Dicas sobre Edublogs

Estou a recuperar escritos, notas e suibsídios que elaborei sobre blogs e educação. Busco materiais escritos para situações específicas, mas, que até hoje, podem ser de alguma utilidade para quem se interessa por blogs em atividades educacionais. O texto que segue é uma indicação que fiz para o André, estagiário de jornalismo na revista Carta Capital na Escola há pouco mais de dois anos. Reproduzo o texto a ele enviado, sem qualquer mudança.

Edublogs

André,

Seguem aqui algumas informações sobre edublogs. Não tive tempo de fazer algo mais elaborado. Procurei  organizar aquela conversa que tivemos por telefone. Espero que o material lhe seja de alguma serventia.

 1.     Destaques

 

Blog que dá dicas de redação. Geralmente, cada post propõe um tema acompanhado por orientações de como fazer uma redação sobre o assunto.

Blog premiado. O foco do trabalho da Miriam é ecologia. Além de indicações interessantes sobre questões ambientais, a autora de vez em quando fornece dicas técnicas sobre blogs para os educadores.

Ambiente mantido pelo coordenador do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Itaperuna, RJ. Foi planejado como ambiente de conversa com professores da rede local, mas é também importante referência em toda a edublogosfera.

Blog da Suzana Gutierrez, uma das pioneiras do uso de blogs em educação no Brasil. Esta é a segunda versão. A primeira versão, se não me engano, começou por volta de 2001 (favor confirmar com a autora).

 

Espaço de conversa sobre arte e educação. Os posts geralmente trazem muitos exemplos e ilustrações no campo da arte e educação. Em pouco mais de dois anos, esse espaço já recebeu mais de quinhentas mil visitas.

 

Espaço sobre ensino e aprendizagem de inglês. Bem humorado. Bem escrito. Com muitas dicas interessantes para professores e alunos de inglês.

Não é propriamente um blog de educação. É mais um blog de artes visuais, com trabalhos originais da própria autora. Bom exemplo de articulação entre produção de artes gráficas (com ou sem uso de computador) e divulgação do mesmo num blog.

 2.     Blogs de NTE’s

Blogs de NTE’s (Núcleos de Tecnologia Educacional). Os Núcleos são importantes serviços de apoio ao uso de tecnologias em educação. Muitos deles utilizam blogs como instrumento de conversa com os professores. Há blogs de NTE’s por todo o país. Muitos núcleos incentivam a produção de blogs. Sugerem que as escolas tenham seus blogs. Dão apoio a professores para que estes ingressem na blogosfera como autores. Seguem aqui alguns exemplos:

Blog do NTE de Floripa. É uma área de diálogo com escola e professores. Repare que o mesmo traz uma relação de blogs das escolas apoiadas pelo núcleo.

Blog do NTE de Rio Grande, RS. Propósitos bastante parecidos com o de Floripa.

Blog do NTE de Navaraí, MS. Idem.

Blog do NTE de Belém, PA. Repare que ele indica enlaces para outros blogs de NTE’s no estado do Pará.

Blog do NTE de Castanhal. Tem cara e finalidades bastante parecidas com as dos já citados. Mas, merece destaque. É um trabalho feito no coração do país, não numa capital ou em núcleo urbano importante. Se puder, cite este trabalho de Castanhal. É bonito. Emociona.

3.     Dicas

Existem muitos textos que sugerem como começar um blog em educação. Elenco aqui algumas dessas sugestões. Você pode resumi-las e destacar apenas as que julgar mais úteis.

  • Escolha um foco de conversa. Qualquer um. Mas que seja algo de seu gosto. Algo que valha um bom papo.
  • Escolha a ferramenta de publicação. Há muitas. As mais populares são o WordPress e o Blogger.
  • Faça um ensaio utilizando a ferramenta escolhida.
  • Escreva de modo coloquial. Blog é um espaço de conversa, não uma publicação acadêmica.
  • Noticie lançamento de seu blog, mandando e-mails para amigos, alunos e educadores que você admira.
  • Lance seu blog. O ideal é fazer o lançamento numa festa virtual.
  • Insista com amigos, alunos e colegas para que estes apareçam no seu blog e comentem.
Anúncios

3 Respostas to “Dicas sobre Edublogs”

  1. Alessandra Says:

    Prezado(a),

    Gostariamos de solicitar que seja divulgado em seu blog informações sobre a 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.

    4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

    O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
    Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
    A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
    A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
    A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

    Calendário da 4ª ONHB
    Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
    Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
    Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
    Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
    Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
    Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
    Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
    Cerimônia de Premiação: 21/10/2012

    Inscrições no site: http://www.mc.unicamp.br

    Atenciosamente
    Alessandra Pedro
    Coordenadora Associada Olimpíada Nacional em História do Brasil
    Museu Exploratório de Ciências
    Caixa Postal 6025
    UNIVERSIDADE ESTADUAL D E CAMPINAS (UNICAMP)
    Cidade Universitária Zeferino Vaz
    13083-970 – Campinas – SP
    Brasil

  2. Lili Says:

    Sou professora de educação infantil da Rede Municipal de Campinas… Neste ano de 2012, trabalhando com um agrupamento III, com crianças de 3 e 4 anos. Mantenho um blog que apresenta pequenas cenas do cotidiano de uma sala de aula da educação infantil, desde o início de minha experiência docente, em 2004. Este meio se tornou um importante instrumento de reflexão sobre minha prática e de busca por outros olhares sobre o trabalho desenvolvido com as crianças, principalmente a partir de 2011, após ingressar na rede pública de ensino. O endereço do meu blog é http://meajudaaolhar.wordpress.com

    Desde então, tenho buscado outros registros de professores sobre seu trabalho. E encontrei muitos blogs trazendo estes registros. Alguns trazendo cenas curtas do cotidiano, falas das crianças, relatos da parceria professor-crianças na construção de projetos, a apropriação do trabalho pelas mesmas, etc, de forma muito subjetiva a cada educador que relata. Foram reunidos no blog Além dos Muros Escolares, visando facilitar o acesso a estas inúmeras escritas de professores circulantes pelo mundo. O endereço do blog é http://alemdosmurosescolares.wordpress.com

    “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”
    (Paulo Freire)

    Um abraço
    Liliam

  3. Doralice Araújo Says:

    Estava com saudade da conversa blogueira com você, querido amigo Jarbas. Voltei aqui, puxei um link e mais um e outro e outro…e precisarei de muito esforço para sair do Boteco Escola. Há tanto para ler e refletir, ouvir e descontrair…

    Deixo um abração saudoso,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: