Ebooks e livros impressos

Em 2010, Nicholas Negroponte, previu que os livros impressos estariam mortos em 2015. Chegamos a 2014 e parece que a profecia do mago do MIT errou completamente o alvo. A produção de livros impressos continua a crescer e a Galáxia de Gutemberg ainda não foi ameaçada seriamente. Com os livros não aconteceu ainda nada parecido com o que aconteceu com os CD’s de música.

Mas, os ebooks estão aí. Sua produção cresceu muito nos primeiros anos e parece que agora chegou a um nível de estabilidade, numa proporção que varia de 15 a 20% do total dos livros produzidos. É possível que tal percentual aumente nos próximos anos, mas sem grande velocidade. E o predomínio ou exclusividade dos ebooks, se acontecer, parece que foi deslocado para um futuro distante.

As observações que fiz atrás enfatizam alguns pontos de escrito recente de Nicholas Carr, famoso analista crítico dos meios digitais. Quem estiver interessado no escrito de Carr poderá vê-lo no link que segue:

 

 

Tenho uma opinião bastante pessoal sobre ebooks. Até o momento não existem ebooks de verdade, existem apenas cópias eletrônicas dos velhos livros, não importando os muitos recursos tecnológicos utilizados. Para mim, ebooks deveriam ser um modo de tratar informação inteiramente diferente dos livros cuja configuração ficou bem estabelecida por volta do século IV. Escrevi sobre tal tecnologia aqui no Boteco. Vejam, por exemplo:

 

 

Espero que um dia surjam ebooks de verdade, algo completamente diferente do livro impresso. E sabem porque não temos ebooks de verdade ainda? A resposta é simples, ainda não surgiram autores que produzam obras para ebooks. O que temos no momento são produções para a imprensa que foram acomodadas em telas. Mas, apesar de terem ido para telas, as obras continuam a ser de papel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: