Educação e individualismo 1

Venho pensado muito sobre o tema nos últimos dias. Tenho a intuição de que o problema deve ser examinado a partir de rigorosa análise epistemológica. Ainda não consegui fazer isso, nem sei se sou capaz de fazê-lo. Mas, registro minhas impressões aqui na esperança de que amigos possam me ajudar.

Há uma face do individualismo em educação, evidenciada pelo sistema de notas e pela competição. Isto, porém, é muito superficial e muito distante de uma amarração epistemológica digna do nome. A eliminação de notas e da competição não acaba com o profundo individualismo que existe na educação, apenas o mascara.

Um caminho que podemos seguir é o de examinar alguns pressupostos que estão por trás de propostas educacionais. Um deles é o entendimento de que o conhecimento é “adquirido”. Esse pressuposto indica que conhecimento é um bem que pode ser comprado pela freguesia. Leva mais conhecimento para casa quem tiver mais recursos (inteligência, capacidade de estudo, atenção concentrada etc.). Esta concepção estabelece uma diferença brutal entre os educacandos e justifica fracassos, além de promover a ideia de meritocracia.

Outro pressuposto é o de que aprendemos solitariamente conteúdos de conhecimentos, não aprendemos em sucessivas elaborações sociais do saber. Aqui estamos no campo das metodologias. Acho que duas abordagens muito populares em termos metodológicos, a ativa e de competências têm fundo individualista. Reparem no meu acho… Eu preciso elaborar mais a coisa para mostrar como a minha desconfiança pode se converter em certeza.

Já fui longe demais e mal toquei no problema. Preciso de mais tempo para examiná-lo. Preciso, principalmente da colaboração dos amigos.

2 Respostas to “Educação e individualismo 1”

  1. REINALDO F CRISTO Says:

    Prezados,

    o primeiro ponto a considerar é sobre o que é o conhecimento?

    A definição de conhecimento ensinada nas escolas é mais uma questão histórica do que propriamente epistêmica.

    Segue um resumo epistemológico e filosófico sobre conhecimento:

    Resumo epistemológico

    Existência = natureza ou leis da física (100% da existência no universo: matéria, energia, tempo, espaços, subespaços).
    Inexistência = tudo o que não faz parte das leis da física (0% de existência no universo “não podem existir” deus, deuses, espíritos, alma, mente, mentalidade, etc.).
    Simulação Cerebral = autopercepção de nós mesmos (é aqui que entra nossa consciência 100% simulada pelo cérebro).
    Conhecimento = CVJV (crenças verdadeiras, justificas e validadas).
    Ciência = descoberta e aplicação das leis da física
    Tecnologia = aplicação da ciência.
    Dado = informação armazenada.
    Informação = aquisição de conhecimento.

    Resumo filosófico

    Ente = tudo o que existe
    Ser = Possibilidades do Ente
    Vazio = Existente = ∅
    Nada = Inexistente
    Espaço e Subespaço = possibilidades existenciais!
    Ente ∩ Ser = ∅

    Convenções sobre operações indexadas no conjunto vazio

    Somas vazias = 0
    Produtos vazios = 1
    Uniões vazias = ∅
    Interseções vazias = o conjunto universo
    Permutações vazias! = 1
    O conjunto vazio { } = ∅ determina a origem dos microestados ou da informação que será medida.

    Fórmula para a mínima possibilidade de medição:

    μ(∅) = 0

    O vazio ∅ é a origem de todas as coisas, do universo, do multiverso, de nossa capacidade cognitiva, de nossa simulação cerebral. Os espaços e subespaços nascem vazios, com possibilidades infinitas de particionamento e expansão!

    Resumos em:

    Qual a diferença entre Conhecimento, Informação e Dados? – Comece 2022 com essas dúvidas resolvidas!

    Qual a diferença entre Conhecimento, Informação e Dados? – Comece 2022 com essas dúvidas resolvidas!

    Teoria da informação e entropia – como passamos do conhecimento para a informação?

    Teoria da informação e entropia – como passamos do conhecimento para a informação?

    Em que devemos acreditar? A resposta correta é: no grau de probabilidade dos existenciais!

    Em que devemos acreditar? A resposta correta é: no grau de probabilidade dos existenciais!

    Abs.

  2. Antônio Silva Says:

    Bom dia! Estou iniciando um site: http://www.leituralegal.com onde disponibilizo livros narrados e com atividades divertidas como colorir e caça-palavras. Sou pai e meu filho não demonstra muito interesse pela leitura, por isso resolvi agregar algumas atividades às histórias para tentar envolvê-lo. A idéia é cadastrar 1 livro por semana e com o tempo aumentar as atividades relacionadas ao livro. Se você achar interessante a idéia e puder ajudar a divulgá-la, ficarei muito grato. Obrigado

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