Celular pra velhos

Os aparelhos eletrônicos, geralmente, não são planejados de acordo com o funcionamento dos usuários. Estes últimos têm que se adaptar às novidades. Mas, às vezes, a adaptação é muito dificil e até impossível. Já escrevi muito sobre a questão aqui no Boteco e em outras partes. O que escrevi atende pelo bonito nome de usabilidade e tem como referência principal Donald Norman, pesquisador da ciência do conhecimento. Não vou repetir aqui velhas arengas. Vou apenas fazer um registro.

Acabo de ver no meu Face propaganda de um celular para idosos. Aparentemente o aparelho foi planejado para facilitar uso e pensando nos modos de funcionamento de seres humanos que já ultrapassaram a barreira dos setenta. Segue imagem do tal telefone móvel para velhos.

celular pra velho

Entre as coisas que escrevi sobre o tema, destaco o texto A TV da minha sogra. Copio a parte final do meu velho texto:

Entendo que usos mais adequados de tecnologias digitais em educação dependem de duas providências fundamentais:

1. considerar e integrar, no planejamento de produtos tecnológicos, as necessidades, opiniões, aspirações, sonhos, experiências e saberes dos professores;

2. entregar aos professores o papel de protagonistas mais importantes em aventuras de usos de tecnologias digitais.

Eu gostaria muito de continuar essa conversa, sugerindo meios e modos de trazer os professores para o palco do uso das novas tecnologias em educação. Mas prometi que estava chegando ao fim deste texto. E vou manter a promessa. Mas, espero que os educadores comecem a pensar de uma nova maneira a questão tecnológica no mundo da educação.

Uma última observação. É possível produzir controles remotos com quarenta funções. Mas, não é disso que minha sogra precisa. O que ela quer é controlar a TV de acordo com seus desejos, não importando limites fisiológicos e de funcionamento de sua memória. Os gênios da tecnologia precisam resolver isso. Não minha sogra.

Aparentemente, os fabricantes desse telefone para velhos estão atendendo a algumas das demandas que explicitei em meu artigo.

Quem quiser ver mais detalhes do “celular para idosos, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: