Uma horta escolar diferente

Já trouxe para cá diversas informações sobre o projeto Edible Schoolyard, uma iniciativa que utiliza os alimentos como ponto de partida para  a abordagem de diversos saberes. Numa das vezes em que me referi ao projeto, disse que não era conveniente traduzir “schoolyard” como “horta escolar”, pois tal tradução empobrece muito o sentido e a história de um trabalho educacional que merece ser conhecido.

O Edible Schoolyard articula plantio, cultivo, processamento e produção de alimentos. Tudo isso feito por alunos em todas as etapas, no campo e na cozinha. Não se trata de uma horta. Na área plantada há cereais, frutas, legumes, temperos, flores, além da criação de pequenos animais. Quase todos os professores se envolvem e colocam a mão na terra e vão para a cozinha com os alunos.

Há bastante material produzido pelo projeto que pode dar boas ideias de como desenvolver algo parecido em nossas escolas. Professores do projeto preparam exposições curtas sobre alguns assuntos que podem ser articulados com a alimentação. Num dos vídeos, por exemplo, a conversa é sobre a rota da seda, o longo caminho comercial que unia a China à Europa, trazendo para o Ocidente vários alimentos que estão hoje em nossas mesas. Noutro vídeo, o professor conversa sobre as culturas indígenas das Américas. As culturas maia e inca tiveram grande influência no cultivo e desenvolvimento de cereais, frutas, tubérculos e outros vegetais que muitas vezes não são identificados como americanos (fala-se, por exemplo, em batata inglesa; na verdade, tal batata deveria ser chamada de inca ou peruana…).

Não vou me estender sobre o assunto. Vou apenas sugerir um vídeo inicial que oferece uma visão geral sobre o projeto. Na coleção em que tal vídeo aparece, há outros vídeos e recursos que podem ser explorados por quem tenha interesse em horta escolar. E, eu espero, que esse interesse inicial, não fique apenas na ideia de horta, mas seja ampliado para um plano maias ambicioso de produção de alimentos numa linha muito parecida com o que se faz no Edible Schoolyard.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: