Classificação de conhecimentos: uma síntese

No século passado tentei ensinar a meus alunos como classificar objetivos educacionais. Em minhas tentativas, escrevi pequenos textos, sintetizando informações sobre propostas de educadores como David Merrill. Segue uma dessas sínteses

 

CLASSIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS

E OBJETIVOS EDUCACIONAIS: SÍNTESE

Tecnologia Educacional

Jarbas N. Barato

06/99

 

  1. INTRODUÇÃO

 

  • Visão Tradicional:

 

  • apresenta um esquema geral, um documento a ser preenchido pelo professor;
  • no geral, as escolas utilizam um formulário parecido com o que segue:

 

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO
 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

  • Objetivos: resultados esperados

 

  • Conteúdos: programa a ser desenvolvido (matéria)

 

  • Estratégias: técnicas e métodos de ensino a serem utilizados

 

  • Recursos: materiais e meios a serem utilizados

 

  • Avaliação: instrumentos e métodos para a verificação da aprendizagem

 

  • Críticas:

 

  • não há uma discussão mais aprofundada sobre o significado dos componentes do planejamento de ensino;

 

  • entre os componentes, objetivos é um conceito pouco estudado; trabalha-se, no caso, com senso comum;

 

  • apesar das exigências do formulário, o que fica valendo é o PROGRAMA, a MATÉRIA;

 

  • sem uma discussão do significado dos componentes, o planejamento acaba sendo uma atividade burocrática.

 

 

  1. QUAL O PONTO FUNDAMENTAL DO PLANEJAMENTO DO ENSINO?

 

  • O ponto central de planejamento de ensino são os OBJETIVOS.

 

  • Por que OBJETIVOS?

 

  • necessidade de clareza quanto a resultados esperados

 

  • definição de resultados como DESEMPENHOS DOS ALUNOS

 

ê que é que esperamos que as pessoas FAÇAM, SEJAM, MANIFESTEM?

 

  • dos objetivos dependem todos os outros componentes do planejamento de ensino.

 

 

  1. COMO ESTUDAR OBJETIVOS?

 

  • OBJETIVOS como conhecimento e como habilidades cognitivas dos aprendizes.

 

  • TIPOS DE CONHECIMENTOS: o que é que os alunos devem aprender

 

  • TIPOS DE HABILIDADES COGNITIVAS: como é que os alunos vão aprender; como é que os alunos vão continuar a aprender os CONTEÚDOS depois do curso

 

 

  1. OBJETIVOS/CONHECIMENTO

 

  • Necessidade de uma definição do que é conhecimento:

 

  • conhecimento como REPRESENTAÇÃO

 

  • REPRESENTAÇÃO: elaboração pessoal e subjetiva de experiências e informações recebidas pelos alunos

 

  • reiterando: representação é elaboração, não é gravação, não é guardar a matéria

 

  • Necessidade de classificar de modo claro os conhecimentos exigidos para um domínio competente da matéria.

 

  1. CLASSIFICAÇÕES

 

  • Parece que há diferenças entre os seguintes conteúdos:
  • tabuada (decorar a tabuada)
  • adição (realizar operações de adição)
  • números primos, naturais (distinguir, identificar)

 

ou ainda

 

  • verbos regulares (conjugar)
  • substantivos (identificar)
  • ortografia (como escrever corretamente…)
  • redação (como escrever uma descrição)
  • Constatação:
  • parece que, em cada matéria, há conteúdos que correspondem a diferentes tipos de conhecimento;
  • possivelmente não aprendemos do mesmo modo todos os conteúdos de uma matéria;
  • possivelmente uma classificação de tipos de conhecimentos poderia nos ajudar a definir melhor OBJETIVOS em educação.

 

  1. OBSERVAÇÃO SOBRE CONHECIMENTOS COMUM

 

  • Mesmo em áreas não escolares (nos botecos da vida, por exemplo) é possível constatar diferentes tipos de conhecimento.
  • São diferentes, por exemplo, os saberes necessários para responder perguntas tais como:
  • que é pinga?
  • como se faz uma caipirinha?
  • que há no boteco?

 

  1. PASSAGEM
  • MODOS DE CLASSIFICAR O SABER
  • Há muitos
  • teoria e prática
  • ciência, senso comum, religião, mito
  • coração/razão
  • objetivo/subjetivo
  • EM EDUCAÇÃO
  • Taxonomia de objetivos (Bloom, Gagné, Merrill, etc.)
  • Examinaremos a taxonomia de Merrill
  1. COMO O CONHECIMENTO SE ESTRUTURA
  • Que operações mentais realizamos para elaborar conhecimentos?
  • Merrill propõe quatro operações básicas:
  • Operação de identidade (fato)

g= fator de aceleração

  • a operação, no caso, é uma associação entre dois termos, como, por exemplo:
  • um símbolo e seu nome
  • um acidente geográfico e seu nome
  • uma data histórica

 

A                         a

 

  • Operação de classificação ou de criação de categoria (conceito)
  • a operação, no caso, é a elaboração de uma categoria geral que nos ajuda a incluir ou excluir elementos de um dado conjunto;
  • verbos usados em perguntas que supõem estruturas de conhecimento às quais damos o nome de conceitos:
  • definir
  • classificar
  • distinguir
  • categorizar
  • exemplificar
  • conceituar
  • identificar
  • conceitos incluem ou excluem casos, situações, idéias, modos de ser, elementos etc.
  • Para pensar: por que classificar é uma atividade humana importante? Pense num exemplo em que a classificação de algo faz diferença.

3)  Operações de relações causais (princípios)

  • o que um fenômeno, atitude, objeto pode provocar?
  • por que fumar prejudica a saúde?
  • por que o desemprego está aumentando?
  • por que continuam a existir casos de dengue no Brasil

etc.

  • Falamos aqui de uma estrutura de saber que exige relacionar causa e efeito…

4) Operações de relações seqüenciais (processos)

  • Falamos aqui de uma estrutura que supõe a organização do conhecimento em seqüências lógicas para se chegar a um fim.
  1. COMO O CONHECIMENTO É APLICADO
  • Tipos de conhecimentos referem-se à estruturação do saber
  • A estrutura descreve conteúdo, não diz como o que sabemos é aplicado
  • Daí: necessidade de considerar desempenhos cognitivos
  • Três aplicações:
  • memória
  • uso
  • invenção

 

  • memória ê  recupera um dado existente; é como você conferir se um item está ou não estocado

 

  • uso ê faz com que um saber existente funcione no mundo; exemplos

 

  • conceito de azedo é utilizado para recusar um alimento…
  • princípios de hierarquia são usados para não ultrapassar os limites que ofenderiam o chefe.
  • idéias de seqüência são utilizadas para resolver um problema matemático

 

  • invenção ou descoberta

 

  • um vendedor cria um novo método para abordar clientes

 

 

 

  1. COMBINANDO AS COISAS

 

  • Conhecimentos factuais são aplicados exclusivamente no nível de memória.

 

  • Não há como aplicar o conhecimento de que Brasília é capital do Brasil.

 

  • Conhecimentos conceituais podem ser memorizados, usados e inventados. Exemplos:

 

  • Posso memorizar uma definição de mamífero
  • Posso usar o conceito de ironia para interpretar uma frase de alguém
  • Posso criar (inventar) uma nova categoria…

 

  • Conhecimentos de princípio podem ser memorizados, usados e inventados.

 

  • Conhecimentos de processos podem ser memorizados, usados, inventados.

 

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