Mestres de oficina

Professores de formação profissional.Estou revendo texto que escrevi sobre atuação e formação de docentes em educação profissional e tecnológica. No escrito, sugiro nas entrelinhas que mestres de uma ofício, mesmo sem educação universitária e capacitação formal para o magistério, são os melhores docentes em oficinas. Mas, esses mestres estão desaparecendo das instituições de ensino e a legislação não permite que eles sejam docentes. Seu lugar está sendo ocupado por gente com formação superior, mas sem qualquer identificação com o ofício que supostamente ensinam. O problema é ignorado por acadêmicos que pontificam sobre formação de professores.

Não tinha intenção de escrever parágrafo tão longo para introduzir essa conversa. Mas foi preciso para situar o que segue.

Ao considerar o papel de mestres de ofício, me lembrei de experiência acontecida no Peru, década de 60/70. Uma ótima escola superior de administração preparou programa para pequenos empresários do Interior do país. Tal programa tinha como meta formar pessoas para modernizar os negócios em todos os aspectos. Para a missão foram preparados os melhores estudantes da instituição que partiram para os recantos remotos do país a fim de levar a boa nova da administração moderna. Os pequenos empresários frequentaram os cursos (tinham incentivos financeiros do governo para tanto). Resultado: retumbante fracasso. Os cursistas nada aprenderam.

Alguém teve a ideia de reformular o projeto. Em vez de estudantes universitários brilhantes para ensinar moderna administração dos negócios, este alguém sugeriu que pequenos empresários com sucesso no que faziam assumissem a docência. Isso foi feito. Resultado: grande sucesso no programa.Infelizmente, passado tanto tempo, não sei mais onde li o caso aqui contado. Será que alguém sabe?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: