Exemplo de WebGincana

Uma das atividades que preparei para um curso de formação de educadores em EPT, para o IEEP/UNESCO Buenos Aires, foi uma WebGincana. Não tenho a versão final da tal, mas publico aqui o material que organizei para produção da WG na web.

WebGincana: Formação Profissional em Foco

Introdução

Mesmo que você não saiba inglês, dê uma olhada no vídeo com uma reportagem do Public Broadcasting System (PBS) sobre a formação profissional de alunos que terminam o ensino médio e não querem ir para a universidade.

A reportagem apresenta algumas possibilidades de formação que não passam pela academia. São uma educação bastante diferente do tradicional ensino escolar.

Há muitas formas de organização e estrutura da educação profissional e tecnológica. Tais formas podem ser encontradas em antigas histórias da capacitação de trabalhadores em guildas por volta do século XII, ou bem antes dele, se considerarmos as dinâmicas de formação em corporações na Grécia, Roma e Índia. Mas, as instituições que vemos hoje na área começaram a se estruturar por volta da metade do século XIX. Para estudar as instituições de educação profissional e tecnológica é bom conhecer um número significativo de fatos. Nesta atividade, proponho alguns desafios para que você comece a estudar tais fatos.

O que estamos fazendo aqui é uma webgincana, um jogo que desafia você a encontrar na internet informações para as questões propostas.

No que segue, você passará pelas seguintes seções:

  • Desafio: um conjunto de questões que podem ser respondidas a partir de pesquisa na internet. Para cada questão proposta aparece a indicação de pontos correspondentes à resposta correta. Eventualmente, como acontece em gincanas, você será desafiado a encontrar alguma informação fora da internet. Dei o nome de missão a esse tipo atividade.
  • Recursos: você pode usar o Google ou outro buscador para encontrar as informações de que precisa. Mas, se quiser, pode também usar algumas indicações de sites que relacionamos nessa seção.
  • Avaliação: indico nessa seção os níveis de desempenho de acordo com a pontuação obtida. Depois de responder a todas as questões propostas e cumprir as missões sugeridas, vá até o gabarito da WG e verifique a pontuação que você obteve.
  • Conclusão: apresento nessa seção como podemos entender a relação entre essa webgincana e o texto de estudo sobre características das instituições formadoras.
  • Gabarito da WG: apresento nessa seção as respostas para as perguntas do Desafio. Compare-a com suas respostas e veja quantos pontos conseguiu.

Desafio

Nesta seção você deve buscar resposta para várias perguntas sobre fatos relacionados com educação profissional e tecnológica. Além das perguntas, há duas missões de gincana que exigirão identificação de alunos de programas de EPT para obter informações, pessoalmente ou por meio de contatos virtuais. Registre suas respostas num arquivo de word para, posteriormente, verificar seu desempenho. Repare que no final de cada questão ou missão há indicação, entre parênteses, da pontuação do item.

Tudo entendido? Vamos então ao trabalho.

  1. Encontre: ano de criação da Escuela de Artes y Oficios de Uruguay; ano de criação do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. (5 pontos).
  2. Qual o limite de idade para ingresso em programas de aprendizagem na Austrália? Quantos anos dura um programa de aprendizagem naquele país? (15 pontos)
  3. Duração de programas de aprendizagem oferecidos pelo City College de San Diego. (15 pontos) Dica: informação pode ser encontrada no catálogo 2019-2020 do City College a partir da página 322.
  4. Relacione três cursos superiores oferecidos pelo SENAI  (5 pontos)
  5. Em que cidades há cursos técnicos binacionais Brasil/Uruguay ? (5 pontos)
  6. Nome da organização brasileira criada em 1931 para promover orientação profissional baseada em ideias de Frederick Taylor. (5 pontos)
  7. Nome do curso feito pelo ex-presidente Lula no SENAI. (5 pontos)
  8. Nomeie três cursos com coop-education no Seneca College. (5 pontos)
  9. Anos de criação do SENAI, SENAC e SENAR. (5 pontos)
  10. Veja em  http://bit.do/fhzA6 fotos da Pinacoteca de São Paulo. Para que instituição de educação profissional este lindo edifício foi projetado por Ramos de Azevedo? ( 15 pontos)
  11. Veja algumas fotos históricas das escolas técnicas de São Paulo em http://bit.do/fhzE7 . Essas escolas fazem parte hoje de uma grande rede de ensino técnico e tecnológico. Que rede é essa? (10 pontos)
  12. Dê uma olhada no vídeo indicado e encontre resposta para as seguintes questões: que curso o aprendiz do vídeo fazia na universidade? Quantos aprendizes há na Alemanha? (30 pontos). Este é endereço do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fzNM2BqKsxs .
  13. Missão 1: encontre alguém que esteja num programa de aprendizagem. Entre em contato com ele ou ela e anote: idade do aprendiz, duração do programa, empresa que oferece a aprendizagem, instituição educacional responsável pelo programa, escolaridade do aprendiz, ocupação em que está acontecendo a aprendizagem. (30 pontos)
  14. Missão 2: encontre um docente que ensina em oficina numa instituição profissional – a oficina pode ser um barracão de soldagem, uma cozinha, uma clínica de podologia, um laboratório de prótese dentária, uma salão de beleza, uma padaria etc. Entre em contato com ele ou ela e anote as seguintes informações: formação escolar do docente, anos de experiência no mercado de trabalho fora da escola, anos de docência, capacitação pedagógica formal (sim ou não). Instituição em que trabalha. (30 pontos)
  15. Que profissionais se pretendia formar, de acordo com o Decreto 7.566 de 1909, nas Escolas de Aprendizes e Artífices brasileiras? (20 pontos)

Recursos

Como já foi dito, para responder as questões você pode pesquisar informações pelo Google ou outro buscador. Pode também utilizar os recursos que foram selecionados para esta atividade. Seguem url’s dos recursos selecionados:

Avaliação

Numa webgincana não há notas ou conceitos. Há, sim, um total de número de pontos que você pode alcançar como resultado de sua pesquisa. Nesta webgincana o número total de pontos que você poderia alcançar é 200. Assim, numa escala de zero a 200, seu desempenho pode ser classificado da seguinte maneira>

  • Fantástico: 200 pontos.
  • Ótimo: 175 ou mais pontos.
  • Bom: de 100 a 170 pontos.
  • Insatisfatório: menos de 100 pontos.

Conclusão

Você viu um número pequeno de fatos sobre educação profissional, pois nosso tempo é bastante curto e nos permite apenas uma visita a alguns fatos de interesse. Elborei perguntas sobre uma das modalidades de formação profissional, os programas de aprendizagem, que, infelizmente, não vêm merecendo destaque na América Latina, mas são muito importantes na Alemanha, Austrália, Reino Unido e outros países do primeiro mundo. Nossa educação profissional, diferentemente da Alemanha, está muito escolarizada. E essa tendência de escolarização afasta as instituições de suas raízes de uma educação fundada no trabalho.

Os programas de aprendizagem, que passaram por um revival na Austrália e no Canadá, são apenas um aspecto que pode caracterizar as instituições formadoras. A articulação da formação profissional com a educação geral acabou dando origem aos cursos que conhecemos hoje como técnicos e tecnológicos. E alguns desses cursos são cada vez mais escolares e se distanciam do trabalho de cada dia. Um sinal de afastamento do saber do trabalho é o lugar de pouco destaque que as oficinas recebem em alguns cursos e mesmo em algumas instituições de formação profissional. A migração das intuições de formação profissional para o continente da academia acontece com muita frequência. No Brasil, por exemplo, antigas escolas de formação profissional, são hoje, centros de excelência acadêmica, mas não formam trabalhadores e técnicos como no tempo em foram criadas. Um exemplo nessa direção é a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, criada para formar técnicos para a agricultura e que hoje é um importante centro de pesquisa. Desde 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, busca-se evitar que as instituições de formação profissional deixem de lado a formação mais básica de trabalhadores e técnicos. E isso vem sendo feito por meio de propostas de verticalização do ensino em educação profissional e tecnológica. Veremos isso em nosso material de estudo.

Parabéns por sua dedicação em busca das informações necessárias para realizar esta webgincana.

Gabarito da webgincana

Para que você possa verificar como foi seu desempenho nesta webgincana, seguem respostas para as perguntas feitas. Não há indicação de respostas para as missões. No caso delas, você saberá se as cumpriu ou não a tarefa proposta.

As respostas para as questões são as seguintes:

  1. Escuela de Artes y Oficios: 1878. Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro: 1856.
  2. Não há limite de idade. O programa, no geral, dura de três a quatro anos.
  3. De dois a cinco anos.
  4. Há uma grande variedade de cursos superiores oferecidos pelo SENAI. Você deve ter encontrado mais de três. Seguem aqui alguns deles: Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Produção Gráfica, Tecnologia em Processos Metalúrgicos, Tecnologia em Produção de Vestuários e Design de Moda.
  5. Santana do Livramento (Brasil), Rivera (Uruguay).
  6. IDORT (Instituto de Organização Racional do Trabalho).
  7. Mecânico torneiro.
  • O catálogo do Seneca aponta que coop-ducation é obrigatória em Aviation Technology, Behavioural Psychology,  Child Development, Commerce Marketing, Community Mental Health, Crime and Intelligence Analysis, Healthcare Management, Interdisciplinary Studies, Therapeutic Recreation.
  • SENAI: 1943. SENAC: 1946. SENAR: 1991.
  • Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
  • Centro Paula Souza.
  • Arqueologia e História. 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil).
  • O item é uma missão. Você sabe se a cumpriu ou não.
  • Outro item que é uma missão.
  • De acordo com o Art. 2º , operários e contra-metres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: