Beleza que destrói o planeta

Designer são convidados a conceber coisas belas. E eles fazem isso. Basta ver, por exemplo, um produto da Apple. Basta lembrar famosos versos de Vinicius de Moraes. Tudo parece que vai bem, mas não vai. Beleza está destruindo o planeta. É isso que está acontecendo na produção de aparelhos eletrônicos, principalmente os celulares. Eles são feitos com materiais cuja mineração compromete a Natureza. E mais, a acelerada obsolescência dos aparelhinhos gera montanhas de lixo eletrônico.

Você pode pensar que o que escrevi acima é observação de um sisudo e mal humorado filósofo. Não é. Tais ideias foram apresentadas pelo cientista de TI que já trabalhou na Apple e na HP, Donald Norman.

Norman observa que as coisas podem seguir outro caminho. E uma das chaves para isso é o design que leva em consideração o meio ambiente. Isso evitaria, por exemplo, a devastação de grandes áreas em busca de lítio. Isso evitaria a acelerada obsolescência, quase sempre artificial, dos aparelhinhos. A mudança não será fácil, pois designers conscenciosos contrariam os interesses imediatos do Capital. Enquanto isso, nos iludimos com ideias de que é preciso trocar o celular em prazos cada vez mais curtos.

Paro por aqui e sugiro ao leitor que veja o vídeo que segue.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: