Arquitetura e educação: Crow Island School

Em School, livro de Catherine Burke e Ian Grosvener, há um registro sobre uma escola exemplar: Crow Island School, projetada pelos arquitetos Eliel e Eero Saarinen e construída por Lawrence B. Perkins. Esse belíssimo espaço de educação começou a funcionar em 1940. A concepção do edifício foi fruto de longa colaboração entre educadores e arquitetos. A orientação fundamental teve como base o ideário da Escola Nova. O resultado final correspondeu ao sonho de um dos professores que solicitou aos arquitetos:

Acima de tudo ela [a escola] deve ter a cara das crianças, não a cara do que os adultos pensam das crianças… Ela deve ser acolhedora, pessoal, e íntima, de tal forma que centenas de crianças durante o ano a chamem de “minha escola”.

Uma das características de Crow Island School é o desenho de suas salas de aula. Estas foram concebidas como um espaço independente, com uma área ampla em fomato de L, incluindo uma sala, uma área de trabalho, banheiros e um jardim adjacente. Para que você possa ter uma idéia de tal sala de aula, veja esta planta tridimensional da mesma.

A escola está integrada a um lindo parque, com árvores centenárias. Diversos playgrounds estão espalhados pelas vizinhanças. Melhor que palavras, a imagem que segue explica isso.

A escola continua a funcionar até hoje. Desde sua fundação em 1940, tem sido indicada como exemplo de espaço educacional. O projeto já foi premiado diversas vezes como o melhor prédio concebido pela arquitetura americana do século XX. E, em 1990, o edifício foi declarado patrimônio histórico dos Estados Unidos.

Há um vídeo que mostra Crow Island School em todo o seu esplendor nos dias de hoje. Se você quiser conhecer bem essa bela escola, dê uma olhada no VT que apresento a seguir.

Informações textuais e imagéticas sobre a escola em foco podem ser encontradas em:

Crow Island School é um projeto para estudos aprofundados, caso queiramos aprender boas lições sobre arquitetura e educação. Aqui, apenas sinalizei algumas direções de tais estudos.

Neste post, estou fazendo uso do blog numa das direções indicadas por Lilia Efimova. Esta blog-pesquisadora diz que os blogs, entre outras coisas, podem ser utilizados para registros preliminares de investigações que desejamos fazer. Segui o conselho da Lilia. Este pequeno resumo de um levantamento preliminar de materiais sobre Crow Island School será de grande utilidade para mim e para outras pessoas que se interessam por arquitetura e educação. Termino minhas considerações indicando mais um vídeo que merece ser visto.

Anúncios

Uma resposta to “Arquitetura e educação: Crow Island School”

  1. Equipe Organizadora Says:

    Olá amigos, vem aí a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As inscrições acontecem de 1 de junho a 6 de agosto.
    Se puder, nos ajude a Divulgar! =D
    A Olimpíada, composta por cinco fases online e uma presencial, é destinada a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
    Para orientar a equipe, formada por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    A Olimpíada começa no dia 19 de agosto, dia nacional do historiador, data que celebra o nascimento e o centenário da morte do jornalista e historiador Joaquim Nabuco.
    A iniciativa é do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009, a ONHB inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de 2 mil pessoas na final presencial.
    Mais informações acesse o site “www.mc.unicamp.br”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: