Cidade das crianças

Aqui está um dos desenhos geniais de FRATO, o alter ego cartunista do educador italiano Francesco Tonucci. Uma das ideias de Tonucci é a de que a rua precisa se converter num local de vivência dos cidadãos. E criança, para o educador italiano é um cidadão com direitos de ter uma cidade onde possa passear, brincar, ser respeitado.

Estamos caminhando em direção contrária à indicada por Tonucci. Estamos encantados com a escola fortaleza, onde nossos filhos estarão em segurança o dia todo. Ao mesmo tempo em que elevamos física e simbolicamente os muros escolares, deixamos que as ruas se convertam, cada vez mais, em terra de ninguém, espaços pensados exclusivamente para facilitar circulação de carros. Nada de sair dos veículos-armaduras (quem pode os tem blindados). Andar na rua é arriscado. E como esta não é considerada espaço de convivência e encontros humanos, a ela atribuímos características do mal.

Nos jornais, nas conversas informais, nos congressos de educação, todo mundo aplaude medidas para tirar as crianças da rua. Ninguém se preocupa em fazer das ruas local de jogar conversa fora, brincar, encontrar amigos, inventar novos mundos, bater perna sem medo de ser atropelado, conviver.

Tonucci apresenta para nós um desafio político sério. Elevar muros das escolas é um paliativo. Instituições escolares não são destino final da maioria das pessoas. Boa parte da vida é vivida fora da escola. E as crianças não aprenderão a viver no mundo, confinadas em espaços fechados, protegidas por seguranças de terno preto e por docentes que lhes dispensam um afeto remunerado pelo estado ou pelos donos de escola.

Anúncios

4 Respostas to “Cidade das crianças”

  1. Legal » Catacumbas do Blog » Cidade das crianças Says:

    […] Outra lá do sempre lúcido Boteco Escola: […]

  2. Leonardo Machado Says:

    Olá, equipe do Boteco Escola. Gostamos muito do seu blog e queremos aproveitar o espaço para divulgar uma série de TV sobre Educação produzida pelo Canal Futura.

    A série Destino: Educação investiga os sistemas educacionais de Coreia do Sul, Canadá Chile, Finlândia e Xangai, que estão entre os melhores do mundo segundo a avaliação no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). O Brasil ocupa a 53ª colocação no exame e também é retratado em um dos episódios.

    Para saber um pouco mais sobre a produção, confira o trailer e um vídeo com melhores momentos: http://www.futura.org.br/nova-serie-investiga-desempenho-dos-paises-lideres-em-educacao/

    Abraços,
    Leonardo Machado
    Conteúdo e Novas Mídias – Canal Futura

  3. Carmem Sasaki Says:

    É a mais pura verdade. As ruas viraram espaço de ninguém, Precisamos tomar consciência disto e derrubar os muros que isolam os nossos filhos desse espaço de convivência e trocas!
    Feliz dia do MESTRE!

  4. Cidade das crianças | Legal Says:

    […] Outra lá do sempre lúcido Boteco Escola: […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: