Música e Educação

Já escrevi sobre música e educação diversas vezes neste Boteco. Desta vez pretendo escrever menos e apresentar exemplos que podem ser úteis em conversas sobre como a música deve ingressar nas escolas. Tenho receio de que o ensino de música se torne um troço chato. Alguns amigos meus já me disseram que as aulas de música que tiveram nos idos de 1950/1960 eram um horror. Por essa razão, precisamos de bons exemplos. Vou apresentar dois deles aqui.

O primeiro exemplo chama-se Bolton Project e foi desenvolvido em escolas públicas de Wiston-Salem, no EUA. A alma do projeto foi o maestro Peter Perret. Há um ótimo livrinho que conta a história do projeto e mostra como fazer música numa escola fundamental. O nome desse livrinho é “A well-tempered mind: using music to help children listen and learn”. Para quem estiver interressado, indico resenha da obra, texto que escrevi faz alguns anos. Para tanto basta clicar no destaque que segue:

Seguem algumas indicações sobre o Bolton Project (todas em inglês):

Outro exemplo é o PS22 Chorus, um grupo formado por alunos de uma escola pública, a Public School 22 in Graniteville, Staten Island (New York). O coro, que congrega cerca de sessenta crianças daquela escola de Staten Island, foi criado em 2000 por um professor de música, Gregg Breinberg. Gregg começou a fazer vídeos da atuação de seus alunos, com o objetivo de mostrar para os pais o que os filhos eram capazes de criar. Posteriormente, os vídeos foram para o Youtube e se tornaram un fenômeno na internet. Personalidades da mídia e cantores começaram a promover o PS22 Chorus, e a música dos meninos pobres de Staten Island foi para a TV,  para teatros, praças públicas.

Vejam e ouçam o PS22 Chorus cantando Imagine:

Vejam o PS22 Chorus cantando Viva la Vida:

Para se ter uma idéia do trabalho de um fantástico professor, vejam esta entrevista com o criador do PS22 Chorus, Gregg Breinberg:

Anúncios

Uma resposta to “Música e Educação”

  1. Lili Says:

    Muito bacana mesmo! Já tinha visto uma apresentação deles cantando The eye of the tiger… Mas por que será que cantam sentados e não em pé, como na maioria dos corais? Bem, não vi a entrevista, não sei se ele explica isso…

    Abraço
    Lili
    http://meajudaaolhar.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: