Adoniran, Gênio

Deixemos de lado este negócio de Web, Blog, Educação. São coisas interessantes, mas estão muito aquém da arte. Estão muito aquém daquilo que nos faz mais humanos.

Ao iniciar a escrita deste post, lembrei-me de artigo clássico sobre computadores e educação de George Miller. No texto, o grande pioneiro da psicologia cognivista observa:

Sou menos otimista. Aceito, obviamente, que os computadores vieram para ficar, requerem um tipo de pensamento caracterizado por um sistema fechado cujo domínio requer muita prática, estão destinados a causar um contínuo impacto pessoal e social sobre nossas vidas. Estou menos convencido porém de que milhões de seres racionais, capazes de resolver problemas algoritmicamente, serão incorporados a uma sociedade também racional. Não estou sequer convencido de que os computadores tornam as pessoas racionais ou de que pensar como um computador durante uns poucos anos possa mudar os padrões de pensamento irracional que persistem através da história conhecida. Nenhuma avalanche do pensamento racional, empregando meios computacionais, irá impedir que nossos descendentes deixem de entender comportamentos irracionais como o ciúme de um Otelo.

Miller reserva humanidade para os humanos, incluindo na estória sentimentos, paixões, inteligência, preferências e outros traços de existências não computáveis. Confessa seu otimismo. Certamente apoiaria a sugestão que faço aqui. Esqueçam as tecnalidades que muita gente acha que são a maior conquista da humanidade e curtam Adoniran Barbosa.

Para mais apreciar arte indico um começo de curtição por Apaga o Fogo Mané. Genealidade na melodia e na letra. Adoniran entendia de humanidade.

:

Anúncios

3 Respostas to “Adoniran, Gênio”

  1. Doralice Araújo Says:

    Ah… meu amigo Jarbas; bela reflexão apoiada em G.Miller.

    Obrigada pela oportunidade de apreciar a arte de Adoniran; receba o meu abraço e cumprimento pelo que sempre oferece aos que visitam o seu Boteco Escola.

  2. Marciel Says:

    Parabéns, descobri este blog fantástico! Continue com belo trabalho!

  3. jarbas Says:

    Marciel, obrigado pelas palavras elogiosas. O Boteco Escola está às suas ordens. Abraço grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: