Educação e Felicidade

Uma das finalidades da educação, talvez a mais importante, é a de oferecer às pessoas oportunidades e meios para serem mais felizes. Esta ficha acaba de cair após leitura de um trecho em que Mike Rose, em Back to School, critica entendimentos predominantes hoje sobre fins da educação.

O pensamento hegemônico entende que o papel principal da educação é o de preparar bem as pessoas para o trabalho. Tudo é avaliado em termos de resultados econômicos e financeiros. Há outro pensamento também bastante popular: o de que a educação tem por finalidade primeira desenvolver o senso crítico. Como diz o Mike, nada a opor quanto a essas duas finalidades. Elas, porém, se esquecem das pessoas concretas e dos sonhos que elas têm.

No geral, vejo as finalidades da educação formuladas assim: adquirir (sic) competências, desenvolver senso crítico, apossar-se do patrimônio científico e cultural historicamente construído pela humanidade. São finalidades nobres. Mas, nenhuma delas revela preocupação com realização pessoal.

A partir de agora, vou insistir na ideia de que a educação deve ser, acima de tudo, instrumento para promover felicidade.

Anúncios

5 Respostas to “Educação e Felicidade”

  1. Goreti Says:

    Só falta esse entendimento realmente! Rubem Alves já bate nessa tecla há muito! Obrigada por, mais uma vez nos lembrar disso, ressignificando, até, nosso trabalho.

  2. Carmem Sasaki Says:

    Acredito que para ser feliz é preciso ser você mesma ou mesmo e a educação encarada com seriedade faz a diferença para a conquista da felicidade!!!

  3. Carlos Mateus Boarinj Says:

    Não só a Educação, mas, como bem ressalta Aristóteles, a finalidade da Política é promover, além da justiça, também a felicidade.

  4. Dulce Silva Says:

    No meu entendimento, enquanto Educadora, a felicidade deve ser encarada numa perspetiva Holística: Uma boa Saúde, o sucesso na Escola, no trabalho, na Família, são ingredientes, indispensáveis para que a felicidade aconteça.

  5. Estamos no caminho certo de como construir o estudante do século 21? | Caldeirão de Ideias Says:

    […] Parts, A Rainha de Katwe,  Moonlight, A Chegada e Estrelas Além do Tempo) , textos ( 1 2 3 4 5 ) e livros (1) que leio e até andar sem rumo nas redes sociais tá nesse rolo ( 1 2 3 ). Essa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: