Impactos das novas tecnologias: causo do rádio

Geraldinho Nogueira foi um dos maiores humoristas brasileiros. Ouvir seus causos é uma delícia. Linguagem, vocabulário, gramática e música do idioma são do mais puro caipira, com fortes traços da cultura goiana. O personagem que ele faz parece saído das páginas de Guimarães Rosa. Ou, numa outra interpretação, Geraldinho parece um daqueles personagens que Guimarões Rosa capturou em seus livros.

Algumas das histórias de Geraldinho retratam impactos do ingresso de novas tecnologias no meio rural. No geral, elas mostram confrontos entre uma velha cultura e novos hábitos. Mas, às vezes, a velha cultura se aloja nos novos meios e há uma simbiose do antigo com o moderno. Este é o caso do causo do rádio.

Vídeos e audios de performances de Geraldinho podem ser muito bem aproveitados em aulas sobre linguagem. Neles sempre encontramos uma grande riqueza léxica e formas de expressão muito originais. Para além do humor, há nos causos do grande representante da cultura caipira elementos para a aprendizagem de brasilidade.

Uma última observação. Dois causos de Geraldinho, o da bicicleta e o do rádio, podem ser pontos de partida para conversas sobre impactos das novas tecnologias. Insiro aqui o causo do rádio, esperando que tecnólogos da educação possam apreciar uma obra prima do humor brasileiro, vendo nela uma lição de como a tecnologia se entranha na sociedade e cultura.

Anúncios

Uma resposta to “Impactos das novas tecnologias: causo do rádio”

  1. Edna Says:

    Sou graduanda do curso de Letras da Unversidade Federal de Goiás – Campus Catalão. Neste momento estava a procura de recursos a serem acrescentados na elaboração do meu pré-projeto de tcc, onde o tema é as narrativas orais de Geradinho Nogueira. E neste blog encontrei algo muito válido, pois serão postos aos que já estão incluso neste projeto.
    Quero parabeniza-lo por estas palavras, somente quem oconheceu Geraldinho sabe da importância de seu talendo, e como você disse é muito rico à nível de pesquisa, e este é o meu segundo trabalho que desenvolvo dentro dessas narrativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: