Educação e Pobreza

A existência de escolas públicas aparentemente pode garantir igualdade de oportunidades para todos em educação. Não é bem assim. Condições de vida podem impedir acesso e sucesso escolar. No debate americano sobre qualidade da educação, Deborah Meier e Daine Ravitch mostram (cf. Bridging Differences) mostram que a pobreza é um grande obstáculo para que muitas pessoas permaneçam nas escolas, estudem e aprendam.

back-to-school-50Em Back to School, Mike Rose observa que gente pobre, com enormes privações de todos os tipos, precisa de alguma ajuda, sobretudo financeira, para frequentar cursos de capacitação profissional nos community colleges. Essa exigência é maior em colleges e programas de reconhecida qualidade.

Alunos que Mike acompanhou e entrevistou, no geral, tem alguma ajuda financeira. Muitos desses estudantes têm  a bolsa de estudos (de valor bem limitado) como  única fonte de renda com qual sustentam a família.

Ao ler o livro do Mike, fiquei pensando num grupo de brasileiros, na faixa dos 18 aos 39 anos, com uma história de engajamento precoce e precário no mercado de trabalho, e escolaridade básica insatisfatória, que frequenta ou poderia frequentar os Institutos Federais ou unidades do SENAI e do SENAC . Essa gente tem enormes dificuldades financeiras. Por essa razão, são  poucas suas chances de alcançar bons rendimentos nos estudos.

Comentários incidentais sobre o PRONATEC, um programa planejado para facilitar acesso de populações carentes a cursos de capacitação profissional, revelam profundas dúvidas de muitos educadores (dos IF’s e do sistema S) quanto a possibilidades de sucesso dessa gente castigada por uma vida inteira de pobreza.

Acho que ainda estamos muito longe de garantir acesso efetivo dos pobres a oportunidades educacionais de qualidade. E temo que a elite direitona fará tudo o que puder contra bolsas (dinheiro na mão dos interessados, não pagamento a instituições educacionais) para que os pobres possam, de fato, ter igualdade de oportunidades no campo da educação.

Anúncios

Uma resposta to “Educação e Pobreza”

  1. Estamos no caminho certo de como construir o estudante do século 21? | Caldeirão de Ideias Says:

    […] Spare Parts, A Rainha de Katwe,  Moonlight, A Chegada e Estrelas Além do Tempo) , textos ( 1 2 3 4 5 ) e livros (1) que leio e até andar sem rumo nas redes sociais tá nesse rolo ( 1 2 3 ). Essa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: