Trabalho é dignidade

mecânico

A foto mostra o mecânico de motos Matthew Crawford em sua oficina. Não é um mecânico qualquer. Ele é doutor e mestre em filosofia. Foi executivo de uma ONG que lhe pagava altos salários. Mas, deixou a vida engaiolada para reparar velhas motos, a maior parte delas fora de linha.

Crawford não foi para a oficina por falta de trabalho compatível com sua formação acadêmica. Ele foi para a oficina porque acha que sua atividade como mecânico, além de digna, lhe dá muita satisfação e traz desafios intelectuais prazerosos.

Não estou romantizando a vida desse mecânico tão diferente. Minhas observações sobre ele decorrem de um livro escrito por um filósofo que escolheu viver com as mãos sujas de graxa, em vez de usar ternos caros e atuar em escritórios chiques de Washington. O livro de Crawford chama-se Shop Class as Soucraft: an inquiry into the value of work e virou bestseller nos EUA.

Já li o livro de Crawford diversas vezes. É uma obra muito bem escrita e surpreendente. Merece atenção de quem está envolvido com formação de trabalhadores. Por essa razão, escrevi resenha de Shop Class as Soulcraft para o Boletim Técnico do Senac. Julguei que análise do livro de Crawford merecia referência a outra obra que apresenta visão muito positiva do trabalho braçal: How Starbucks Save my Life: a son of privilege learns to live like everyone else, escrita por um ex-publicitário, Michael Gates Gill, que na idade madura e desempregado aceitou trabalho como barista. Nas duas obras, fica muito claro que trabalho é dignidade.

Para amigos que queiram ler minha resenha desses dois ótimos livros, segue link:

>>> Trabalho é Dignidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: