WebGincana: O Velho Chico

Comecei a estruturar o modelo WebGincana em 2004. Em vez de escrever sobre fundamentos e elaborar um trabalho acadêmico, fiz uma WebGincana para ser experimentada com meus alunos. Tal produto recebeu o nome de O Velho Chico: Uma WebGincana.

Quando desenvolvi projeto sobre WebGincana para o Senac de São paulo, retomei O Velho Chico como uma referência em estudos sobre o modelo. Publico aqui a estrutura de O Velho Chico, copiando o original que foi convertido numa Webpage que não está mais no ar.

Divulgo O Velho Chico como forma de contribuir para conversas sobre WebGincanas, não para propor um produto que possa ser usado, pois é provável que a maioria dos recursos necessários já não estejam mais no ar.

O Velho Chico

uma webgincana sobre o mais brasileiro dos rios

 

 

Áreas de interesse: geografia, história, literatura, cultura brasileira.

Nível: da 7ª série do ensino elementar à 1ª série do ensino médio

 

Autor: Jarbas Novelino Barato

jarbas.barato@gmail.com

 

 

 

 

 Senac São Paulo

 

São Paulo, 20 de julho de 2006

 

 

 

 

[menu] home  Introdução Desafio Recursos Avaliação Conclusão Créditos e Agradecimentos Aos Educadores

 

 

 

Introdução

 

O São Francisco é um rio muito interessante na sua história, geografia e cultura. Vale a pena conhecer detalhes sobre o Velho Chico. Ele leva água para um Nordeste que tem muita sede, ele é um caminho natural para quem quer andar pelo coração do Brasil, ele fornece energia para muita gente, ele é fonte de vida para muitos bichos, ele é cenário para belas histórias de amor. Vocês, bons brasileiros, precisam conhecer melhor o nosso rio da integração nacional. Esta WebGincana é um começo. Depois de vencer o desafio que ela propõe, vocês certamente vão querer embarcar em mais conhecimento sobre um dos pedaços mais atraentes de nossa terra.

 

Desafio

 

  • · Nesta gincana, vocês deverão se organizar em equipes de três ou quatro integrantes.
  • · É bom escolher um nome significativo para o time que vocês formarem.
  • · Como todo mundo sabe, gincana é um jogo de equipe. Por isso vocês precisarão se organizar para que todos tenham diferentes funções que possam ajudar a equipe a ser um time vencedor.
  • · Escolham um líder. Seu professor aceitará apenas as respostas comunicadas por ele.
  • · Sugere-se que vocês leiam todas as respostas antes de começarem a respondê-las
  • · Reparem que algumas questões valem mais que outras.
  • · Reparem também que no próximo tópico, Recursos, há uma lista de de sites  onde vocês poderão encontrar todas as respostas de que necessitam.
  • · Reparem, finalmente, que os critérios que seu professor vai utilizar para julgar as respostas estão definidos no item Avaliação.

 

Vamos  às questões:

 

1. Onde estão as nascentes do rio São Francisco? (estado e local) [10 pontos]

 

2. Cite três cidades próximas da nascente do Velho Chico. [10 pontos]

 

3. Qual o principal produto de artesanato produzido às margens do rio São Francisco? [10 pontos]

 

4. Por que as carrancas são zooantropomorfas? [10 pontos]

 

5. Quanto custa uma carranca? [10 pontos]

 

6. Quais os quatro produtos mais cultivados em áreas irrigadas pelo nosso rio? [10 pontos]

 

7.  Que barco foi restaurado e voltou a navegar recentemente pelas águas do São Francisco? [10 pontos]

 

8. Porto Calendário é um grande romance ambientado no vale do São Francisco. As ações ocorrem sobretudo às margens do rio Corrente, um dos afluentes do Velho Chico. Como é o nome do autor desse grande livro da literatura nacional? [10 pontos]

 

 

9. Qual era a profissão do autor de Porto Calendário? [10 pontos]

 

10. Cite três roteiros turísticos de Paulo Afonso? [10 pontos]

 

10. Quais os dois principais trechos navegáveis do São Francisco? Qual a extensão total de ambos em km?

 

 

Recursos

 

Todas as informações necessárias para responder as questões  desta WebGincana podem ser encontradas nos seguintes sites:

 

 

http://www.maria-brazil.org/carrancas.htm

 

http://www.dglnet.com.br/users/fmoraes/carranc1.html

 

 http://www.manuelzao.ufmg.br/jornal/jornal30/navegacao.htm

 

 http://www.serracanastra.com.br/parque/parque.html

 

 http://www.brasiloeste.com.br/rio-sao-francisco

 

http://www.transportes.gov.br/Modal/Hidroviario/SaoFrancisco.htm

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012003000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

 

http://carosamigos.terra.com.br/da_revista/edicoes/ed51/enfermaria.asp

 

http://www.bahia.com.br/site/destinos/cidades.asp?cd_cidade=52

 

http://www.integracao.gov.br/saofrancisco/opinioes/opiniao68.asp

 

 

Outros recursos

Caso necessário, vocês podem também utilizar motores de busca como o Cadê, o Google, o Yahoo etc.

Avaliação

.Seu professor ou professora vai colocar os nomes de todas as equipes no quadro da sala. Cada questão respondida deverá ser comunicada imediatamente ao professor ou professora. Ganhará dois pontos adicionais a equipe que chegar primeiro a cada resposta.  Ganhará o jogo a equipe que acumular mais pontos no final da gincana. A gincana chegará ao fim quando o professor ou professora o decidir ou quando se esgotar o tempo previamente combinado com os participantes. Boa sorte para todas as equipes!

Conclusão

Viram que beleza? O São Francisco é cheio de surpresas. É preciso conhecê-lo melhor e, se possível, navegar por suas águas numa gaiola ou praticar esportes radicais em seu belo cânion. A nossa WebGincana chegou ao fim, mas esperamos que vocês procurem saber mais sobre o rio da integração nacional, o muito amado Velho Chico.

Créditos e Agradecimentos

As idéias para elaborar este material foram inspiradas pelo modelo Scavenger Hunt (http://www.aea14.k12.ia.us/technology/ScavengerHunt.html) muito utilizado por educadores americanos e canadenses. Duas Scavenger Hunts merecem citação: An Egypcian Scavenger Hunt, e Martin Luther King: an interactive scavenger hunt. A última já não está mais no ar, a primeira pode ser encontrada em http://edweb.sdsu.edu/courses/edtec670/egypt/hunt/EgyptHunt.html

Devo muito das idéias  sobre o modelo WebGincana a meus alunos dos cursos de pedagogia e de licenciatura da Universidade São Judas Tadeu. Nos últimos três anos eles avaliaram, experimentaram, criticaram e usaram o modelo na própria universidade, em diversas escolas e em lan houses.  Por isso, todos eles são co-autores do modelo de uso da internet em educação ao qual dei o nome de WebGincana.

O apoio mais significativo que recebi para desenvolver as idéias sobre WebQuests veio do Senac São Paulo, proprietário do domínio WebGincana na internet, e minha escola de trabalho por trinta anos.

Aos Educadores

O Velho Chico é a primeira WebGincana que produzi em 2004. Ela foi publicada aqui como um registro de memória. Em 2005 e 2006, foi testada com meus alunos e com educadores do Senac São Paulo. A partir dos testes muitas idéias e sugestões apareceram. No caminho, conversei sobre os resultados com meu amigo Carlos Seabra. Ele sempre foi um  incentivador e parceiro no desenvolvimento do modelo. Parte do desenho atual das WebGincanas é obra do Seabra. Na presente versão eliminei algumas questões existentes no trabalho original com o objetivo de converter “O Velho Chico” num exemplo de WebGincana curta, com apenas dez questões e com atividades centradas apenas em  buscas na internet.

O Velho Chico foi um ponto de partida. Hoje as WebGincanas estão com um perfil mais definido. Alguns exemplos já podem ser encontrados na Web e as bases para a construção dessa alternativa de uso da internet em educação já estão mais definidas. Mas não chegamos ao fim, versões mais completas do modelo certamente surgirão na medida em que professores/autores publicarem suas WebGincnas no espaço Web e utilizarem o modelo em seu dia-a-dia nas escolas.

A presente versão deste trabalho sobre o rio São Francisco é uma boa ferramenta para apresentar dinamicamente a idéia de WebGincana em fases iniciais de apresentação do modelo. Em média, uma classe demora cerca de trinta minutos para vencer o desafio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: