Aqui, Agora.

O título deste post foi utilizado tempos atrás por um programa noticioso de TV.  Escrevi sobre isso num velho artigo publicado na Revista da ABT:

Aqui Agora, sem vírgula, sem ponto. Uma câmara nervosa e um repórter insistente invadem a privacidade de políticos, jogadores de futebol, bandidos e outras celebridades. Na edição, cortes evidentes e imagens tremidas caracterizam a “autenticidade” e o “realismo” dos fatos noticiados… Em casa, a audiência, vencendo qualquer barreira de hora e lugar, persegue bandidos, conversa com herói do dia, exerce sua justa indignação diante dos desmandos dos poderosos. O telejornal do SBT desvela uma das características mais perturbadoras da Sociedade da Imagem ou da Informação: a eliminação das barreiras de tempo e espaço. Aqui Agora, na favela, no Rio, no Recife, na delegacia da periferia, no Palácio do Planalto, nas ruas de Los Angeles, em Ruanda, é a “realidade” em milhares de lares brasileiros. O cotidiano do telespectador é apenas um pano de fundo para as verdades da vida que aparecem na telinha.

 

Vivemos num mundo que gratifica o imediato, que confunde inteligência com rapidez, que ignora a necessidade de trabalho continuado para se obter resultados significativos em ciência. Esse tema acaba de ser retomado por Alan Lightman num artigo em que ele comenta descoberta que confirma uma das propostas da teoria gravitacional de Eistein. Reproduzo aqui trecho do artigo de Lightman, que precisa ser considerado nesses tempos em que acabamos cultuando o imediato e perdendo a paciência porque a tela do computador demorou dez segundos chegar onde queremos:

The world at large, and the United States in particular, has developed an unfortunate need for instant gratification. We live not only in the age of information. We live in the Age of the Now. We grow impatient with printers that cannot churn out 10 pages per minute, or with computer screens that take 30 seconds to boot up.

Interessados em ver o artigo de Lightman podem clicar aqui.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: