Censura de livros didáticos

Já comentei aqui um belíssimo livro de Diane Ravitch, The Language Police, que mostra com acontece a censura de livros didáticos nos Estados Unidos. A descrições de Ravitch são impactantes. Os livros didáticos tanta censura sofrem no seu processo de produção que se tornam irrelevantes. Duas áreas sofrem mais profundamente a censura: história e literatura.

Para interessados em conhecer melhor o estudo de Diane Ravitch sobre o que os estudantes americanos podem ou não podem ler nas escolas segue indicação de resenha que fiz agum tempo atrás sobre o citado livro:

The Language police – resenha

Como as editoras produzem seus livros de acordo com as pressões dos maiores compradores, boa parte dos estados do país acabam adotando obras aprovadas pelo Estado do Texas, o mais reacionário da União. O comediante Jon Stewart fez uma reportagem interessante sobre o caso. Ele mostra os conselheiros do Conselho Estadual de Eduação do Texas em ação, explicando porque Don Oscar Romero, morto por esquadrões da morte que apoiavam a ditadura salvadorenha, não deve estar nos livros de história. As declarações dos conselheiros são absurdas e ridiculas. Mas, elas prevaleceram. Os direitistas do Texas não permitiram que o arcebispo que lutou contra a ditadura em El Salvador tivesse seu nome em livros de história da América Latina. Segue link para o vídeo em foco:

don-t-mess-with-textbooks

Anúncios

Uma resposta to “Censura de livros didáticos”

  1. Danielle Guglieri Lima Says:

    Enquanto censurarmos e permitirmos a censura de textos importantes e reflexivos estaremos indo ao encontro da ignorância, como a questão, por exemplo, do ensino a distância, pois muitos criticam e dizem ser algo de baixa qualidade. Este tipo de argumento não será também reacionário? Acho que sim, pois mesmo que algo seja ruim, o que não é o caso aqui, não deve ser escondido, mas vira a tona para que possamos refletir e ensinar nossos filhos e alunos a fazerem o mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: