Objetivos Educacionais de WebGincanas

No momento estou conversando com um grupo de educadores possibilidades de uso do modelo WebGincana no ensino remoto. As WebGincanas nasceram por volta de 2004 quando adaptei as Caças ao Tesouro para um contexto em que os alunos não só buscassem informação, mas também as usassem de modo lúdico. O modelo não nasceu pronto. Ele foi ganhando corpo na medida em que eu e meus alunos criávamos buscas gincaneiras nos laboratórios de informática da universidade. Em 2006, a ideia de WebGincanas jã estava melhor delineada. Por isso, antes de começar as minhas aulas de tecnologia educacional naquele ano, escrevi um texto curto sobre os objetivos educacionais das WebGincanas. Tal texto segue reproduzido em sua forma original.

Objetivos Educacionais do Modelo WebGincana

Jarbas Novelino Barato

WebGincana é um modelo de organização da informação para fins educacionais que articula a dinâmica das velhas caças ao tesouro (Scavenger Hunts), usos da Web e o espírito das gincanas. Se bem feita, ela pode ser um modo divertido de aprender usando computadores, colaborando com colegas e utilizando as informações descobertas em diversos contextos de vida. Mas ela não é apenas uma alternativa interessante de aprender. Ela é um modo de trabalhar que procura alcançar determinados objetivos educacionais.  WebGincana bem planejada é um trabalho didático que procura concretizar os seguintes fins educacionais:

  • Capacitar os alunos a fazerem leituras rápidas, mas atentas, de textos que podem conter alguma informação de interesse imediato

Uma habilidade importante em buscas de informações é a de percorrer textos tentando encontrar pistas que possam indicar algum traço daquilo que se procura. Essa habilidade não é equiparável á leitura convencional. Ela é mais uma “varredura” à procura de sinais que possam levar o leitor à informação procurada. Embora não se ensine tal tipo de leitura, as pessoas vão construindo na vida estratégias que as ajudem a trabalhar com textos da maneira aqui indicada. Com o aumento expressivo de informações em nosso mundo, a habilidade de executar varreduras guiadas por algum interesse vem crescendo dia a dia. A habilidade em foco é particularmente importante no espaço Web. Os usuários da internet precisam desenvolver cada vez mais a capacidade de leitura aqui indicada para poder navegar com mais segurança e proveito pelos imensos oceanos de informação da rede mundial de computadores.

O modelo WebGincana tem como uma de suas principais finalidades ajudar as pessoas a desenvolverem a habilidade aqui descrita. O que se quer numa WebGincana é que os alunos construam boas estratégias de “varredura” de textos. Tais estratégias serão certamente construídas desde que o desafio proposto seja interessante.

  • Aguçar a curiosidade para um assunto que começa a ser abordado no programa de estudos

 Boas WebGincanas propõem questões curiosas, surpreendentes, desafiadoras. Elas possuem certa dimensão lúdica. O que se visa com isso não é apenas o prazer do jogo, mas sobretudo um começo de conversa atraente sobre o assunto.

  • Proporcionar uso sistemático e bem estruturado de recursos da internet

Usar a internet em educação depende sobretudo de duas condições: imaginação dos educadores e existência de boas ferramentas. As WebGincanas são um item que pode ser incluído na relação de ferramentas úteis para que os educadores possam usar a internet de uma maneira sistemática e bem estruturada. É preciso reparar que sem boas ferramentas intelectuais o uso dos recursos da internet  pode ficar muito limitado. Por outro lado, convém ressaltar que as WebGincanas são apenas mais uma ferramenta, capaz de atender a algumas finalidades que os educadores precisam conhecer muito bem.

  • Modernizar modos de fazer educação

 As novas tecnologias de comunicação e informação já ocupam um espaço importante em nosso mundo, mas têm uso ainda limitado em educação. No geral, as escolas continuam a usar os meios tradicionais. As iniciativas de uso de novas mídias ainda são muito tímidas em educação. Em parte isso acontece por falta de boas ferramentas. O modelo WebGincana pretende ajudar os educadores a superar a limitação aqui apontada, sugerindo uma alternativa interessante de uso da internet.

  • Incentivar a pesquisa

Pesquisar é uma atividade que depende da percepção de desafios que o pesquisador quer enfrentar. Não basta usar o termo pesquisa para desencadear buscas interessadas em qualquer área de saber. Por essa razão, a ordem “pesquisem na internet” não funciona. Pesquisas acontecem quando há uma situação que precisas ser esclarecida, explicada, entendida. A estrutura das WebGincanas procura dar sentido às buscas solicitadas e com isso possivelmente faz com que os alunos aprendam a gostar de “pesquisas’.

  • Promover trabalho cooperativo de aprendizagem

Tradicionais gincanas são sempre um jogo de grupos. Para ganhar o jogo é preciso que todos trabalhem como um time, distribuindo funções, dividindo as tarefas, discutindo estratégias etc. Espera-se que tudo isso que acontece em gincanas tradicionais venha a ocorrer em WebGinacanas bem planejadas. E, é claro, trabalhar com os outros de modo cooperativo é uma competência indispensável em nosso mundo.

  • Promover usos educacionais da internet

Todo mundo diz que a internet é um recurso formidável para a educação. É verdade. Mas,a rede mundial de computadores não é por definição um recurso feito para a educação. Para aproveitá-la é preciso contar com estratégias e métodos que ajudem os alunos a se organizarem para aprender na e com a internet. O modelo WebGincana foi feito para isso. Como já foi dito, tal modelo não é a única solução. Ele, porém, é um instrumento bastante útil para o fim aqui abordado.

  • Evitar o recorte-e-cola

Já é quase que folclórica a história de que os alunos vão à internet recortar e colar textos e figuras, sem ler e compreender o que copiaram. Mas a culpa por esse fenômeno não é devida à esperteza ou preguiça dos alunos. A origem disso está na falta de método em propostas dos educadores para usos da internet. Quando a pesquisa na internet tem uma base metodológica sólida fica impossível cortar e colar. E uma das alternativas metodológicas com essa característica é o modelo WebGincana.

Cumpre observar que as WebGinanas não foram inventadas para evitar o corte-e-cola. Elas foram inventadas para colocar os alunos em situações de busca de informações no espaço Web. E tais situações exigem leitura e compreensão dos textos que precisam ser trabalhados

  • Articular estudo no computador com atividades diversificadas de uso das informações

Em WebGincanas padrão as atividades propostas articulam buscas na internet com atividades que resultam em usos das informações encontradas no espaço Web. Essa é uma providência importante. O mundo virtual não é o mundo de nosso viver cotidiano. Informações precisam ser usadas em contextos significativos por dois motivos principais: aprendemos melhor quando usamos o conteúdo estudado, os dados obtidos em buscas na internet ganham sentido quando são utilizados em contextos significativos.

  • Fortalecer o espírito de equipe

Já se comentou aqui o caráter coletivo das WebGincanas. A explicitação do presente objetivo procura sublinhar tal aspecto. Gincana é um jogo de equipe.

Proporcionar aos professores um caminho simples de utilização de computadores para fins de aprendizagemMuitos professores não sabem por onde começar a usar computadores para atividades de ensino-aprendizagem. As WebGincanas podem ser um bom ponto de partida. Uma vantagem que elas oferecem para os iniciantes é a simplicidade. Como trabalham com saberes pouco complexos (conhecimentos, na taxonomia de Bloom), elas facilitam planejamento e produção. Bons professores, após rápida exposição ao modelo, podem se converter em autores de excelentes WebGincanas e propor assim usos muito proveitosos do laboratório de informática.

 

São Paulo, 02 de fevereiro de 2006.

Hoje eu talvez mudasse um pouco o subsídio que escrevi para meus alunos 16 anos atrás. Mantive o texto tal qual ele foi escrito com finalidades de registro. Mas, acho que ele ainda á um material aproveitável para quem queira utilizar o modelo WebGincana.

 

Uma resposta to “Objetivos Educacionais de WebGincanas”

  1. Webgincana - Vivência Pedagógica Says:

    […] boa webgincana pode contribuir em vários aspectos com a aprendizagem dos estudantes, contribuindo com diversos objetivos educacionais relevantes, como por exemplo: contribuir para que os estudantes aprendam fazer uma leitura rápida e ao mesmo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: