O sentido do texto

Discute-se muito o sentido do que está escrito. Na Igreja, a interpretação das escrituras sagradas é uma área importante de estudos teológicos que atende pelo nome de Exegese. Na vida leiga também há uma disciplina dedicada à interpretação, a Hermenêutica. Hoje escrevi sobre isso no Face, analisando reação dos leitores aos meus microcontos. Reproduzo aqui o que publiquei em minha TL dia 20/12/2015.

 

Quem dá sentido ao texto é o leitor. Esse é um princípio que mereceu comentários de admiração da escritora Susan Sontag, pois os leitores manifestavam sentimentos até opostos na interpretação de seus romances. E, muitas vezes, revelavam direções que a própria escritora não houvera previsto.

Em escala muito mais modesta que as observações de Sontag, percebo grandes diferenças em leituras dos meus microcontos. Percebo também diferenças notáveis entre minhas avaliações das histórias que escrevo e a reação dos leitores. Muitas vezes, histórias nas quais não aposto muito caem no gosto de quem as lê. E o contrário também ocorre com frequência.

Faço essa observações ao reparar na reação dos leitores ao microconto que postei ontem:

>>> Com ainda não sabe a diferença entre alcateia e rebanho, o jovem lobo vive entre cordeiros.

Para mim, essa história precisaria de mais acertos formais e de conteúdo. Não estava, a meu ver, madura para publicação. Divulguei-a, pois não tive inspiração para torná-la melhor e, ademais, por preguiça não tinha eu outra história em estoque. Para minha surpresa, o número de leitores que manifestou apreciação pelo microconto do lobo acordeirado foi muito maior que a média. Vá entender!

Deixe uma resposta

