Educação e imagens

20131

Daniel Boorstin sugere que vivemos na Sociedade da Imagem. Com a invenção de tecnologias de reprodução de fotos no final do século XIX as imagens foram se tornando companheiras banais do nosso cotidiano. Ou, por outro lado, tornaram-se a forma mais importante de informação em nossos dias. Tão importantes são elas hoje que há uma preocupação cada vez maior com a imagem pessoal em todos os ramos de atividades. Políticos não se preocupam com ideias com as quais possam ser identificados, preocupam-se com a imagem que passam. Somos mesmo, como diz Boorstin, uma Sociedade da Imagem.

Com tantos meios de produção e divulgação de imagens, é preciso pensar numa educação imagética. É preciso pensar em usos de imagens nas atividades de ensino e aprendizagem. E uma das vantagens da educação imagética é a fartura de recursos.

Abri este post com a imagem de um vulcão, o Tugurahua,  que entrou em atividade em 2013. A imagem é bonita, impressionante, mas para a população que vive no entorno o fenômeno trouxe muitos problemas. Atividades vulcânicas são eventos que podem despertar nossa curiosidade para entender o que é o magma terrestre e como ele se relaciona com os vulcões. E há muito mais assuntos de geografia física relacionada com os vulcões. Essa imagem do Tugurahua pode ser um ponto de partida para estudos interessantes em ciências. Tudo depende da imaginação de educadores, pois os recurso está disponível na internet.

Acrescento mais duas imagens para que interessados pensem em como aproveitá-las em atividades educacionais.

 

20132

 

A imagem mostra intensos raios de uma tempestade sobre Chicago.

 

20133

Foto da multidão na Revolução da Primavera no Egito.

 

As fotos que mostro aqui  fazem parte de coleções de imagens marcantes de 2013. Interessados poderão vê-las todas nos links que seguem.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: