Empreendedorismo

Alguns anos atrás, quando a onda do empreendedorismo me deixava incomodado, encontrei um imagem que falava mais que as mil palavras de um discurso crítico que eu queria elaborar. Copiei a imagem e fiz um slide para usar em conversas sobre o assunto.

O tempo passou. Mas, a onda do empreendedorismo, desqualificando contratos de trabalho, bem-estar social, proteção dos trabalhadores mais humildes, conquistas sociais dos sindicatos etc. continua. Muita gente quer que empreendedorismo seja uma matéria, disciplina ou atividade na escola fundamental. Muita gente acha lindo que as crianças aprendam o discurso neoliberal do empreededorismo. Fica no ar que insucesso e desemprego são consequências de incompetência para empreender.

No slide que guardei, um jovem desempregado reúne algumas ferramentas simples e faz um cartaz para promover seus serviços. No cartaz, entre outras coisas, ele informa:

  • não sou mendigo
  • não tenho lar
  • trabalharei para limpar a janela de seu carro
  • sou empreendedor

Amplie a figura para ver melhor todas as informações desse jovem disposto a empreender. E, se lhe apetecer, utilize a imagem para pensar um pouco sobre esse tal de empreendedorisno que invadiu todos os espaços de comunicação em nosso tempo.

Anúncios

Uma resposta to “Empreendedorismo”

  1. Antonio Morales Says:

    Típica embromação neo-liberal. Como se todos pudessem ser empreendedores. E mais…como se a maioria esmagadora das pessoas não continuasse a vender sua “força de trabalho” para outros que detém o capital e os meios de produção…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: