Aprender e ensinar: um castigo

Conversas sobre o que rola em sala de aula revelam que o ambiente é um local de castigo. Isso não é apenas papo de alunos. Professores também acham que o trabalho em sala de aula quase sempre é uma tortura.

Há quem diga que isso é recente. Tenho cá minhas dúvidas. Santo Agostinho, em Confissões, no século IV, apontava a sala de aula de sua escola primária como um lugar de sofrimento.

Não estou aqui para acusar os dois atores que mais entram em cena, professores a alunos, como culpados. A situação é complexa e merece uma análise detida e cuidadosa. Não tenho condições de fazer isso agora. Apenas registro minha convicção de que estudantes e mestres não devem ser condenados a priori. Observo que, infelizmente, há uma tendência em malhar os professores quando o assunto vem à baila. Uma injustiça, na minha opinião. Toda aquela gente que fica fora do palco – famílias, administradores, legisladores, políticos, jornalistas, pesquisadores etc. -pode ter culpa no cartório.

Não adianto também soluções, e vejo com muita reserva quem diz que tecnologia pode resolver o problema.

Tudo o que escrevi até aqui é apenas um alerta para que não adiantem críticas ao que é mostrado por um vídeo indicado por um de meus ex-alunos, Rafael Tavares.

O que proponho, com a divulgação do citado material, é que ele seja um ponto de partida para conversas de pessoas que queiram examinar o problema sem recorrer aos chavões do pensamento hegemônico, tipo: autoritarismo do professor ou preguiça dos alunos.

Acho que já fiz as necessárias observações para evitar a condenação sumária e inconsequente das duas vítimas da sala de aula, o professor e o aluno.

Deixe um comentário

