Alunos responsáveis

Todos conhecem a cantilena da educação centrada no aluno, um mito instalado pela Escola Nova e entronizado pelo discurso de marqueteiros que invadiu nos últimos anos as instituições escolares. Do outro lado da medalha, este mesmo mito promoveu rebaixamento do status do professor e da escola. Docentes e instituições escolares continuam a ser julgados a partir de imagens caricatas. E o pior de tudo é que faculdades de educação promovem o dito mito.

Há muito o que dizer sobre o assunto. Mas, hoje não estou com tempo e entusiasmo para mergulhar em reflexões sobre finalidades da educação e de como os alunos devem ser vistos em projetos cujos finalidades sejam:

  • a promoção de valores que a sociedade julgue relevantes,
  • a oferta de oportunidades para que crianças e jovens se assenhorem de um patrimônio cultural historicamente construído pela humanidde,
  • a tentativa de desenvolver uma ética que evite a barbárie.

Essas finalidades não dependem de interesses do educando. Dependem de um projeto de sociedade que os cidadãos julgam que é o mais adequado para todos. Paro por aqui, prometendo voltar ao tema em outra ocasião.

No momento quero apenas compartilhar uma pequena manifestação de protesto criada por educadores que acham que os alunos e seus pais devem ser corresponsabilizados pelos resultados da educação. Isso foi feito por meio de um texto bem humorado que circula na internet, ora atribuído a uma escola australiana, ora a uma escola da Califórnia. Já vi esse texto em inglês. Hoje minha mulher o recebeu, em português, de uma amiga. Reproduzo-o aqui para diversão daqueles que acham que os alunos não devem ser clientes cujos gostos precisam ser satisfeitos a qualquer custo.

MENSAGEM CRIATIVA DE UMA ESCOLA DA CALIFÓRNIA

Esta é a mensagem que os professores de uma escola da Califórnia decidiram gravar na secretária eletrônica.

A escola cobra responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso, ela e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares.

Eis a mensagem gravada:

– Olá!    Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções:
– Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho – tecle 1.
– Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa – tecle 2.
– Para se queixar sobre o que nós fazemos – tecle 3.
– Para insultar os professores – tecle 4.
– Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviamos – tecle 5.
– Se quiser que criemos o seu filho – tecle 6.
– Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém – tecle 7.
– Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano – tecle 8.
– Para se queixar do transporte escolar – tecle 9.
– Para se queixar da alimentação fornecida pela escola – tecle 0.
Mas se você já compreendeu que este é um mundo real e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!”


Anúncios

Uma resposta to “Alunos responsáveis”

  1. Doralice Araújo Says:

    Ah…, meu prezado amigo Jarbas, obrigada pela reflexão oportuna. Sinto falta de conversa assim, que não camufla as contradições, mas ao contrário, as analisa.

    Venho aqui no seu Boteco Escola em busca de conversa boa sobre educação e seus correlatos e saio bem satisfeita, sempre.

    Receba o meu abraço afetuoso e a certeza da leitura infalível. Já deixei, inclusive, o seu blog como link permanente à disposição dos leitores do NaMira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: