Moacir de Góes e a educação

Um dos grandes educadores brasileiros, nem sempre lembrado, foi Moacir de Góes. Tive o privilégio de conhecê-lo e chamá-lo de amigo. Ele foi preso pela ditadura por causa de seu trabalho educacional na cidade de Natal. RN. Depois da prisão, teve dificuldades para conseguir emprego. Finalmente conseguiu trabalho no Senac Nacional, onde atuou como diretor de divisão. Para que tenham um ideia de quem foi Moacir de Góes, aqui está uma informação da Perplexity.

>>>

Moacyr de Góes foi um importante educador e organizador da cultura no Rio Grande do Norte. Suas principais contribuições para a educação foram:

  • Ser o principal artífice da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, um movimento de educação popular que buscava erradicar o analfabetismo e construir uma política de educação e cultura voltada para as classes subordinadas. Quando não havia dinheiro para construir escolas de alvenaria, propôs fazer escolas cobertas de palha de coqueiro, mas fazer a escola.
  • Lutar persistentemente por justiça social e um mundo melhor através de seu trabalho como professor e educador. Suas ideias foram fundamentais para a construção das bases teóricas de uma escola democrática.
  • Ser um intelectual comprometido com os problemas de seu tempo, fazendo de seu trabalho uma luta por justiça social. Suas reflexões sobre a educação de pessoas com deficiência, embora em um contexto histórico diferente, trouxeram pistas concretas para a implementação de experiências educacionais que favoreçam a autonomia e cidadania desse público.

<<<

Deixe um comentário