004. WebGincanas de alunos

Em Tecnologia Educacional, meus alunos de Licenciatura e do 1° ano de Pedagogia elaboram e aplicam WebGincanas, um modelo que desenvolvi a partir das Caças ao Tesouro (Scavenger Hunts). O estado da arte em WebGincanas é exemplificado por trabalhos elaborados no ano passado com educadores do Senac/sp e uma equipe da Sight. Para ver o que elaboramos e um resumo do que é WebGincana clique aqui.

Embora o tema do Boteco Escola seja uso de blogs em educação, resolvi usar este espaço para divulgar algumas das WebGincanas elaboradas por meus alunos em 2007. São trabalhos de aprendizes e nem sempre seguem ao pé da letra os padrões que proponho. São, ao mesmo tempo, exemplos que vale a pena conhecer. Se você estiver curioso para saber o que os meus alunos andaram fazendo, viaje pelos links que seguem:

No desenvolvimento de WebGincanas, enfatizei a concepção, não os aspectos técnicos de produção de páginas na Web. Por isso ofereci aos alunos um leque de possibilidades para a apresentação do produto: 1. uso de publicador de WebGincana (no caso, a única opção disponível – o publicador do Senac – não está mais funcionando), 2. edição em disquete ou CD (utililizando qualquer plataforma – word, frontpage, powerpoint etc. – dominada pela equipe), 3. publicação de página na Web, 4. publicação no slideshare.

Seguem aqui alguns dos trabalhos que foram publicados no slideshare:

Algumas equipes publicaram WebGincanas em ambientes de blogs. No início achei que tal solução não seria satisfatória. Acho que estava errado. É possível utilizar ambientes blogueiros para publicações decentes de WG’s. Vejam aqui algumas das soluções encontradas por meus estudantes:

As WebGincanas aqui relacionadas são trabalhos de alunos que fizeram um primeiro ensaio de uso do modelo. A idéia foi a de fazer e experimentar para, a partir da produção e de um teste com um grupo de no mínimo cinco alunos, desenvolver um conceito mais robusto do que vem a ser WebGincana. Muitas das WebGincanas produzidas por meus estudantes acabaram não se enquadrando naquilo que convencionamos chamar de padrão – uma produto constiuído por 10 questões que exigem apenas busca de informação na Web, 3 questões que exigem busca na Web seguidas de atividads da equipe, e 2 questões que exigem busca na Web acompanhadas por missões tipicamente gincaneiras. A falta de adesão ao padrão proposto aconteceu por diversos motivos: dificuldade para criar atividades e missões significativas, falta de tempo para aplicar WebGincana padrão, dificuldade para entender a articulação entre busca na Web e geração de uma missão tipicamente gincaneira, número pequeno de bons exemplos que pudessem ser examinados. Qualquer que seja a explicação, os resultados serão considerados em revisões que vou realizar a respeito do modelo WebGincana.

19 Respostas to “004. WebGincanas de alunos”

  1. Rachel Navarro Blasques Says:

    Professor, fiquei super feliz da minha WG estar divulgada em seu Blog, espero ter feito por merecer. Com sua ajuda pretendo aperfeiçoá-la e quem sabe partir para novas WG.

  2. jarbas Says:

    Você merece, menina. Vê se volta para dar umaolhada nos trabalhos dos colegas da Licenciatura, deixando alguma apreciação sobre o que fizeram aqui nestes comments. Boa noite, Jarbas.

  3. Marco Aurelio Yamamoto Ito Says:

    Bom dia a todos,
    Quero compartilhar algumas experiências que tive com webgincana no colégio onde trabalho na zona norte de São Paulo. Utilizei a webgincana O velho Chico, apliquei a mesma para alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Obtive excelentes resultados em todos os anos, no fundamental dividi a turma em 4 grupos, e fiquei no quadro para anotar a pontuação, uma coisa que adotei foi a pontuação decrescente, por exemplo a questão 1 vale 1 ponto, mas quem responde primeiro ganha 4 pontos extras, a segunda 2 pontos extras, a terceira 1 ponto extra e a quarta apenas a pontuação da questão, adotei esse critério para estimular os grupos a continuarem pesquisando mesmo quando algum grupo já respondeu.
    No ensino médio eu apliquei a gincana de forma diferente, fiquei no meu computador e pedi que o representante de cada equipe me adicionasse no msn, e fiz por meio de msn, indo ao quadro apenas para marcar a pontuação, não preciso nem dizer que os alunos adoraram a oportunidade de usar o msn em sala de aula.
    Bom, graças ao professor Jarbas estou com outra webgincana para ser aplicada, e assim que o fizer, estarei postando aqui novamente.
    sem mais, um grande abraço a todos!

  4. Daniela Lira Says:

    Olá Profº Jarbas e visitantes do Boteco Escola!
    Como foram de férias? Esperam que bem.
    Fiquei bastante surpresa em ver nosso trabalho sobre Água publicado neste blog e esperamos que este pequeno treino possa ser utilizado para enriquecer as aulas de professores e futuros docentes. Este trabalho foi o primeiro, e como disse nosso querido professor, precisa ser aprimorado para um melhor aproveitamento. Também bisbilhotei as demais Web´s e fiquei feliz de ver tantos bons trabalhos que podem contribuir com a Educação de nossas crianças e jovens.
    Valeu pelo incentivo Profº. Tenha paciência que chegaremos lá, mas já valeu o início. A experiência da aplicação é fascinante e deve ser experimentada por todos.
    Abraços à todos.
    Da

  5. Eziquiel Menta Says:

    Nossa ferramenta não é voltada para as webgincanas e sim para as webquests, mas fica o convite aberto para utilizarem.

    Eziquiel Menta – http://www.escolabr.com

  6. simone e mayara Says:

    olá professor,
    gostamos muito da aula de sexta-feira, o senhor fez com que sala se inturma-se, todos nós participamos da aula, foi de um jeito diferente e inteligente.
    Vamos nos dedicar, para conseguirmos fazer uma WebGincana diferente e legal!!!valeu por tudo!!!

  7. Maricelia (licenciatura sexta) Says:

    Professor,

    Agradeço pela aula de sexta, que, ao contrário do que você falou, em minha opinião foi extremamente produtiva. Dela tirei várias idéias para alguns trabalhos e descobri que ainda há tempo para aprender coisas que deveriam ter sido a base de minha educação formal: geografia!
    Foi uma aula muito prazerosa e que levarei em minha parca memória!!!!

  8. Lenice/Dani-4apgn Says:

    boa noite professor
    nos ja fizemos tambem este trabalho de webgincana e aprendemos muito sobre sua importancia em sala de aula, dos dois que avaliamos hoje, gostamos mais do folclore e lendas, mesmo ele apresentando problemas com dois links, ele estava mais dinamico e coom perguntas de rapida resposta . Obrigada.
    Dani e Lenice

  9. Ana Paula e Nathália 4º APGNAS Says:

    Web Gincana Água
    Concluímos que a proposta apresentada pelo grupo, vai de encontro com a atual questão ambiental do mundo. Instigando os alunos à busca de novos conceitos a respeito da água, sua preservação e acima de tudo a utilização consciente.
    Utilizando linguagem clara os alunos ficam mais envolvidos com a atividade que requer a participação das duplas, exigindo o total interesse e criatividade na formulação das respostas.
    Consideramos, está web gincana viável, pois atende os requisitos básicos de uma aprendizagem significativa. Estimulando as potencialidades, criativa e o contato com recursos tecnológicos.

  10. Ana Paula e Natália Pereira 4º APGNAS Says:

    Web Gincana Água
    Concluimos que a proposta apresentada pelo grupo, vai de encontro com a atual questão ambiental do mundo. Instigando os alunos à busca de novos conceitos a respeito da água, sua preservação e acima de tudo a utilização consciênte.
    Utilizando linguagem clara os alunos ficam mais envolvidos com a atividade que requer a participação das duplas, exigindo o total interesse e criatividade na formulação das respostas.
    Consideramos, está web gincana viável, pois atende os requisitos básicos de uma apredizagem significativa. Estimulando as potencialidades, criativa e o contato com recursos tecnologicos.

  11. Ana Paula 4º APGNAS Says:

    Web Gincana Água
    Concluimos que a proposta apresentada pelo grupo, vai de encontro com a atual questão ambiental do mundo. Instigando os alunos à busca de novos conceitos a respeito da água, sua preservação e acima de tudo a utilização consciênte.
    Utilizando linguagem clara os alunos ficam mais envolvidos com a atividade que requer a participação das duplas, exigindo o total interesse e criatividade na formulação das respostas.
    Consideramos, está web gincana viável, pois atende os requisitos básicos de uma apredizagem significativa. Estimulando as potencialidades, criativa e o contato com recursos tecnologicos.

    Ana Paula e Natalia Pereira

  12. Deise, Elisabeth e Flavia - 4º APGNAS Says:

    Olá Professor Jarbas! Analisamos a Webgincana Sangue é Vida e gostamos muito. Embora a linguagem seja acadêmica, a proposta exige compreensão. As missões são boas e exigem criatividade e desafio. Achamos o assunto interessante, pois trabalhado de maneira diferente instiga os alunos a uma aprendizagem mais significativa.
    Abraços, Deise, Elisabeth e Flavia. 4º APGNAS.

  13. Maria Cristina e Maria Rejane Says:

    Está experiência foi muito educativa e interessante, pois tivemos conhecimento de curiosidades até então ainda não vistas. Achamos que faltou um pouco mais de missões fora do computador. Mas no que diz respeito ao conteúdo ficou excelente. Escolhemos duas webs: Web Gincana na internet e Sangue é vida. Parabéns a todos os autores.

  14. aslima Says:

    Oi Professor Jarbas…
    Visitei e explorei algumas (4 ou 5, perdi as contas) das webgincanas citadas acima, mas acredito que somente duas das exploradas merecem comentários.

    Webginc@n@ Águ@
    Brasil: nossa história no cinema

    Gostei muito de ambas, mas pessoalmente, a que mais me chamou atenção foi a Webginc@n@ Águ@, pois apresenta missões e atividades em grupo de forma mais dinâmica e diversificada que a outra.

    Mas, a Brasil: nossa história no cinema, também é muito interessante, pois apresenta um tema muito rico mas pouco trabalhado no ambiente escolar: o cinema. e ao contrário da primeira WG exigia um pouco mais de leitura na procura pelas respostas, fazendo com que os aprticipantes lessem efetivamente todos os recursos, proporcionando uma ampliação mais ampla do conhecimento: um dos objetivos principais da WG, ao meu entendimento.

    Porém, gostaria de acrescentar, algo: acho que ambos os desafios propostos pelas duas WG’s exigiam pouca interpretação, as respostas estavam muito escancaradas nos sites de pesquisa expostos nos recursos. Em alguns casos, mais de uma resposta era encontrada em apenas um link, então para que tantos link’s?

    Mas isso à parte, ambos os temas são muito interessantes, válidos e significativos; que deveriam ser mais amplamente divulgados não só por questões educacionais, mas também pessoais.

    Gostaria de parabenizar as duas equipes pela construção das WG’s. Realmente ADOREI…

    E a você Professor, uma sugestão, poderia pôr como uns dos tópicos da WG, logo após a conclusão, antes dos créditos, um espaço para que a equipe pudesse depor sobre como foi aplicar a WG, ou para comentários de quem a realizou, como eu.

    Até a próxima…

  15. Débora e Elaine - 4º APGNAS Says:

    Olá Profº Jarbas,

    Demos uma olhada na WebGincana elaborada pelos seus alunos e gostamos da “Ajude a salvar o mundo”. Achamos muito interessante a forma com que foi apresentada, pois os textos são curtos, objetivos e despertam o interesse dos alunos. Julgamos isto como um dos principais pontos da WebGincana, porque o aluno precisará ler muita informação até que descubra a resposta do que procura, portanto, a introdução e o desafio precisam ter estas características. Porém, no questionário, é solicitado que o aluno imprima as atividades, o que julgamos como um fator negativo porque nem todas as escolas têm essa disponibilidade e nos slides, que possuem algumas das respostas exigidas no questionário, o tempo das transições entre eles é muito curto para a leitura. Fizemos uma pequena avaliação. A pontuação total seria de 56 pontos e esta WebGincana obteve 39 destes.
    Débora e Elaine – 4º APGNAS

  16. Lélia Campos Says:

    Olá professor

    Passei pra dizer que a aplicação da WebGincana sobre filosofia que o meu grupo criou foi um sucesso, os alunos adoraram e pediram para que apliquemos outras WG, sobre outros assuntos.
    Foi uma experiência fantástica, farei uma pesquisa sobre algumas boas WG para passar pra eles.

    Vou deixar o link da nossa WebGincana, para os visitantes do Boteco que quiserem fazer uma visita:

    http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=7382&id_pagina=1

    Obrigada professor, pela grande contribuição que tem dado para a melhoria da educação em nosso país.

  17. WebGincanas. Produção de 2007. « Boteco Escola Says:

    […] na seção páginas deste Boteco uma nota sobre WebGincanas de Alunos.  Na época, tive a intenção de divulgar trabalhos feitos por meus estudantes de Licenciatura e […]

  18. Rosilangela maria da silva Says:

    professor eu pensei na missao tema “era vagas” o aluno vai ter que trazer alguem que vivenciou essa epoca do governo getulio vagas e trazer para sala para nos contar seu ponto de vista.

    1ano de pedagogia da universidade sao judas tadeu (nortuno)

  19. Aleni Baião Says:

    ola professor!!! estou fazendo um trabalho de conclusão de curso sobre internet como ferramenta tecnologica: webgincana assim que eu terminar publicarei até…..

Deixar mensagem para Lenice/Dani-4apgn Cancelar resposta