Terminem suas considerações apontando que caminhos futuros devem ser ainda percorridos para que os educadores façam bom uso da internet.

  1. ANEXOS.

Apresentem obrigatoriamente como anexos uma cópia (em papel) integral da WebQuest utilizada, uma cópia do  roteiro de entrevista que vocês elaboraram. Se for o caso, anexem também o áudio das entrevistas realizadas.

  1. REFERÊNCIAS.

Na última parte do relatório, o grupo deverá apresentar bibliografia citada e/

Anúncios

7 Respostas to “029. Roteiro WebQuest – Educadores”

  1. Rita Banho Pamplona e Lucélia de Oliveira Says:

    Olá professor, mandamos nossa webquest para jarbas.barato@gmail.com, mas não temos certeza se você recebeu. Então para garantir colocaremos aqui.

    abraços,

    Lucélia e Rita

    http://zunal.com/webquest.php?user=37196

  2. Fernanda Oliveira Says:

    Olá professor, tudo bem?
    enviamos a webquest no email indicado no blog, mas como recebemos uma notificação de que ele não chegou,
    vamos postar o link

    Aqui vai link da nossa webquest

    http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14870&id_pagina=1

    Grupo:

    Fernanda Mª dos Santos Alves de Oliveira R.A.: 200912736

    Gabriela V. F. D. C. Rodriguez R.A.: 200609378

    Samuel Brito Guerra R.A.: 200813347

  3. André, Patricia e Paula Says:

    Ficamos sem saber se o senhor recebeu ou não nosso link, então segue aí a Webquest no Zunal.com http://zunal.com/author.php?user=35329

    André Ribeiro, Patricia Mendes e Paula Müller.

  4. Cristiana , Andressa , Grazielle e Egilza Says:

    Verificamos que a web quest que enviamos pelo e-mail voltou , tentamos inúmeras vezes enviar pelo e-mail mas sempre voltava.Então decidimos encaminhar por aqui.

    http://phpwebquest.org/newphp/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=1851&id_pagina=1

    Andressa Castro 200380089
    Cristiana Agda 200508788
    Egilza 200807666
    Grazielle 2000807667

    abraços

  5. Eliana Franzão da Silva Says:

    Caro professor Jarbas
    Após a aula de ontem percebemos o quanto é complexa uma WebQuest, e como é necessários pesquisarmos vários tópicos para um determinado assunto, precisamos nos aprofundar cada vez mais. Apesar de que enquanto pesquisamos estamos aprendendo e desenvolvendo nossa mente para novos saberes.
    Obrigada pela oportunidade.

    Eliana

  6. Cristiane matos da silva*1APGN* Says:

    Olá professor mandamos a nossa webquest para o seu e-mail, mas como não hove a confirmação que você recebeu estamos enviando o link no seu blog.

    Obrigado
    Cristiane

    http://www.zunal.com/author.php?w=77953

  7. Jaqueline Calado 1º APGN Says:

    Professor, este é o link da nossa Webquest:

    http://www.zunal.com/webquest.php?w=79484

    Alunas : Angélica Rocha Quadros R.A.: 201002022
    Jaqueline Calado R.A.: 201013492

    Obrigada,
    Jaqueline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: