Pobreza e aprendizagem

Nos debates que acontecem hoje no cenário americano, Diane Ravitch vem insistindo na ideia de que uma das causas mais importantes do fracasso em educação é a pobreza. Por diversos motivos, as crianças pobres vão ficando para trás. E o déficit educacional dos mais pobres vai aumentando com o passar do tempo. Assim, no final dos estudos secundários, jovens oriundos das camadas populares  acumulam insucessos escolares que se refletirão em insucessos na vida.

Intuitivamente, Dom Lorenzo Milani, o grande educador italiano, percebeu o problema no final do anos cinquenta do século passado. Por isso, em sua escola, filhos de camponeses e operários, fracassados crônicos no sistema educacional italiano, tinham que estudar muito mais que os filhos de papai. E Milani queria que seus alunos não apenas superassem enormes falhas educacionais. Ele achava que, para poderem ter suas vozes ouvidas, filhos de camponeses e operários tinham que saber muito mais que os filhos da burguesia.

O tema da pobreza em suas relações com a educação não é muito estudado. Em 1990, meu amigo Sigfredo Chiroque, chamou atenção para a questão em seu livro Mapa de La Pobreza Educativa en el Perú. Mas, a voz de Chiroque foi pouco ouvida. É comum atribuir fracassos escolares mais aos professores que à pobreza. Ou, no caso americano, muitos economistas, travestidos de reformadores da educação, ignoram a pobreza como uma das causas do fracasso escolar.

Minha intenção neste post é apenas a de levantar o problema. E faço isso para motivar quem se interessar pela leitura de uma nota sobre pobreza e fracasso escolar já na fase em que as crianças dão seus primeiros passos no campo da educação sistemática em pre-escolas. Vejam isso no link que aponto a seguir:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: