História do cinema, exemplo que ilumina o que fazer em tecnologia educacional

Trago para cá um vídeo que mostra cenas do clássico The Birth of a Nation, o filme que revolucionou o cinema. A obra é de 1915 e marca o surgimento da sétima arte. Com ela, o cinema deixou de ser um milagre de engenharia para se converter num veículo de comunicação.

O cinema é uma das histórias mais esclarecedoras da necessidade de imaginação, para que os novos meios se tornem importantes na comunicação humana.

Durante umas três décadas a tecnologia de produção de imagens em movimento foi uma novidade que deslumbrava as pessoas por causa da engenhosidade do invento. Mas, foi só em 1915 que o cinema surgiu como uma forma nova, diferente e atrativa de contar histórias. E tal façanha não foi resultado de mais tecnologia. Foi resultado da criação de uma forma de comunicação original, o filme. Até então eram gravadas cenas  tal qual estas aconteciam na vida comum. Nos filmes, as cenas são gravadas para integrarem um roteiro que mostrará uma história seqüente.

Até então o cinema mostrava uma suposta realidade; com o surgimento do conceito de filmes, o cinema passou a ser uma invenção de artistas que tinham uma história para contar; não um produto de engenharia de quem sabia como captar imagens em movimento.

É bom reparar que o aproveitamento do cinema em educação é quase nulo. Em parte, custos explicam o fenômeno. Bons filmes exigem muito investimento. Por outro lado, quando educadores quiseram fazer cinema, o resultado foram produções didáticas pouco sintonizadas com a arte inventada para fazer do mencionado recurso uma das formas mais atraentes de comunicação humana.

O cinema educou algumas gerações. Mas tal educação não aconteceu como conseqüência de um plano didático. Mentes e corações dos expectadores foram ganhos por artistas que produziram histórias imperdíveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: