Trabalhadores mais velhos

Hoje ouvi no rádio que a cidade de São Paulo já tem mais de mil pessoas centenárias. E a tendência é de que este número cresça. Tudo a ver com educação e tecnologia. Estamos acostumados a pensar que novas tecnologias são uma área para jovens e que adultos nela entram com dificuldade. Isso não parece verdade. Adultos maduros são cada vez mais ativos e usam novas tecnologias em seu dia-a-dia, no trabalho, no lazer. Quem trabalha com educação precisa mudar modos de pensar a esse respeito. Faz tempo que observo questões relativas a atividades de adultos mais maduros. Reproduzo aqui uma nota que escrevi sobre o asunto no distante ano de 1997:

Pouca ou nenhuma atenção é dada à demografia em processos de mudanças organizacionais. Fica parecendo que as novas configurações dos grupos etários não faz parte do contexto. As análises de tendências aparentemente desconhecem que a idade da força de trabalho está sofrendo alterações significativas: proporcionalmente o número de jovens trabalhadores tende a diminuir e o número de trabalhadores mais velhos tende a crescer. Ao que tudo indica, as estruturas de emprego e trabalho, dadas as tendências demográficas cujos efeitos já começam a ser sentidos, deverão mudar substancialmente para acomodar as novas configurações das faixas etárias da população economicamente ativa.

Este tema,  pouco considerado nas projeções que se fazem quanto ao futuro do trabalho, mereceu um levantamento do “estado de arte” por parte da pesquisadora Susan Imel. Tal levantamento faz parte do acervo da Clearinghouse on Adult, Career and Vocational Education, o centro de educação de adultos do serviço americano de documentação sobre educação  (ERIC). O estudo em tela, acessível  via INTERNET (http://coe.ohio-state.edu/cete/ericacve/), é reproduzido a seguir numa tradução que acabo de fazer.

A tradução a que me referi no meu velho texto pode ser encontrada neste blog em 047. Trabalho e pessoas maduras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: