Minha cidade e educação

franca 60

Passei minha infância (de 1948 a 1957) em Franca, SP. No Apaixonados por Franca do FB apareceu outro dia uma foto que quero compartilhar. É uma vista aérea de pedaço da cidade por volta de 1960. Não dá para reconhecer quase nada do que é mostrado na Franca de hoje.

Minha infância urbana foi muito diferente da vida que levam as crianças nas cidades de hoje. A gente circulava livremente por toda a cidade, sem supervisão, sem presença dos adultos. Eu sempre fui ao grupo escolar sozinho e a pé. Houve uma ano em que andava cerca de quatro quilômetros para chegar à escola. A cidade, como quer Francesco Tonucci, era “nossa”.

Nos anos cinquenta, as cidades pequenas e médias do Interior paulista eram espaços de conivência para as crianças. Nelas jogávamos. Nelas nos encontrávamos para bater pernas e explorar cada canto do tecido urbano. Circulávamos de modo autônomo por toda parte, sem medo, sem preocupações. A cidade, como disse, era nossa. As ruas eram locais de convivência, não artérias de circulação de carros. Esse passado coloca um grande desafio para todos nós. É preciso recuperar as cidades como espaços de convivência, como locais em que as crianças podem brincar.

Reparem as ruas da Franca do final dos anos cinquenta. Os carros são raros. A gente jogava bola nas ruas. Quando os raros carros chegavam, a gente parava por alguns instantes e depois recomeçava o jogo. Jogávamos também outros jogos. Sempre nas ruas, espaços compartilhados com carros, carroças e bicicletas. Não há nada de saudosista no sonho de recuperar a cidade e suas ruas para a convivência humana. Esse é um desejo que tem tudo a ver com uma educação cidadã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: