O Poder de Aprendizagem das WebQuests

As Webquests têm duas referências indispensáveis, Bernie Dodge, inventor do modelo, e Tom March, autor de exemplos clássicos da genial forma de organização de informações para usos inteligentes de recursos do webespaço. Um e outro não são acadêmicos tradicionaios. Pouco escrevem “sobre”. Preferem produzir indicações de como elaborar webquests criativas e bem feitas. Esse modo de trabalhar traz grandes embaraços para quem procura fazer investigações sobre o modelo criado por Dodge nos moldes de trabalhos acadêmicos. Além disso, orientadores de dissertações e membros de bancas em investigações que têm webquests como objeto sentem desconforto por acasião de qualificações e defesas, pois até hoje não há referências “teóricas sólidas”” (ou tradicionais, na minha opinião) para conversas sobre um dos modelos melhor sucedido de proposta de uso da internet para fins educacionais.

Há, porém, alguns artigos fundamentais sobre o modelo criado por Bernie Dodge. Um deles foi escrito por Tom March e deveria ser literatura obrigatória em qualquer estudo sobre WebQuest. Para interessados, segue link para o texto do Tom:

Anúncios

Uma resposta to “O Poder de Aprendizagem das WebQuests”

  1. Alysson Bruno Says:

    Professor Jarbas,

    Sou professor universitário e sempre achei interessante seus comentários sobre WebQuest. Tive a ideia de usar uma em minhas aulas para o curso de Engenharia Agronômica (sou professor de TI e dou a matéria Informática Aplicada). Como nunca fiz um curso sobre esse assunto e nunca produzi uma, gostaria de saber se o amigo pode dá uma olhada e fazer algumas sugestões de melhoria para a minha WebQuest. A mesma está disponível aqui: https://gist.github.com/alyssonbruno/2dca1ec3146673fbd746

    De toda forma já fico agradecido ao amigo.

    Alysson Bruno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: