História das Américas na Mesa

Tempos atrás trabalhei na criação de Desafios Escolares, com ideias que seriam convertidas num programa de televisão. Mas, tal programa não era o fim da aventura. Na verdade, a ideia do Desafio era o de mostrar para as escolas alguma possibilidades de propor uma forma de estudar bastante diferente da usual. Esperava-se que os desafios transmitidos pela TV fossem inspiradores para desafios que as próprias escolas poderiam criar.

A estrutura do Desafio começava com um texto em que eu propunha tema, justificava escolhas, sugeria caminhos. Minha proposta era transformada em roteiro pelo pessoal de televisão. Algumas vezes o povo de TV mudava muito minha proposta para facilitar produção, e também porque talvez não compreendesse certas nuances educacionais que estavam em meu texto roginal. Mas, no jogo, a produtora de TV tinha a palavra final…

Um dos desafio que produzi chamou-se Mesa Americana. Interessados em saber como tudo começou, podem ver o texto que escrevi aqui mesmo no Boteco. Para tanto basta clicar em Desafio Mesa Americana. O que lá escrevi situa bem o que eu gostaria de ver produzido na TV. Mas, na minha opinião, alguns aspectos importantes foram deixados de lado, entre eles as maravilhosas histórias de alguns alimentos americanos – milho, mandioca e batata – que mudaram radicalmente hábitos alimentares no mundo inteiro.

Para o Mesa Americana preparei um WebGincana para facilitar estudo sobre alimentos americanos via internet. A WebGincana foi utilizada no programa de TV, mas sem o que há de mais importante nesse modelo de uso da internet que desenvolvi, as Atividades e Missões. Acho que o povo da TV deixou de lado Atividades e Missões porque isso daria muito trabalho em termos de gravação e registro. Com a redução da WebGincana apenas a resposta às questões propostas, a dinâmica da atividade ficou bastante prejudicada.

Em outra ocasião quero voltar aos Desafios Educacionais que criei. E, talvez, conversar um pouco mais sobre o Mesa Americana. Por ora fico por aqui.

O programa Mesa Americana foi produzido sob coordenação da Fundação Padre Anchieta por um produtora independente. Ele pode ser visto aqui na internet, pois foi colocado no Youtube. Trago-o para cá para prováveis interessados.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: