Finalidade da escola

Nos últimos tempos tenho criticado ideias que enfatizam uma escola voltada para a eficiência. Tais ideias guardam parentesco com entendimentos de que a educação acerta quando as pessoas alcançam sucesso econômico ou obtem altas notas em testes padronizados. Nessa visão, aspectos essenciais da educação ficam esquecidos. Não vou fazer um longo discurso sobre a questão (pelo menos não vou fazê-lo agora). Escrevo sobre o tema apenas para introduzir uma citação excelente que encontrei no Facebook da comunicadora Chris Boese. Vamos, pois, ao que importa, a dita citação?

Anúncios

3 Respostas to “Finalidade da escola”

  1. Doralice Araújo Says:

    Sempre com uma excelente reflexão, prezado Novelino. Deixo aqui o meu abraço e a certeza da regular leitura das suas postagens.

  2. carmenguerreiro Says:

    Bom dia, professor Jarbas, tudo bem?

    Meu nome é Carmen, sou repórter da Revista Educação. Eu entrevistei o senhor em 2006 para a mesma revista. Estou atualmente escrevendo a matéria de capa da edição de agosto sobre Lição de Casa. A ideia é reunir pais, professores e especialistas que são a favor ou contra a tarefa e debater isso. Dentro desse escopo, acho interessante debater a webquest como lição de casa mais estimulante para os alunos.

    Por isso gostaria de entrevistá-lo para essa matéria, seria possível? Na ocasião posso explicar melhor a pauta. A entrevista seria feita por telefone e meu prazo é sexta-feira, dia 22.

    Desculpe-me por entrar em contato via comentário, mas não encontrei um email.

    Obrigada, aguardo o seu retorno pelo email carmen.guerreiro@gmail.com ou pelos telefones abaixo.

    Carmen Guerreiro
    Repórter – Revista Educação
    (11) 3467-8538
    (11) 9440-8009
    http://www.revistaeducacao.com.br

  3. Comunicação e Cultura Says:

    Muito interessante o blog! Parabéns!
    Somos uma instituição educativa sem fins lucrativos que dá apoio a escolas e professores(as) que trabalham com Jornal Escolar para múltiplas aprendizagens, expressão e cidadania de crianças e adolescentes, e aproximação entre escola e família. Ainda não trabalhamos com blogs, mas pensamos fazê-lo, pois os modos de comunicação se complementam. Visite o Portal do Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br). Se gostar, por favor, nos ajude a divulgar aos leitores do blog esse espaço e os recursos que são oferecidos gratuitamente.
    Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: