Gramática econômica

napoleão mendesEstudei gramática num livraço do Napoleão Mendes de Almeida. Parece que nada ficou. Passei nas provas. Papagueei normas. Decorei algumas dicas sobre usos da crase.

Talvez tenha sobrado alguma coisa dos muitos anos de uso escolar da gramática do velho Napa. Mas, não tenho certeza. Espero que no futuro as gramáticas sejam mais amigáveis e reflitam as regras implícitas utilizadas pelo povão ao falar e escrever o idioma de Camões. Nas linhas que seguem, conto um caso sobre isso e tiro algumas conclusões.

Dos fiapos de conversa ouvidos hoje de manhã na praça Buenos Aires, registro as seguintes sentenças:

>>> As empresa ruim…

>>> Na quinta, veio só duas …

Expressões perfeitamente econômicas. Quem as ouviu, sabia que eram plurais os objetos da conversa. Para tanto bastou flexionar o artigo no primeiro caso. No segundo, nenhuma flexão foi necessária, pois duas é plural. Nossa gramática exagera. No primeiro caso, dizem que o correto é “as empresas ruins”, com três indicações de plural. No segundo caso, o correto seria “na quinta, vieram só duas”, com o verbo flexionado para concordar com o plural duas. Gastamos flexões em demasia, sem nada acrescentar em termos de comunicação.

Acho que a economia flexional ainda será correta no futuro, com uma gramática bem diferente da ensinada hoje. Sabiamente, o povo já faz economia. O que não dá para adivinhar são as futuras regras para indicar plural economicamente. Mas, acho que no caso dos substantivos predominará a norma de que a indicação de plural aparecerá no artigo. Acho, também, que os verbos serão bastante simplificados, perdendo todas as flexões para nós, vós (quem a usa hoje em dia?) e eles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: