030. Roteiro WebQuest – Alunos

Segue aqui roteiro para relatório de experimentação do projeto webQuest com alunos.

Roteiro para relatório sobre projeto WebQuest

Versão de aplicação com alunos –  2009/USJT

Professor Jarbas Novelino Barato

Atenção: Este roteiro destina-se aos grupos que forem testar suas WebQuests com grupos de pelo menos cinco participantes (alunos) que preenchem os requisitos planejados para o trabalho.

Informações preliminares

Comuniquem o endereço (URL) da WebQuest de vocês na Internet para jarbas@sdsualumni.org até o dia 10 de novembro.

A WebQuest elaborada pela equipe deverá ser experimentada com um grupo de no mínimo cinco alunos. Eis aqui a escala de prioridade para o local de experimentação da Webquest:

  • · Uma escola que abra espaço para a experimentação de estagiários
  • · Laboratório da São Judas em horário disponível (em caso de dificuldade de encaminhamento, favor falar comigo)
  • · Residência que disponha de computadores e condições mínimas para a experimentação
  • · LAN house
  1. A duração mínima de experimentação deverá ser de pelo menos duas horas (caso os alunos não elaborarem o produto final esperado, relatar tal circunstância e mostrar até onde eles chegaram; o ideal continua sendo obter um produto final para avaliação)
  2. Junto com o relatório final, cada equipe deverá entregar-me uma auto-avaliação (escala de zero a 10), apontando consensualmente a nota de cada um, considerada dedicação individual, contribuição para o trabalho e participação em todo o processo.
  3. Data de entrega: o relatório de experimentação deverá ser-me entregue até o final da segunda semana de novembro de 2009.

Estrutura do relatório

A capa do relatório deverá identificar título do trabalho (título da WebQuest, acompanhado pelo subtítulo “experimentação de proposta de uso da internet em educação”); nomes e RA’s dos autores; nome da disciplina; nome do professor; nome do  curso; nome da universidade e ano de realização.

  1. INTRODUÇÃO

Nesta parte do trabalho convém oferecer uma visão geral do uso das novas tecnologias da informação e comunicação em educação .  O grupo deverá mostrar que o uso da Internet em educação, apesar de todo entusiasmo que aparece em reportagens das grandes revistas e jornalões, não é coisa tranqüila. Há muita dispersão. Há muitos naufrágios. Por isso os educadores precisam oferecer para seus alunos ferramentas que permitam maior eficiência no uso dos novos meios de informação e comunicação. No final da introdução, o grupo deverá indicar algumas ferramentas e soluções educacionais para usos da internet em educação, incluindo entre elas as WebQuests.

Se possível, deve-se citar alguma artigo ou outra referência que aborda o problema. Todas essas considerações podem ser feitas numa página de texto. E, por favor, sejam autores de seu texto. Não copiem coisas feitas por outros.

  1. 2. A SOLUÇÂO WEBQUEST

Nesta parte do trabalho, vocês devem apresentar para os leitores o conceito de WebQuest. Para tanto:

  • Ofereçam uma pequena visão histórica do modelo (como surgiu, em que data, quem é o seu criador etc).
  • Situem o modelo dentro dos movimentos educacionais da atualidade e mostrem como a proposta de Bernie Dodge se situa dentro do movimento construtivista.
  • Expliquem os princípios fundamentais do modelo: aprendizagem cooperativa, autenticidade e transformação de informação.
  • Caracterizem as partes componentes de uma WebQuest.
  • Expliquem importância característica da Tarefa.
  • Expliquem a ênfase em produto na avaliação de WebQuests. Expliquem um pouco o que é avalição com uso de rubricas.
  • Mostrem, se possível com alguns exemplos, como o modelo ganhou destaque em diversas partes do mundo.

Não se esqueçam de que esta parte do trabalho necessariamente deverá citar as seguintes fontes bibliográficas:

  1. WebQuests: uma técnica de aprendizagem na rede internet.
  2. Educação na rede – uma entrevista com Bernie Dodge no Brasil.
  3. Um jeito novo, simples e moderno de educar.
  4. A alma das WebQuests.
  5. Textos da apostila

Os três primeiros textos podem ser encontrados em

http://web.archive.org/web/20070617040349/http://www.webquest.futuro.usp.br/

, na seção Textos e Artigos [Em Português].

O quarto texto pode ser encontrado em http://jarbasquest.wordpress.com , na seção Páginas [WebQuests com Alma].

Além da bibliografia obrigatória, vocês podem utilizar outras fontes. Lembrem-se de que os sites mais acessíveis sobre WebQuests são:

  1. 3. Nossa WebQuest

Nesta parte do trabalho, o grupo deverá apresentar, em linhas gerais, a WebQuest que produziu, esclarecendo qual é o objetivo educacional de proposta, como a abordagem poderá ser inovadora em termos de ensino-aprendizagem, qual a importância do tema escolhido, qual a expectativa em termos de dinâmica de aprendizagem etc.

Outra coisa. Convém que o grupo explique aqui como foi feita a escolha do tema, como foi realizada a pesquisa e seleção de sites, como se chegou à tarefa. E mais: como o grupo foi desenvolvendo o projeto no tempo, que dúvidas apareceram, que aprendizagens emergiram, que dificuldades aconteceram e talvez ainda existam etc.

  1. PLANO DE TRABALHO.

Apresentação resumida de como a equipe organizou previamente a experiência, escolhendo local, articulando-se com alunos voluntários, preparando materiais e instrumentos de observação e avaliação, distribuindo papéis e responsabilidades entre os membros da equipe etc.É claro que o resumo do plano de trabalho deverá trazer claramente definidas quais foram as finalidades da experimentação.

  1. INSTRUMENTAÇÃO

Nesta parte do relatório, a equipe deverá relacionar materiais que foram utilizados, assim como descrever as condições de experimentação. Exemplo de materiais utilizados: a WebQuest (apresentar resumo da própria) , máquinas e equipamentos, materiais escritos, se for o caso. Condições incluem coisas tais como: local, tipo de conexão, período do dia, etc.

  1. SUJEITOS.

Nesta parte, a equipe deve dar informações sobre os alunos que participaram da experiência. Tais informações deverão incluir; número de participantes, gênero (masculino/feminino), idade, escolaridade, origem social, origem escolar (escola pública ou privada), nível de escolaridade, conhecimento prévio de utilização da Internet, existência de computadores na residência e nas escolas em que estudam, tipos mais comuns dos usos que fazem dos computadores (diversão, estudo, informação). Se a equipe julgar que outros dados relevantes existem, deverá incluí-los no relatório.

  1. DESENVOLVIMENTO.

Narrativa de como transcorreu a experimentação, incluindo coisas como: tempo, comportamento dos alunos, ocorrências que possam ter influência nos resultados, observações de outros educadores se presentes na experiência , etc.

  1. AVALIAÇÃO DOS EXPERIMENTADORES.

Na oitava parte do relatório, favor desenvolver uma apreciação pessoal e qualitativa de como a experiência transcorreu, que resultados foram obtidos, o que foi que a equipe aprendeu etc.

  1. AVALIAÇÃO DOS ALUNOS.

Aqui vocês deverão apresentar uma narrativa sobre como os alunos viram a experiência – sob o ponto de vista de usos de novas tecnologias da informação e da comunicação, de usos da internet para educação, do modelo WebQuest, da WeQuest que vocês elaboraram, dos resultados de aprendizagem etc. Os dados de avaliação deverão ser baseados em observações da experiência realizada e em resultados do instrumento aplicado – questionário ou entrevista gravada ou anotada.

  1. RECOMENDAÇÕES.

Nesta parte do relatório, apresentem observações sobre o uso de WebQuests em educação de acordo com as indicações da experiência; apresentem também observações sobre possíveis limitações da WebQuest que vocês elaboraram; sugiram possíveis melhorias; apresentem sugestões para outros educadores que queiram ou possam utilizar o material que vocês elaboraram.

  1. CONCLUSÃO.

Escrevam, a partir da experiência realizada, como e quando é adequado utilizar WebQuests em educação. Apresentem uma reflexão pessoal sobre a proposta de Bernie Dodge. Se adequado, façam um balanço do modelo, apresentando pontos positivos e negativos. Terminem suas considerações apontando que caminhos futuros devem ser ainda percorridos para que os educadores façam bom uso da Internet.

  1. ANEXOS.

Apresentem obrigatoriamente como anexos uma cópia (em papel) integral da WebQuest utilizada, uma cópia do questionário ou roteiro de entrevista utilizado para instrumentar a avaliação dos alunos. Além disso, convém apresentar: fotos da experimentação, mostra do trabalho realizado pelos alunos, trechos de falas de outros educadores que entraram em contato com o trabalho de vocês.

  1. REFERÊNCIAS.

Na última parte do relatório, o grupo deverá apresentar bibliografia citada e/ou utilizada, incluindo livros, artigos, entrevistas, sites ou portais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: