Jornalismo e entretenimento

Os novos meios de comunicação mudaram completamente o jornalismo. Já não basta noticiar fatos, é preciso conquistar o público por meio de fórmulas do espetáculo. E fica parecendo que os fatos é o que menos importa.

Faz alguns dias que um vídeo com uma moça do tempo tornou-se viral na internet. A apresentadora, Yanet Garcia, com um vestidinho provocante mostra as previsões do dia. Em comentários que vi no Facebook, a maioria das pessoas brinca dizendo que não se lembra do conteúdo apresentado. A moça é espetacular e poderia estar falando de qualquer outro assunto. Um dos meus ex-alunos, economista, escreveu sobre o segmento de vídeo que trago para cá e disse que é difícil acompanhar o que ela diz sobre movimento da bolsa. Inocentemente, escrevi para ele que ela era uma moça do tempo. E ele me respondeu que só então notou que ela falava de temperatura, chuva e outros detalhes.

Yanet é talvez um caso extremo de transformação da notícia em espetáculo. mas, se olhamos para a TV brasileira, notaremos que todas as apresentadoras de previsão do tempo são moças atraentes. Não basta noticiar, é preciso apresentar a notícia com charme, beleza. Nos velhos tempos, um senhor meio calvo, especialista no ramo, Narciso Vernizzi, era quem nos passava informações meteorológicas. Hoje ele não teria qualquer chance na telinha. Narciso Vernizzi não era homem do espetáculo.

No segmento sobre meteorologia, as marcas do espetáculo são bem evidentes. Mas, em todo o noticiário predomina o tom de entretenimento. Importam menos as informações factuais. Isso acontece na TV. Não se restringe, porém, a ela. Nos meios impressos, houve também grande penetração do espetáculo. Em 1983, por exemplo, apareceu o USA Today, um jornal que emulava a TV, com muitas imagens, muita ilustração e textos curtíssimos. A espetacularização das mídias agora é soberana na internet. O assunto merece reflexão por parte de jornalistas e educadores. Acho que o vídeo da performance da moça do tempo de uma TV mexicana pode ser um bom ponto de partida para conversas sobre o tema.

O vídeo viralizado, parece, foi retirado do ar. Por isso, coloco aqui outro vídeo com as atuações de Yanet Garcia sobre o clima.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: