030. Roteiro WebQuest – Alunos
Segue aqui roteiro para relatório de experimentação do projeto webQuest com alunos.
Roteiro para relatório sobre projeto WebQuest
Versão de aplicação com alunos – 2009/USJT
Professor Jarbas Novelino Barato
Atenção: Este roteiro destina-se aos grupos que forem testar suas WebQuests com grupos de pelo menos cinco participantes (alunos) que preenchem os requisitos planejados para o trabalho.
Informações preliminares
Comuniquem o endereço (URL) da WebQuest de vocês na Internet para jarbas@sdsualumni.org até o dia 10 de novembro.
A WebQuest elaborada pela equipe deverá ser experimentada com um grupo de no mínimo cinco alunos. Eis aqui a escala de prioridade para o local de experimentação da Webquest:
- · Uma escola que abra espaço para a experimentação de estagiários
- · Laboratório da São Judas em horário disponível (em caso de dificuldade de encaminhamento, favor falar comigo)
- · Residência que disponha de computadores e condições mínimas para a experimentação
- · LAN house
- A duração mínima de experimentação deverá ser de pelo menos duas horas (caso os alunos não elaborarem o produto final esperado, relatar tal circunstância e mostrar até onde eles chegaram; o ideal continua sendo obter um produto final para avaliação)
- Junto com o relatório final, cada equipe deverá entregar-me uma auto-avaliação (escala de zero a 10), apontando consensualmente a nota de cada um, considerada dedicação individual, contribuição para o trabalho e participação em todo o processo.
- Data de entrega: o relatório de experimentação deverá ser-me entregue até o final da segunda semana de novembro de 2009.
Estrutura do relatório
A capa do relatório deverá identificar título do trabalho (título da WebQuest, acompanhado pelo subtítulo “experimentação de proposta de uso da internet em educação”); nomes e RA’s dos autores; nome da disciplina; nome do professor; nome do curso; nome da universidade e ano de realização.
- INTRODUÇÃO
Nesta parte do trabalho convém oferecer uma visão geral do uso das novas tecnologias da informação e comunicação em educação . O grupo deverá mostrar que o uso da Internet em educação, apesar de todo entusiasmo que aparece em reportagens das grandes revistas e jornalões, não é coisa tranqüila. Há muita dispersão. Há muitos naufrágios. Por isso os educadores precisam oferecer para seus alunos ferramentas que permitam maior eficiência no uso dos novos meios de informação e comunicação. No final da introdução, o grupo deverá indicar algumas ferramentas e soluções educacionais para usos da internet em educação, incluindo entre elas as WebQuests.
Se possível, deve-se citar alguma artigo ou outra referência que aborda o problema. Todas essas considerações podem ser feitas numa página de texto. E, por favor, sejam autores de seu texto. Não copiem coisas feitas por outros.
- 2. A SOLUÇÂO WEBQUEST
Nesta parte do trabalho, vocês devem apresentar para os leitores o conceito de WebQuest. Para tanto:
- Ofereçam uma pequena visão histórica do modelo (como surgiu, em que data, quem é o seu criador etc).
- Situem o modelo dentro dos movimentos educacionais da atualidade e mostrem como a proposta de Bernie Dodge se situa dentro do movimento construtivista.
- Expliquem os princípios fundamentais do modelo: aprendizagem cooperativa, autenticidade e transformação de informação.
- Caracterizem as partes componentes de uma WebQuest.
- Expliquem importância característica da Tarefa.
- Expliquem a ênfase em produto na avaliação de WebQuests. Expliquem um pouco o que é avalição com uso de rubricas.
- Mostrem, se possível com alguns exemplos, como o modelo ganhou destaque em diversas partes do mundo.
Não se esqueçam de que esta parte do trabalho necessariamente deverá citar as seguintes fontes bibliográficas:
- WebQuests: uma técnica de aprendizagem na rede internet.
- Educação na rede – uma entrevista com Bernie Dodge no Brasil.
- Um jeito novo, simples e moderno de educar.
- A alma das WebQuests.
- Textos da apostila
Os três primeiros textos podem ser encontrados em
http://web.archive.org/web/20070617040349/http://www.webquest.futuro.usp.br/
, na seção Textos e Artigos [Em Português].
O quarto texto pode ser encontrado em http://jarbasquest.wordpress.com , na seção Páginas [WebQuests com Alma].
Além da bibliografia obrigatória, vocês podem utilizar outras fontes. Lembrem-se de que os sites mais acessíveis sobre WebQuests são:
- http://webquest.sp.senac.br/
- http://www.colegiodante.com.br/content/cat20040802_40/new20050301_476/view
- http://www.crb.g12.br/site/Unid_HIG/Webquest.aspx
- 3. Nossa WebQuest
Nesta parte do trabalho, o grupo deverá apresentar, em linhas gerais, a WebQuest que produziu, esclarecendo qual é o objetivo educacional de proposta, como a abordagem poderá ser inovadora em termos de ensino-aprendizagem, qual a importância do tema escolhido, qual a expectativa em termos de dinâmica de aprendizagem etc.
Outra coisa. Convém que o grupo explique aqui como foi feita a escolha do tema, como foi realizada a pesquisa e seleção de sites, como se chegou à tarefa. E mais: como o grupo foi desenvolvendo o projeto no tempo, que dúvidas apareceram, que aprendizagens emergiram, que dificuldades aconteceram e talvez ainda existam etc.
- PLANO DE TRABALHO.
Apresentação resumida de como a equipe organizou previamente a experiência, escolhendo local, articulando-se com alunos voluntários, preparando materiais e instrumentos de observação e avaliação, distribuindo papéis e responsabilidades entre os membros da equipe etc.É claro que o resumo do plano de trabalho deverá trazer claramente definidas quais foram as finalidades da experimentação.
- INSTRUMENTAÇÃO
Nesta parte do relatório, a equipe deverá relacionar materiais que foram utilizados, assim como descrever as condições de experimentação. Exemplo de materiais utilizados: a WebQuest (apresentar resumo da própria) , máquinas e equipamentos, materiais escritos, se for o caso. Condições incluem coisas tais como: local, tipo de conexão, período do dia, etc.
- SUJEITOS.
Nesta parte, a equipe deve dar informações sobre os alunos que participaram da experiência. Tais informações deverão incluir; número de participantes, gênero (masculino/feminino), idade, escolaridade, origem social, origem escolar (escola pública ou privada), nível de escolaridade, conhecimento prévio de utilização da Internet, existência de computadores na residência e nas escolas em que estudam, tipos mais comuns dos usos que fazem dos computadores (diversão, estudo, informação). Se a equipe julgar que outros dados relevantes existem, deverá incluí-los no relatório.
- DESENVOLVIMENTO.
Narrativa de como transcorreu a experimentação, incluindo coisas como: tempo, comportamento dos alunos, ocorrências que possam ter influência nos resultados, observações de outros educadores se presentes na experiência , etc.
- AVALIAÇÃO DOS EXPERIMENTADORES.
Na oitava parte do relatório, favor desenvolver uma apreciação pessoal e qualitativa de como a experiência transcorreu, que resultados foram obtidos, o que foi que a equipe aprendeu etc.
- AVALIAÇÃO DOS ALUNOS.
Aqui vocês deverão apresentar uma narrativa sobre como os alunos viram a experiência – sob o ponto de vista de usos de novas tecnologias da informação e da comunicação, de usos da internet para educação, do modelo WebQuest, da WeQuest que vocês elaboraram, dos resultados de aprendizagem etc. Os dados de avaliação deverão ser baseados em observações da experiência realizada e em resultados do instrumento aplicado – questionário ou entrevista gravada ou anotada.
- RECOMENDAÇÕES.
Nesta parte do relatório, apresentem observações sobre o uso de WebQuests em educação de acordo com as indicações da experiência; apresentem também observações sobre possíveis limitações da WebQuest que vocês elaboraram; sugiram possíveis melhorias; apresentem sugestões para outros educadores que queiram ou possam utilizar o material que vocês elaboraram.
- CONCLUSÃO.
Escrevam, a partir da experiência realizada, como e quando é adequado utilizar WebQuests em educação. Apresentem uma reflexão pessoal sobre a proposta de Bernie Dodge. Se adequado, façam um balanço do modelo, apresentando pontos positivos e negativos. Terminem suas considerações apontando que caminhos futuros devem ser ainda percorridos para que os educadores façam bom uso da Internet.
- ANEXOS.
Apresentem obrigatoriamente como anexos uma cópia (em papel) integral da WebQuest utilizada, uma cópia do questionário ou roteiro de entrevista utilizado para instrumentar a avaliação dos alunos. Além disso, convém apresentar: fotos da experimentação, mostra do trabalho realizado pelos alunos, trechos de falas de outros educadores que entraram em contato com o trabalho de vocês.
- REFERÊNCIAS.
Na última parte do relatório, o grupo deverá apresentar bibliografia citada e/ou utilizada, incluindo livros, artigos, entrevistas, sites ou portais.
Deixe um comentário