Palavra Imagem

Uma das atividades que fazia com meus alunos na universidade era o de propor transições da palavra para imagem. Essa é uma atividade muito facilitada hoje pela internet. Basicamente, o desafio consiste em solicitar dos alunos que estes ilustrem um texto. A atividade pode também ser proposta de modo inverso. Nesse segundo caso os alunos selecionam um conjunto de imagens sobre um tema, a fome, por exemplo. Cada coleção criada será lida por um grupo que a vê pela primeira vez; ou seja, alunos são convidados a palavrar as imagens colecionadas e publicadas por colegas seus.

Não vou entrar aqui em detalhes sobre formas de proposr atividades palavra <> imagem. Cada professor pode criar seu próprio caminho nesse campo e possivelmente será surpreendido pela criatividade dos alunos.

Volto a registrar neste Boteco as possibilidades de transição palavra < > imagem, facilitada pela riqueza imagética da internet, para fazer um registro. O que fiz de modo intuitivo há uns seis ou mais anos talvez seja uma prática comum de professores em várias partes do mundo.

Hoje, durante um tempo de recreio, comecei a buscar vídeos com performances do músico León Gieco. Há muito coisa desse grande artista do país do sul na internet. E, no meio de vídeos gravados em shows e programas de TV acabei encontrando um que se diz “casero”.

O VT “casero”, com a música Solo le pido a Dios, interpretada por Gieco, é um trabalho escolar de alunos de sexta série de uma escola pública argentina. Os meninos reuniram uma coleção de imagens para ilustrar a letra da canção. Tudo muito parecido com o que chamo de transição  palavra < > imagem. Vejam o vídeo e, se ainda não experimentaram trabalhar com a transição palavra < > imagem, o trabalho dos alunos da Argentina pode ser uma interessante sugestão do que é possível fazer. Basta usar imaginação.

Anúncios

Uma resposta to “Palavra Imagem”

  1. Designação MG 2013 – Resolução SEE Nº 2 .253, de 9 de Janeiro de 2013 « Videoteca de Geografia Says:

    […] Boteco Escola Palavra Imagem […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: