Comunicação e axiologia

Encontrei entre os meus guardados anotações que fiz para uma primeira aula sobre axiologia e comunicação. Tais anotações, de 2010, eram um primeiro ensaio para conversa com meus alunos de comunicações sobre o que é axiologia. Para não ficar em definições abstratas, resolvi relacionar axiologia com comunicação.

Não tive tempo de utilizar esse roteiro. A axiologia acabou não entrando em  minhas aulas de filosofia em 2010. E como não sou mais professor do povo de comunicações, minhas anotações ficaram sem uso. Acho, porém, que elas ainda podem  ser uma sugestão de conversas sobre valores e comunicação humana. Por isso, reproduzo-as aqui.

Tecnologia, Comunicação e Valores (notas)

 

Jarbas Novelino Barato

 

Caso 1: publicidade. Senhora negra entra em elevador social de prédio chic. Um dos moradores comenta casualmente: “empregados e outros trabalhadores deveriam conhecer o elevador de serviço”. Comentário da senhora negra: “é minha segunda vinda ao prédio, comprei a cobertura e ainda não tive tempo de conhecer o elevador de serviço”.

 

Caso 2: repórter resolve pesquisar como manobristas julgam clientes de uma boate dos Jardins. Chega num fusquinha velho. Desce. Tenta dar a chave para o manobrista. Este finge ignorar o gesto. É preciso insistir muito para que o manobrista aceite o serviço. Ele o faz com má vontade evidente.

 

Estamos falando de teoria dos valores, uma parte da Filosofia conhecida pelo elegante rótulo de Axiologia. Axiologia tem a ver com Ética, pois os julgamentos éticos que fazemos estão associados a valores.

As mídias promovem certos valores e, ao mesmo tempo, eliminam outros valores do cenário. Um exemplo: buscamos o imediato. Muita gente ontem a noite ficou aguardando a saída do primeiro mineiro que estava nas profundezas da mina San José. Queriam ver na hora em que o fato estava acontecendo. Muitos, incluso um professor aqui da casa, passaram a madrugada vendo a saída do 2º, 3º e 4º mineiro. Duas coisas explicam isso: curiosidade e vantagem de poder dizer “eu vi, ao vivo, o resgate dos mineiros”. Ver um vídeo, 24 horas depois, vale muito menos. Estamos convencidos de que o IMEDIATO é o tal.

 

Relacionem três outros valores da midia e da cultura de massas hoje.

  • Diversão
  • Emoção
  • Realismo
  • Atualidade (aqui/agora)
  • Juventude
  • Beleza
  • Fama
  • Movimento
  • Aventura
  • Sonho
  • Lazer
  • Prazer
  • Descompromisso
  • Mudança Contínua
  • Rapidez
  • Velocidade

Mudam mídias, mudam os valores. Regresso a valores de velhas mídias é penoso. Uma das aspirações é a de superação do velho.

Modos e meios de comunicação:

  • Gestos
  • Expressão Facial
  • Expressão Corporal
  • Riso/Choro
  • Sons emocionais (não palavras)
  • Música, ritmo e dança
  • Fala
  • Escrita
  • Pintura
  • Imprensa
  • Foto
  • Telégrafo
  • Cinema
  • Televisão
  • Rede de computadores
  • Multimídia

Cinco primeiros são compartilhados com outros animais. Revelam demasiado. Tentamos controlá-los para que os outros não saibam de fato o que sentimos. O controle nem sempre funciona. Quase nunca influenciam diretamente valores conscientemente proclamados.

A música é um caso à parte. Ela é uma linguagem dos sentimentos. Passa valores de acordo com intenções do artista; mas, quem a recebe pronta quase nunca percebe conscientemente o que o artista quer.

Fala. Quando é a única maneira consciente de passar informações ganha importância e se funda em valores tais como:

  • Autenticidade
  • Confiança
  • Diálogo
  • Troca (conversa/prosa)
  • Presencialidade
  • Olho no olho
  • Confiança confirmada pelas demais expressões comunicativas.
  • Sabedoria pessoal
  • “Palavra dada”
  • Gregarismo

Escrita. Destrona a fala. Dispensa presencialidade. Não é dialógica. Não é acompanhada por pistas de expressão corporal. Nada de olho no olho. Promove valores tais como:

  • Análise
  • Racionalismo
  • Profundidade
  • Dedicação
  • Trabalho duro
  • História (texto sempre reflete referências espaciais e temporais)
  • Concentração
  • Individualismo
  • Autoria
  • Originalidade
  • Esforço

E a TV, que valores promove? Exercício.

  • Emoção
  • Imediatismo
  • Diversão
  • Aventura
  • Dispersão
  • Pouco ou nenhum trabalho
  • Mais recepção, menos produção
  • Baixa necessidade de concentração (lei do menor esforço)

 

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Uma resposta to “Comunicação e axiologia”

  1. Genesio Fernandes Says:

    Pois é: a escola, não sei se porque tem mania mais de reforçar valores do que discuti-los, não sabe disso. Seria muito importante discutir valores desde o começo com os alunos.

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