Comunicação: quem decide?

Jeff Jarvis,  professor de comunicações, fez palestra recente no TEDxNYed. Em sua fala, ele procurou mostrar que falas no TED, apesar de toda a parafernália modernosa que cerca o evento, são reproduções de uma comunicação de auditório nos velhos tempos. Jeff publicou um resumo de sua palestra no blog BuzzMachine. Reproduzo aqui o começo de conversa do Jeff:

Isto é bobagem.

Por que vocês precisam estar aqui sentados para me ouvir? Parafraseando Dan Gilmor: vocês sabem mais que eu. Will Richardson é que deveria estar em meu lugar. E aqui vai mais uma paráfrase (desta vez de Jay Rosen): vocês precisam ser o povo que antigamente chamávamos de audiência.

Mas neste momento, vocês são a audiência e eu sou o apresentador.

Isto é bobagem..

Do que vocês se lembram quando vêem isso? Da sala de aula, é claro, e da inteira estrutura do sistema educacional construido para a era industrial, produzindo alunos todos iguais, convencendo-os de que há uma resposta correta – e que a resposta tem como fonte o expositor. E se eles se desviarem dela estarão errados; irão falhar.

O que mais isso nos lembra? A mídia, a velha mídia: unidirecional, tamanho único. O público não decide o que é notícia e o que é certo. Quem decide é o jornalista.

Deixe um comentário