Technorati e blogolândia

 

technorati

Antigamente, Technorati era uma ferramenta que nos permitia realizar análises detalhadas sobre características de blogs que estavam no ar. Com ela era possível saber em que posição estava seu diário eletrônico na blogosfera, quantos blogs tinham título semelhante ao seu, que postagens rolavam sobre assuntos de seu interesse etc. Fui visitar o site e vi que tudo mudou. Não há mais serviço de busca. O local agora é um sítio para facilitar propaganda na internet. Ou era, pois a mais recente pesquisa do Tecnorati sobre a blogosfera é um estudo de como andavam os blogs em 2011. Nenhuma palavra sobre os anos mais recentes. Os blogs estão morrendo lentamente ou se convertendo em espaços pouco frequentados (qualquer semelhança com zonas urbanas decadentes não é mera coincidência).

Nas ruínas da blogolândia é possível observar número imenso de edifícios de boa construção que não registram qualquer atividade há muito tempo. Entre esses edifícios, alguns são de construção minha e foram abandonados por volta de 2008. Entre tais edifícios está meu saudoso Aprendente. Acabo de passar por lá e vi que a última postagem aconteceu em 2011.

O próprio Technorati hoje faz parte das ruínas da blogosfera. Ao escrever este post, fui ao Google e descobri que o uso ferramental do Technorati par pesquisar blogs cessou completamente em 2014. Veja a notícia aqui.

Aqui no Boteco Escola ainda resisto, mas sem grande entusiasmo por uma atividade que antigamente ocupava boa parte do meu tempo autoral na internet.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: