Produção do livro no século passado

Em 1947 a BBC fez um belo vídeo sobre produção do livro. O documentário começa na mesa de um escritor que acaba de escrever a última página de uma história. A aventura continua numa gráfica.

Todas as fases de produção do livro são ilustradas pelo trabalho de diversos profissionais: linotipistas, paginadores, impressores etc. O vídeo é muito bem realizado, claro, instrutivo. Quem, como eu, teve oportunidade de trabalhar numa gráfica mata saudades de um processo industrial que estava baseado em várias maravilhas mecânicas como a linotipo, a produtora de chapas de impressão e outros equipamentos cujo funcionamento era muito engenhoso.

Ao ver o vídeo, lembrei-me do melhor audivisual que conheci, um material, também da BBC, que mostrava algumas técnicas de filmagem como zoom in, zoom out, cortes e uso de diversos planos. O material era antigo, também da década de quarenta. Meu professor de Educational TV, Dave Sharpe, ainda utilizava um projetor de 35 mm, embora já existisse tecnologia capaz de transferir o filme da BBC para um VT. Acho que o Dave fazia isso, em 1982, para enfatizar que o conteúdo era mais importante que o veículo.

Gostaria de encontrar na internet o filme utilizado durante meu mestrado em Tecnologia Educacional na SDSU. O material mostra com muita propriedade os mais importantes movimentos de câmera. Acredito que o mesmo ainda seja insuperável nos dias de hoje, apesar de toda a parafernália digital à disposição de quem produz vídeos.

Volto ao vídeo sobre produção do livro e  nada mais comento.  É melhor ver a bela obra da BBC:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: